26 de outubro de 2009

MELHORAR PARA NOSSO LADO!

Amigos...

Li recentemente no Pedaleiro, sobre um projeto de lei da Câmara Municipal de Camboriú, Santa Catarina, que pretendia exigir curso e carteira dos ciclistas sob pena de multa e apreensão da bike. Cheguei a criticar o projeto no site do Pedaleiro, e também via email para a ilustre vereadora que criou o projeto.

Entendam que não sou contra a que os Detrans e CTTUs de todo o Brasil, criem cursos para ciclistas que pretendam usar a bicicleta como meio de transporte, além de toda e qualquer iniciativa que melhore para o nosso lado! Acho até que a sociedade civil vem fazendo seu papel, como o caso do Corujaqueira e do APS, que estimulam, orientam, treinam na prática mesmo, o ato de pedalar pela cidade. Cumprem o papel de educar os ciclistas. Eu sou grato a ambos os grupos pelos conhecimentos e regras que sigo hoje ao pedalar sozinho pelas ruas da cidade.

Porém, de nada adianta você cobrar cursos assim, em especial em locais de alto fluxo de turismo sazonal como é Porto de Galinhas, Camboriú ou outra praia qualquer. Lugar cheio de visitantes de outras cidades, e que nos seus momentos de lazer, também usam as suas bicicletas. Ou se cobra de todo o país, ou não se cobra de canto nenhum. Por isto faz tanto sentido o ARTIGO 22, INCISO XI, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, de 1988, em vigor! Regular o trânsito e o transporte é atribuição PRIVATIVA DA UNIÃO, porque você já imaginou se cada um dos 5.000 municípios do Brasil pudesse criar leis específicas para o trânsito no seu território?

Ao município e seus vereadores, cabe normatizar a aplicação do que está descrito no CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO. Não podem criar novidades. O curso PODE SER OFERECIDO, e PODE SER FEITO. Nunca DEVE OBRIGATORIAMENTE ser feito, e ser cobrada uma CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DO CICLISTA, sob pena de multa e apreensão da bike. Oferecer o treinamento é uma ótima idéia. EXIGIR que todo ciclista só pode pedalar na cidade se tiver feito o curso é INCONSTITUCIONAL! Dar uma carteira se vc fez o curso e foi aprovado nele como uma forma de premiar ou reconhecer os participantes como bons ciclistas, ÓTIMO. Exigi-la para qualquer um que pedala, INCONSTITUCIONAL e ILEGAL.

Quando os municípios não conseguem nem que os motoristas em seus 'POPÓS' respeitem a lei, projetos assim são uma verdadeira piada. Uma forma de desviar a atenção dos seus contribuintes para o verdadeiro causador dos problemas de mobilidade na cidade, o excesso de carros e a falta de espaço nas vias para eles! E uma forma de investir mal o dinheiro da comunidade, transferindo o problema para quem realmente não é culpado. É mais fácil colocar a culpa em quem pedala do que investir em infraestrutura e educação para os ciclistas, e em restrições para o uso do automóvel nas cidades.

O que você acha de ter de fazer um cursinho e precisar tirar uma carteirinha para poder pedalar?

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Gostei, mas a classe deveria ser O. De otário! Ontem tntei assistir a um filme mas fui barrado no guichê, pois ter direito a meia entrada (sou professor) deveria levar junto com o crachá o contracheque (holerite). O que mais nos pedirão para carregar? Um pedaço de tecido (carne ou cabelo) dos pais para provar a paternidade? O batistério para entrar em uma igreja?
    Decididamente, isto aqui não é um país sério!

    Bom feriado para vocês!

    Pedaleiro (não consegui me autenticar!)

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha pensado em I-Idiota, I-Ignorante, U-Último (na ordem de importância no tráfego!)... Quem sabe não podemos criar várias! Em tempo, nosso governo central já resolveu o SEU problema: VAI TE DAR O CU! Pensando bobagem, NÉ!? Também achei o nome uma falta de criatividade (ou não!?) Mas ele vai te dar o NUMERO DA CARTEIRA ÚNICA de IDENTIFICAÇÃO... Em breve todos nós teremos nosso CU nas mãos!? Ninguém mais precisará de outro número tendo o CU para mostrar! E por ai vai! Acha que é piada? Dá uma busca no google!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010