17 de dezembro de 2009

LIDERANÇAS VERDES

DECÁLOGO ESMIUÇADO VIII

Amigos...

No mundo existem algumas pessoas que vêm alertando para problemas como aquecimento global, fome do mundo e outros problemas de âmbito mundial que precisariam ter a atenção de toda a sociedade, mas que lutam de forma inglória na maioria das vezes. São os poucos HÉROIS VERDES. Gente como as pessoas do Greenpeace, do WWF, do SOS Mata Atlântica, que trabalha com fé naquilo pelo qual luta, muitas vezes pondo suas causas (nossas, melhor dizendo!) na frente de suas vidas pessoais. Fazem por eles, e fazem por nós!

Além deles e talvez por causa deles, alguns políticos do mundo resolvem adotar o clima e demais problemas deste gênero "verde" como suas bandeiras. Não é uma matéria bem vista pelas tradicionais forças políticas, de forma que costumam taxar aqueles de "exóticos, extravagantes, etc". Mesmo assim alguns prosseguem e conseguem se transformar em heróis por conseguirem limpar suas cidades, promover a energia eólica e solar, o biodiesel, a renovação de seus prédios para economia de energia e uso de energias limpas, mobilidade racional, cicloinfraestrutura, reciclagem e outras formas de preservação do espaço público.

Hoje, com o aumento da informação, com a repetição dos alertas, mais e mais cidadãos começam a perceber e a cobrar de seus dirigentes e gestores, políticas sociais ambientalmente responsáveis. O aquecimento global bate à porta de todos. É o que significa ser GLOBAL. Ninguém vai estar livre dos seus efeitos. Alguns mais, outros menos. Mas todos no mesmo barco, chamado Terra, nossa arca em movimento pelo espaço.

Os cidadãos conscientes devem se engajar para escolher e encorajar políticos sérios e comprometidos com este decálogo rumo a uma cidade melhor. Recife, a beira-mar, perto do nível do oceano pode ter até 50 quilômetros quadrados de seus baixios inundados com um aumento de apenas 50cm no nível dos oceanos nos próximos 20 ou 30 anos. Você vai querer esperar por isto?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010