29 de dezembro de 2009

CICLOFAIXAS EM RUAS ESTREITAS

Amigos

Com certa frequência converso com conhecidos e amigos sobre a necessidade de Recife ter ciclofaixas em toda a cidade e não apenas nos pontos turísticos. Um argumento sempre levantado é da largura de muitas vias que não permitiria a inserção da ciclofaixa. Por outro lado, todos concordam que o trãnsito precisa mesmo ser melhor disciplinado, a velocidade dos carros ser regulada e que a cidade não é pista de corridas.

Uma das consequências da inserção das ciclofaixas, como já visto no FAQ sob as ciclofaixas de Chicago (AQUI E AQUI), é o efeito calmante sobre o tráfego que esta inserção traz. Isto é visível em números e em imagens, como no vídeo abaixo feito em uma rua da Holanda. Em uma rua estreita, com duas mãos de tráfego, duas áreas de estacionamento, as duas ciclofaixas inseridas, controlam o fluxo dos carros e caminhões. Mostra que é possível termos ciclofaixas em vias estreitas.

Medidas de acalmia do tráfego, como limitar a velocidade em ZONAS 30 (onde ela não pode passar de 30 km/h), ou inserir ciclofaixas, podem ser tomadas em toda e qualquer via, inclusive nas mais estreitas. Veja o vídeo, de apenas um minuto e comentado em Português(de Portugal). A fonte é o site MENOS UM CARRO.




Parece um contracenso, reduzir o espaço das ruas e ainda sim, melhorar o tráfego. Mas se conjugada com outras medidas, como zonas de velocidade reduzida, disciplinamento rígido do tráfego, e uma boa campanha de publicidade mostrando que as vias são de todos, pedestres, ciclistas e motoristas, e portanto precisam atender a todos, sem predominância de nenhum sobre os outros, nós teríamos uma cidade bem melhor do que temos hoje!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010