10 de dezembro de 2009

ESPAÇO PÚBLICO DE QUALIDADE

DECÁLOGO ESMIÚÇADO III

Amigos

Pensar em espaços para as pessoas poderem caminhar com segurança, é uma necessidade dos nossos tempos. No passado, imitamos Curitiba, e fechamos a Rua Nova e a Rua da Imperatriz. Tímidas ações, porém, porque mantivemos a Rua da Palma e a Rua da Concórdia com tráfego e estacionamentos de carros. Isto atravancou o Centro. Fechar totalmente aquela área ao tráfego, inclusive as ruas do entorno destas áreas devolveria a cidade as pessoas. Que os proprietários aprendam a deixar seus carros mais longe e a usar seus próprios pés!

A Guararapes, que deveria ser um dos nossos cartões postais, é de um abandono só. Os poderes públicos da cidade, nada fazem. Prédios caindo aos pedaços. Paisagem apocalíptica. Falta de coragem dos nossos gestores para mexer neste ninho de cobras. Parecem esperar que os prédios desapareçam ou se reformem por sua conta e risco. Ou então, têm parte destes "patrimônios" escondidos nas suas famílias!? Era colocar os proprietários na parede: ou reforma, mantém, melhora a aparência dos prédios, ou o IPTU duplicará a cada ano. Depois de dois ou três anos, a cobrança iria para a Justiça e o prédio à leilão. Quem sabe não aparecia alguém querendo fazer o que os donos não têm coragem para fazer!? Seria um ótimo uso extrafiscal do IPTU!

Também a região da Rua Direita e Rua da Calçada, e a região do Mercado de São José, são um caos, com os carros jogando em cima das pessoas, imprensadas entre outros estacionados e ruas apertadas. Deixar as estreitas ruas do Centro para as pessoas deveria ser o objetivo de nossos governantes. Afinal, para quem serve aquelas vagas de carros no bairro de São José?

Só quando nossos gestores perceberem que somos nós, eleitores, que somos espremidos e sufocados nestas áreas feias e degradadas, e tudo para que uma minoria preguiçosa deixe seu precioso veículo na porta de sua loja ou a cidade imunda e abandonada, é que começaremos a ter uma cidade mais humana. Ordenar, organizar, embelezar, manter este devia ser o mantra dos prefeitos do Recife!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010