22 de janeiro de 2011

CHUVA DEMAIS, VONTADE DE MENOS...

Amigos...

Alagamentos e deslizamentos de terra são acontecimentos cada vez mais comuns nas cidades do Brasil. Todo ano, algum lugar lindo desmonta e escorre ladeira abaixo. Todo ano, rios se formam nas grandes cidades, impermeabilizadas pela carrocracia. Cidadão feliz é aquele que tem sua rua pavimentada ou calçada para botar seu carro, sem nem ao menos pensar para onde vai a água, antes absorvida pela rua de terra. Mas o calçamento lembra ordem, organização, domínio sobre o imponderável. A natureza é ruim, bom mesmo é asfalto ou pelo menos, calçamento de pedra! E a chuva, só é lembrada com a poças que antes do asfalto "atrapalhavam" a passagem. E quando alaga, a culpa é da chuva, nunca do solo impermeabilizado! O modelo de asfaltamento ou calçamento realmente impermeabiliza o solo, e pode ser bom lá pras "oropa" e "n´américa". Por aqui, o certo era garantir espaço para absorção das águas de chuva pelo solo, deixar grandes áreas de várzea ao longo dos rios, de pensar como pessoas que moram nos trópicos e não nos climas temperados!
Quando os rios se formam nas ruas, quando as terras rolam montanha a baixo, ninguém fala que são consequência das opções que a sociedade fez: mais carros, mais poluição, mais consumo. E os recursos que deveriam ser gastos em educação, saúde, segurança, vão pelos rios abaixo, para reconstruir aquilo que as águas levaram! Será que em algum momento veremos alguma autoridade que realmente pense quais as origens dos problemas ambientais que temos e começar a tomar medidas contra elas? Tomariam medidas para reduzir os carros nas ruas e prover transportes limpos, medidas para controlar a taxa de natalidade, medidas para estimular empresas limpas e ecologicamente responsáveis?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010