5 de agosto de 2009

AJA COMO CICLISTA, MAS PENSE COMO MOTORISTA

Amigos...

A raça humana vive pela lei do mais forte, não se enganem! Por mais "civilização" que tenhamos, todo homem, no fundo, ainda está vivendo no tempo das cavernas. A força pode ser do dinheiro para aquele carrão, da pretensa habilidade na bicicleta, da ousadia no comportamento na frente dos desafios. Lá dentro de nós ainda temos o vírus do "levar vantagem em tudo, certo". Coitado do Gérson, que não merecia ter uma "lei" destas com seu nome! Injusto porque toda a raça humana padece disto. O que controla os efeitos deste "vírus" é a lei e a sua aplicação correta, rápida e "caceteira". Quanto mais eficiente e efetiva a lei, mais eficaz ela se mostra em coibir estes comportamentos. Quem se arriscaria em pedalar pela contramão se um guarda parasse você, apreendesse sua bicicleta e cobrasse metade do valor dela em uma multa por quebra da lei? É isto, e apenas isto o que nos distingue dos países civilizados. Quando a lei é forte, multa, prende e assinala pontos na carteira, todo mundo segue "pianinho". Vide o caso do cinto de segurança e das multas por ultrapassar o sinal vermelho. Quando ela cobra, tudo funciona!

Muitos de nós acham difícil pedalar nas ruas porque outros "colegas de pedal" costumam ignorar as diversas regras básicas da mobilidade nas vias públicas da cidade. Estas regras normalmente são ensinadas e cobradas de todos os MOTORISTAS de veículos particulares, ônibus e caminhões. Regras como não andar na contramão, não subir nas calçadas, não ultrapassar os sinais vermelhos, etc, que nos são impostas como norma de conduta durante o aprendizado para "tirar a carteira" de motorista! E que são cobradas a buzinadas enlouquecidas, multas e pontos na carteira, se desobedecidas por qualquer um "motorista" habilitado ou não!

Acontece que para pedalar ninguém precisa ser habilitado. Basta comprar uma bicicleta, aprender a pedalar e pronto, já pode entrar nas ruas. As bicicletas não têm placa de identificação. O ciclista pode até ser multado, mas a multa é irrisória, dá muito trabalho para a autoridade policial e tem pouco poder de persuasão. O ciclista também não precisa de "licença para pedalar", não passa por curso de formação obrigatória e não recebe pontos na carteira. Logo, em nosso estado de descaso com a autoridade desmoralizada de nossas polícias, um convite aberto ao caos ciclistico, a liberdade de fazer o que quer, sem respeito ao próximo.

Observo que muitos ciclistas, por também serem motoristas, seguem, respeitam e incentivam a observância das boas práticas da direção defensiva no trânsito quando pedalam, como também o devem fazer como motoristas. Mas tem alguns que se aproveitam da "liberdade" dada pela a falta de uma forma de identificação precisa, de multas adequadas, e de um custo para a irresponsabilidade, e aproveitam para pedalarem livres, inconsequentes, despreocupados, ignorando toda e qualquer regra do bom convívio. Precisamos ter em mente sempre que as regras de convívio dadas pela lei não foram feitas para cercear a liberdade de ninguém e que obedece-las não faz de você um otário. As leis existem para definir até onde vai o seu direito e onde começa o direito dos outros. Cria uma fronteira, tratando a todos de forma igual.

COMENTEM!!!

7 comentários:

  1. Não sei se precisaria de multas ou apreensão das bikes, às vezes só a conscientização dos ciclistas pelos outros ciclistas enfatizando a segurança dos próprios já é suficiente...
    Pequenos toques quando se encontra alguém desrespeitando as regras podem fazer esse alguém parar pra pensar que é a vida dele mesmo que tá em jogo, e que ele não tem uma armadura em volta. Sem contar que muitos destes ciclistas não usam capacete.
    Pelo menos eu sempre tento quando passo por alguém fazendo besteiras... :P

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  2. Algo assim seria o mais indicado de forma geral. Mas o único órgão sensível do homem é mesmo o BOLSO. Acho que por mais conscientização que seja promovido, precisa ser mais enfático e rigorosa a aplicação da lei. Pelo menos durante uns 30 ou 40 anos, enquanto se muda todo o processo educacional e se resolvem os N problemas causados pela falta de educação geral do povo! Trabalhoso!

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  3. Acredito que um passo decisivo seria promover a OPORTUNIDADE para que o cidadão pedalante (aquele que utiliza a bike por não ter outra opção) tivesse condições de adquirir equipamentos básicos de segurança (Capacetes e Luzes dianteira e traseira). Isso poderia ser feito com redução de impostos ou até por um programa do governo, pois o cidadão que utiliza uma bike de R$ 50,00 não pode equipá-la com acessórios que chegam a R$ 200,00.

    A partir desse ponto, todos equipados, vêm a dose de educação, que a princípio funciona bem no boca a boca e no siga meu exemplo (no meu caso, que comprei o capacete e parei de andar na contra-mão depois de uns puxões de orelha do meu irmão mais novo (acreditem :D))

    Aliado ao exemplo vem um "Q" de punição, que poderia render alguns domingos de serviços prestados pelos "infratores", já que o bolso desta classe é tão raso quanto um cafezinho...

    Esse é meu ideal... minha "proposta"!!

    Abração a todos

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  4. Pode ser Almir. Moderação pode ser um bom caminho. Fornecer a custo reduzido os equipamentos de segurança, junto com uma cartilha em quadrinhos para educar aos ciclistas e quem sabe, deixar claro que a multa existe, a apreensão é possível e isto pode e vai pesar no bolso dele... só falta a gente eleger deputados, senadores, veredadores, prefeitos e governadores que pensem desta forma. Legislar sobre trânsito é atribuição exclusiva da União, mas implantar as medidas depende dos demais!...

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  5. Rogerio Muito obrigado pelo seu post e sobre a Pedalada Petrolina - Recife eu ja estou bastante Motivado a Fazer com ou sem Patrocinio, mas seria de muita ajuda se eu conseguisse.

    gostaria inclusive de trocar uma ideia com vc sobre isso!

    Vida longa ao seu Blog!

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  6. Não por isto Marcos. Agora um detalhe. Se vc pretende mesmo fazer o PEDALADA PETROLINA é melhor fazer uma opção entre política ou ciclismo. Não vai dar para vc se preparar tendo de parar os treinos quase toda semana para vc ir atender a alguma palestra pelo Brasil afora. Ou pelo menos bote limites na sua agenda nacional, e fique "trabalhando junto das bases"!!!... E é bom vc ter um registro DIÁRIO do seu treinamento. Fazer as coisas na memória não dá certo! Um bom a seguir é o blog do Pedro Alves d'O DINÂMICA DO PEDAL'. Ele entende de pedal de grandes distâncias e é um cara superacessível. Acompanhe o blog dele e de comente para tirar suas dúvidas. Ele responde!

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  7. Obrigado, rogerio, vou acompanhar o blog do pedro sim.

    olha aki em aracaju tem quase os mesmos km de ciclovias do que brasilia cara, isso é um absurdo cara, tem uma ciclovia que fica em um canteiro central parecido com o da avenida caxangá. o fogo é olhar e ver que o problema é so vontade de fazer dos nossos governantes.

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OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



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No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010