27 de outubro de 2009

A ECONOMIA DA "MÁQUINA"...

Amigos...

A economia parece ser uma ciência árida numa primeira aproximação. Porém, quando tomada como descritiva da situação geral da sociedade, torna-se uma ferramenta importante para sabermos porque muitas coisas são o que são. Desde que tenhamos como premissa que nos dias atuais, grande parte da sociedade se move em função do gradiente de ambição de cada um, de sua vontade de consumir, de parecer consumir, de ser aquilo que não se é mas o que se aparenta ser, a análise macroeconômica pode ser usada para descrever inúmeros fenômenos do nosso dia a dia.

Vejamos a preferência pelo uso do automóvel. A indústria faz a parte dela. Vende a "solução" para o seu deslocamento de forma bem limpa, rápida, "agile"! São paisagens lindas, nenhum outro automóvel movendo-se nas ruas e estradas. O mundo é seu! Você é "the guy", o cara! Está no seu carrão e o mundo de possibilidades e fluxo livre se abre aos seus desejos! Claro, fantasia! A realidade é dura, e todo mundo sabe que é, mas me engana que eu gosto! Mas são poucos os que não pensam em cair neste logro se, de repente, ganharem um extra, um prêmio de loteria, um bônus da empresa. Vou trocar de carro! É agora!

Porque isto acontece? Ora, porque o carro ainda representa um grande investimento. Possuir um bom carro, uma "máquina quente", cheio de "pra-que-issos", pode ser estendido a sua pessoa física. Você pode ser feio de doer, mas num mercedes zero km, conversível, você parece o Gianecchini! Parece vazio? Parece sem sentido? É tudo isto! Mas quem disse que a grande maioria das pessoas hoje em dia possui alguma profundidade?!

Do ponto de vista econômico, estimular esta situação é muito interessante para os políticos em geral. Comprometidos em manter o nível de emprego da sociedade, manter a arrecadação de impostos sempre crescente, combater uma indústria que emprega milhares direta e indiretamente, e que contribui com muitos impostos, seria uma besteira. Seria? Não, porque o incentivo a esta forma de transporte tem outras consequências econômicas. É uma das formas muito mais poluente/pessoa transportada que as demais existentes: coletivos e bicicletas. E o custo ambiental já entrou nas equações econômicas tem uns 10 anos. Além disto, tem limitações importantes relativas ao espaço existente. As ruas não foram feitas para muitos carros e a saturação dos engarrafamentos só aumenta o custo ambiental.

Além disto, uma das contas mais difíceis de fechar na economia é a conta da previdência. O mundo é assaltado por uma epidemia de obesidade, muito incrementada pela fantasia do conforto sempre, coisa comum em quem só usa carros. E isto tem reflexos tanto na assistência médica quanto na previdência. Já está consolidado que os engarrafamentos são causadores de altas doses de estresse, e isto também se reflete na saúde, previdência e na produção agregada do país. O resultado é que a longo prazo, novos adiamentos na concessão das aposentadorias e aumento da base de financiamento da Previdência vão prejudicar ainda mais a nossa qualidade de vida. E crescimento das despesas com saúde.

Resumindo, para que possamos desfilar de "gostosão", parte importante da economia paga o pato, e todos de alguma forma, sofrem com isto. Claro, ninguém liga para a economia do país se puder desfilar de mercedes. Ainda mais se for político!

COMENTEM!!!

6 comentários:

  1. Muito bom o texto. realmente hoje em dia as pessoas Ligam pro Karate.......Carro Bonito,Dinheiro,Casa na Praia e mais uma vez muita Grana!

    seu blog é otimo rogerio!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcos... mantenho ele com muito prazer!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rogério.
    Encontrei seu blog porque também gosto de pedalar. Achei seu texto muito consistente e oportuno. Sou designer e muitas vezes me perguntei se minha profissão não estaria no centro dessa corrida insana. Na verdade, tudo depende da intenção e do comprometimento de cada profissional. Existem aqueles que projetam máquinas poluentes, com muitos cavalos além do necessário e tão ardilosamente comunicadas, que enfeitiçam e cegam seus potenciais consumidores. Por outro lado, há os que utilizam essas mesmas ferramentas de sedução para viabilizar outros valores. Inovam e reinventam meios de transporte mais eficientes (até mesmo um tênis!), que permitem ao usuário a experimentação do prazer, sem sedentarismo e sem dano ao meio ambiente. Obrigada pelo alerta e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo, Designer Anônimo! Eu entendo muito que vc falou, tb sou designer. Infelizmente, a grande maioria de nós apenas pode divulgar. Não "resolvemos" o mundo. Tudo de alguma forma esbarra numa sociedade cheia de pequenos vícios, dominada por quem não tem nenhum interesse, seja por preguiça, ambição ou total falta de sensibilidade, em fazer o mundo melhor. Senão, para que WWF, Greenpeace e outras organizações precisariam GRITAR para consguir tão poucas e insignificantes melhoras para o planeta! Só nos resta fazer o papel do Beija-Flor, e jogar nossa gotinha no fogo. Quem sabe muitos de nós não consigamos algo melhor para o futuro!

    ResponderExcluir
  5. Me desculpe. Postei meu comentário rapidamente e não dispunha de nenhum perfil para assinar. O anonimato não foi premeditado... Desta vez vai o gmail. Obrigada pela resposta. Agora, com mais tempo, vou fazer um safari pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Sem problemas, Gertri. Pode explorar a vontade. Tem muita coisa no arquivo (POEIRA ASSENTADA). Tenho postado menos, muito ocupado. Mas depois de passado o arrocho em Dezembro, voltarei com idéias novas que ando anotando mas sem tempo para produzir e por no ar... tem sempre novidades!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010