22 de janeiro de 2011

MAIS CICLOVIAS = MAIS EMPREGOS...

Amigos...

Interessante estudo divulgado pelo site ECOVELO.INFO, bota mais "um gás" sobre o papel das bicicletas no mundo. Além de economizar nas despesas nacionais de saúde e meio-ambiente, de não poluir, de reduzir o número de acidentes e a pegada de carbono das cidades, além de tantas outras razões já conhecidas de quem frequenta este espaço, a construção e manutenção de ciclovias também emprega mais gente do que a construção e manutenção de estradas.  Segundo o estudo realizado pela Political Economy Research Institute da Universidade de Massachusetts, em Amherst, EUA, projetos de infra-estrutura para bicicletas produzem mais de duas vezes mais empregos por dólar investido do que em projetos de manutenção de estradas. Segundo o estudo, os projetos rodoviários de recapeamento criam 6,8 emprego por US$ 1 milhão, enaquanto novas ciclovias criam 14,4 empregos para cada US$ 1 milhão. A diferença é explicada pelo fato de que os projetos de construção de bicicletas e pedestres são mais "trabalho-intensivo", dependentes do trabalho humano, e assim uma parcela maior dos recursos vai para os trabalhadores em vez de materiais e máquinário.

Mais um motivo bem SOCIAL para as nossas prefeituras e estados, criarem programas sérios de implantação de cicloinfraestrutura no país!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. O dado é mesmo interessante, mas, se as autoridades não enxergam (ou não se importam) benefícios muito mais óbvios, esse aí então...

    ResponderExcluir
  2. Verdade por um lado. Mas como a grande maioria dos políticos é demagogo, e muitos, especialmente os atuais, usam EMPREGO como motivação, quem sabe a gente tem sorte e eles usam esta informação, a NOSSO FAVOR! Sonhar é gratis mesmo!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010