Com certa frequência converso com conhecidos e amigos sobre a necessidade de Recife ter ciclofaixas em toda a cidade e não apenas nos pontos turísticos. Um argumento sempre levantado é da largura de muitas vias que não permitiria a inserção da ciclofaixa. Por outro lado, todos concordam que o trãnsito precisa mesmo ser melhor disciplinado, a velocidade dos carros ser regulada e que a cidade não é pista de corridas.
Uma das consequências da inserção das ciclofaixas, como já visto no FAQ sob as ciclofaixas de Chicago (AQUI E AQUI), é o efeito calmante sobre o tráfego que esta inserção traz. Isto é visível em números e em imagens, como no vídeo abaixo feito em uma rua da Holanda. Em uma rua estreita, com duas mãos de tráfego, duas áreas de estacionamento, as duas ciclofaixas inseridas, controlam o fluxo dos carros e caminhões. Mostra que é possível termos ciclofaixas em vias estreitas.
Medidas de acalmia do tráfego, como limitar a velocidade em ZONAS 30 (onde ela não pode passar de 30 km/h), ou inserir ciclofaixas, podem ser tomadas em toda e qualquer via, inclusive nas mais estreitas. Veja o vídeo, de apenas um minuto e comentado em Português(de Portugal). A fonte é o site MENOS UM CARRO.
Parece um contracenso, reduzir o espaço das ruas e ainda sim, melhorar o tráfego. Mas se conjugada com outras medidas, como zonas de velocidade reduzida, disciplinamento rígido do tráfego, e uma boa campanha de publicidade mostrando que as vias são de todos, pedestres, ciclistas e motoristas, e portanto precisam atender a todos, sem predominância de nenhum sobre os outros, nós teríamos uma cidade bem melhor do que temos hoje!
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!