28 de agosto de 2009

UMA IMAGEM...


Amigos...

A imagem acima está correndo o mundo, pelo TreeHugger e outros sites. Mostra 42 bicicletas dobráveis, ocupando o espaço de um carro em um estacionamento. Um carro que provavelmente transportou uma única pessoa. As pessoas falam que Recife está cheia demais, que tem carro e engarrafamento demais, mas pouco fazem para ELAS MESMAS ajudar a corrigir esta situação.

Como sempre é mais fácil RECLAMAR DO PODER PÚBLICO. Temos um viés patriarcal que atravessa toda a sociedade, estimulado pelo clientelismo, pela falta de vontade e coragem. Passamos o tempo pedindo a um "pai" que resolva nossos problemas. É para o "pai" chefe, "pai" prefeito, "pai" governador, "pai" presidente, "Pai" do céu, resolverem da sua casa aos problemas de tráfego, da sua comida ao seu emprego, do seu time de futebol a sua praia no domingo. Somos realmente uma nação de pedintes, em sua grande maioria. Em outras sociedades, acostumadas ao trabalho árduo, se você quer alguma coisa, você trabalha sério, cobra do poder público condições para este trabalho, e que ele, pelo menos, não atrapalhe se não puder ajudar . Aqui, esperamos que o prefeito arrume casa para você, que o governador te dê segurança, que o presidente te dê uma bolsa-família, enquanto muitos ficam sentados todo o dia na porta de suas casas, pensando na vida. E para isto nos rebaixamos a pedir, esmolar, até mesmo VOTAR neles para isto. Se puder puxar o saco de um destes para conseguir alguma coisa, tem quem faça!

Trabalhar sério que é bom, nem pensar! Coisa de otário!

Quem GOSTARIA de ter uma cidade pedalável, cheia de bicicletas, com menos carros e com trânsito e respeito, PRECISARIA sair de casa na bicicleta, deixar o carro em casa e usar os ônibus, andar mais, pedalar sempre. Os verbos estão no futuro-do-pretérito... preciso explicar mais?

COMENTEM!!!

5 comentários:

  1. Muito bom o post!

    Vou dar uma olhada nas bicicletarias este sábado, junto ao meu sogro (que entende mais de bicicletas do que eu - Múcio). Estou disposto a gastar até R$1000,00 com acessórios + bicicleta. Vou pesquisar os preços para ver o que eu acho por aí.

    No mais, estou cada dia mais disposto a investir nesse novo estilo de vida. É o que você falou: nem sempre eu vou poder usar a bicicleta; mas nos dias que eu puder, porque não usar?

    Abraços, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Leo! Comece nos passeios com grupos para se acostumar com o uso. Antes de comprar a sua bicicleta faça um ORÇAMENTO na OFFICE BIKE (Rua da Harmonia, Casa Amarela!). Eles têm um bom "customizador" que vai lhe dizer o tamanho do quadro que vc precisa, dos detalhes técnicos necessários, etc. Depois de posse destas informações, rode as demais lojas e orce coisa semelhante, para ter uma idéia do que vc está escolhendo.

    Olha ai do lado a novidade IN-DIS-PEN-SÁ-VEL, nosso colega ciclista, o homem mais poderoso do planeta, o OBAMA. That's the MAN!

    ResponderExcluir
  3. Depois me chamam de louco porque moro no Janga, vou pro Bongi (malho na academia da empresa), pego o onibus da empresa pra Abreu e Lima, trabalho, volto nesse mesmo ônibus pro bongi, monto na bike e volto pro Janga dinovo.

    Sou louco ou pioneiro?

    Daqui a 3 anos acho q tenho a resposta...

    PS. mais uma vez parabéns pelo post. e desculpa pelo relato meio descabido :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post.

    Estaremos todos hoje no derby para a bicicletada?

    Discutindo como construir esse Recife que sonhamos...

    ResponderExcluir
  5. Almir... nem louco, nem pioneiro. Louco ficaria quem fizesse tudo isto de carro, enfrentando tráfego, barulho, stress. Pioneiro tb não, tem gente que faz mais em cima da bike e não é de hoje! Digamos: CONSCIENTE & INTELIGENTE! ANTENADO!

    Davi... Nem sabia que tinha bicicletada hoje! Era bem avisar com antecedência. O problema é que eu sempre percebi e acreditei em dar o exemplo e cobrar resultados por dentro da máquina. Sou pragmático - qualquer "revolução" se dará "intestinalmente". Minha revolução é aqui no blog, analisando, comentando, buscando e divulgando informação. E minha revolução é lá fora, pedalando para toda a cidade, indo à pé quando preciso, pegando meu ônibus quando não, usando e dando exemplos de que é possível! Mudar as coisas por dentro do sistema! De qq forma, mande notícias da bicicletada! É sempre legal ver a galera 'revolvendo a massa e balançando a praça'

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010