1 de janeiro de 2010

DO QUE PRECISAMOS MESMO?


Avenida da Conde da Boa Vista, no dia 1/1/2010 - 11h da manhã

Amigos...

Ano novo. Rescaldo de excessos. Pedalando e olhando a cidade vazia, 11h da manhã do primeiro dia do ano novo. Qualquer pessoa com o mínimo de raciocínio percebe que Recife tem muito espaço dedicado aos carros. Quando eles ficam em casa, derrubados por uma noite de libações desenfreadas, uma verdadeira bacanal gastronômica e foguetória, é que notamos quanto espaço esta cidade dedica a eles. Amplas avenidas com três ou mais faixas de rolagem...vazias. É quando notamos a cidade, seus prédios ricos em arquitetura neoclássica, que emolduram vias sem tráfego, percorridas rapidamente por ônibus desimpedidos.

Era assim que deveriam ser os dias normais. Pessoas usando o transporte público, a calçada, a bicicleta, ruas vazias. Recife seria mais limpa, talvez até perdesse algum asfalto, algumas vias devolvidas para árvores, para o verde. Recife seria melhor se o sistema de transporte coletivo fosse uma real prioridade dos seus gestores. Se fossem tomadas medidas para estimula-lo, em detrimento do tráfego dos carros. Se os ônibus, VLT´s, Metrôs, etc fossem bem conservados, seguros, refrigerados, conduzidos por profissionais bem treinados, bem remunerados e bem controlados. Recife seria melhor se eles pensassem em todos os cidadãos e não apenas naqueles que têm carro.


Conde da Boa Vista com Dom Bosco, 1/1/2010 - 11h da manhã

Quem em sã consciência iria querer tirar um carro para dirigir uma hora para o trabalho, com stress, risco, pagando caros estacionamentos, se pudesse chegar bem, fresquinho, limpo, seguro, em menos tempo, e com menos stress? Precisamos mesmo de mais avenidas, viadutos, binários e alças, ou precisamos mesmo é tirar os carros das ruas, encarecer estacionamentos ou aboli-los, cobrar por quilômetro rodado?

Quem andou nestes feriadões pela cidade, sabe a resposta!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Bom ano para você, Rogério.

    Aqui não é diferente, tudo vazio, ar mais limpo. Sair para pedalar com a patroa e vimos uma cidade deserta com parques e ruas vazios. também puderá, estão todos, pessoas, carros e cachorros, nas praias.
    Eu, por outro lado, adoro ficar na minha Curitiba vazia, somente com alguns poucos turistas andando por aí.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, Renato, é que TODO mundo sabe disto, mas quando registramos FOTOGRAFICAMENTE, a coisa fica ESCANDALOSA! Na Avenida em que eu moro, o trânsito costuma ficar intragável. Ontem não tinha um único carro, 9h da manhã! E como ela é reta, podíamos enxergar além, muito além de qualquer possibilidade em dias normais... As fotos que fiz são de um dos piores cruzamentos da cidade e tudo vazio mostra quanto espaço existe mesmo! Espaço existe e muito!!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sem um sistema de transporte público, já adotei a prática fazer o trajeto casa-trabalho e vice-versa de ônibus. Porém, dou-me o luxo de sair de casa num horário pouco movimento e de Sol fraco, às 6:20 da manhã, e de voltar às 16:00 (por incrível que pareça o trânsito já está movimentado a esta hora, mas flui ainda que lentamente). Dessa forma, passei a deixar de me estressar com o trânsito.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010