4 de janeiro de 2011

QUERO UM PREFEITO "CHINÊS"!

Amigos...


Por mais espatafúrdia que seja esta idéia vejam aqui o que está acontecendo em PEQUIM!

O governo municipal de lá está adotando medidas radicais para retirar os carros das ruas, resumindo:
  • Vai conceder apenas 35% das licenças por ano para carros novos e destas apenas 88% para carros particulares.
  • Congelamento da frota oficial por 5 anos.
  • Carro com placas de fora, não entram no centro na hora do rush.
  • Estacionar no centro vai custar 10x mais.

Resumindo, é o que vai ser necessário para resolver o problema de uma cidade com 17 milhões de pessoas e 4,5 milhões de carros. Mas, claro, que com 300 km de metrô fica mais fácil.

Observo que lá é uma ditadura e estas medidas são tomadas sem que a sociedade civil fique dando pitaco, e do mesmo jeito, some com quem reclamar. Porém, acho que o excesso de pitaco que temos no Brasil atual também é um problema. Se discute muito e se faz pouco. Nenhuma medida destas seria bem vista no Brasil apenas porque estamos quase nos acostumando com a liberdade de opinar suprimindo a necessidade de tomada de decisões impopulares por parte do poder público. Temendo ser "queimado" vivo no Jornal Nacional, os prefeitos não querem ser arrojados tomando decisões difíceis e que precisam ser tomadas em algum momento. Querem ouvir e convencer "toda" a sociedade de que elas são necessárias, antes de toma-las, para que possam se esconder no "apoio de toda a sociedade civil". É uma forma de covardia institucionalizada que descarta o poder a eles concedido para governar. Eles foram escolhidos para tomar este tipo de decisão, populares ou não, elas são decisões que precisam ser tomadas para o bem público. Mantendo isto em foco, toda e qualquer decisão de um governo democraticamente eleito é correta.  E enquanto eles não criam coragem para toma-las, a gente continua engarrafado, queimando petróleo, tempo e paciência.

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010