10 de dezembro de 2011

OS ESQUECIDOS...DE NOVO!


Alguém está vendo alguma ciclovia nesse sistema viário?


Amigos...

Tem alguma coisa com os dirigentes da cidade do Recife e do Estado que eu realmente não entendo.  O prefeito atual só pensa em grandes avenidas, pontes e viadutos. No resto não faz nada!  O atual governador é um ex-ciclista, acostumado a pedalar nos grupos pela cidade, e se diz um defensor da bicicleta como meio de transporte. Mas anuncia que vão fazer 4 viadutos na Av.Agamenon Magalhães para aumentar a fluidez dos carros! E sem ciclovias!  Os planos anunciados não fazem menção alguma as ciclovias no novo sistema, que é voltado TEORICAMENTE para permitir a implantação de um corredor exclusivo de ÔNIBUS, mas que os desenhos não trazem nenhum espaço próprio para isso.  É só obra de engenharia, "voando" por cima da avenida sem uma qualificação real para melhoria da mobilidade SUSTENTÁVEL.  Será que nossos políticos não enxergam a irresponsabilidade de tais atos, e não entende que mais avenida, viaduto e ponte só aumenta a quantidade de carros nas ruas, sem nunca melhorar realmente a mobilidade por mais que um curto espaço de tempo? Serão poucos meses de sossego e fluxo, e logo começaremos a encontrar a cidade parada, EM CIMA DOS VIADUTOS "BALANÇO"! Espero que, pelo menos, os engenheiros projetem para ter um balanço que aguente uma tropa de caminhões lotados em cima!
E sabe o que é pior? Existe uma lei que obriga todos os grandes empreendimentos de mobilidade a ter uma  estrutura cicloviária, e não parece estar sendo nem lembrada, nem considerada.  Quero a minha parte desse latifundio!  Quero minhas ciclovias!

COMENTEM!!!

5 comentários:

  1. Pois, é, Rogério, o desenho não mostra nenhuma ciclovia. Quem sabe "esqueceram", afinal são tão poucas bicicletas nas ruas, são tão poucos trabalhadores que utilizam a bike como meio de transporte que, afinal, ciclovia pra quê? (ironia, claro). ROBERTA

    ResponderExcluir
  2. Esta obra é uma coisa linda, como tambem era linda a Av conde da boa vista. Aliais, tudo em desenho e em maquete é lindo e funional ... maquete é uma vitrine para vender o elefante branco. Quem aprova, a politicalha, so sabe andar de carro e nem liga pra bicicleta e muito menos para ciclista. So quando a eleição esta perto. João ... sua administração sera muito bem lembrada no futuro. O prefeito das obras de mobilidade que funcionou muito bem durante alguns meses!

    ResponderExcluir
  3. Se eu não me engano, existe uma lei municipal que obriga que as novas vias incluam ciclovias. Não tenho certeza, mas vi que o projeto foi alterado para incluir esse fato novo (da mesma forma que a via mangue). Essas imagens são do projeto antigo. Verificar a informação.

    No mais, QUEM PLANTA VIAS COLHE CARROS!

    Para mim, todas essas obras são dispensáveis.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rogégio, parabéns pelo seu blog! Gosto muito dos seus comentários.

    É uma pena que pedestres e ciclistas sejam sempre excluídos. A inclusão de ciclovias e calçadas para passeio pode não ser a solução mas é uma grande parte dela.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Daniel... a lei existe e talvez o projeto já as inclua. Mas isso não está sendo dito e pior, se vc pedala sabe que uma ciclovia não adianta muito se não estiver integrada nos acessos a ela. De que adianta um trecho de ciclovia para te jogar na "cova dos leões"? Feito a de B.Viagem, a da Av.do Forte, etc... Precisa haver integração nos acessos, para que a ciclovia sirva a um maior número de usuários. Espero que a Secretaria das Cidades siga os tantos estudos, recomendações e fóruns em que ouviu a comunidade, ponha as ciclovias e as integre ao trânsito da cidade. É o mínimo!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010