18 de agosto de 2009

SUA EMPRESA E SEUS CICLISTAS


Amigos...

Quando discutimos com amigos sobre o uso mais generalizado de bicicletas como meio de transporte, sempre nos deparamos com o problema da infra-estrutura empresarial para a adoção desta idéia. A maioria das empresas não dispõe desta estrutura, composta de um vestiário com chuveiro e um armário próprio para cada profissional, além de um bicicletário seguro. Esta infra-estrutura é relativamente pequena, mas só é disponível em empresas bem grandes. Alegam para isto que não existe massa crítica de usuários para tal equipamento e que seria um investimento grande para poucos.

Na verdade, este argumento é o mesmo de tantos outros relativos ao uso da bicicleta como meio de transporte. Não existe usuário, não fazemos nada para promover. Mas aí é que o erro está sendo cometido.

Primeiro, existem mais bicicletas que automóveis no Brasil. Segundo, existem mais usuários de bicicletas como meio de transporte que usuários de carros, fazendo isto todos os dias no Recife. Não parece? Acontece que as bicicletas não são usadas pela maioria dos formadores de opinião da sociedade. São usadas pela classe trabalhadora mais básica, normalmente nunca ouvida em pesquisas, ou mesmo percebida no dia a dia, e que fazem isto as 5 ou 6h da manhã. São porteiros, domésticas, garagistas. São prestadores de serviço simples, pedreiros, auxiliares, etc. São pessoas para quem R$ 3,70 de passagem todos os dias representam quase um quarto do salário mínimo mensal bruto! Pedalar a velha bicicleta é gratis, de manutenção quase nula.

Promover o uso da bicicleta de forma responsável na cidade e estimular empresas a dotar as suas sedes de facilidade para isto teria um enorme impacto social. O crescimento do número de ciclistas em cada empresa, seria um retrato bem fiel de uma empresa voltada para a responsabilidade social e ambiental. A redução de carbono emitido seria um lucro ambiental. Mas a melhora da saúde dos funcionários, redução nos custos dos seguros médicos, melhora na qualidade de vida geral e a redução do número de faltas seria um lucro direto e extremamente compensatório PARA A EMPRESA do investimento que seria a construção de um vestiário e um bicicletário.

Quando os empresários puderem enxergar estes fatos, mais e mais empresas entrarão na onda. E o papel do poder público nisto é promover esta mudança, estimular com redução de impostos locais as alterações necessárias nas empresas, e no tráfego. Só assim, estimulando, conseguiremos ir além do apocalipse do tráfego que se avizinha em 2017 !

COMEMTEM!!!

10 comentários:

  1. rogério,

    só para dizer que tou acompanhando teu blog. Sou ciclista cotidiano aqui em Recife também.

    continua com essas pirações aih...

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo. Pode comentar à vontade, dar sua opinião e até malhar se quiser. Este espaço é aberto a críticas, sugestões, apreciações e opiniões!

    ResponderExcluir
  3. Realmente meu velho! Graças a Deus aqui na CHESF a situação HOJE é diferente da maioria das empresas, pra você ter uma idéia temos uma academia na nossa sede no Bongi bem equipada e com profissionais capacitados, vestiário e tudo que tem direito!!!

    A CHESF já resolveu essa equação na sua sede (inclusive com estudo científico mostrando a diminuição de horas ausentes do trabalho por conta de consultas médicas) e eu estou muito feliz de ter oportunidades que estão a anos-luz para outras empresas (INFELIZMENTE)...

    Que Deus ilumine os "gestores"!!!

    AMÉM

    ResponderExcluir
  4. Opa!

    Verdade no seu POST. Estou começando a acompanhar o seu blog e pensando, cada dia mais, em trocar meu estilo de vida. Muito bom mesmo. Confesso que ainda sou um mendigo que depende das quatro rodas e, pior, sozinho no carro; mas estou aberto a mudanças.

    Minhas dificuldades:
    1- Insegurança do Recife.
    2- Insegurança no tráfego.
    3- Conhecimento de qual bicicleta comprar.
    4- Conhecimento em qual lugar de Recife comprar.

    Parabéns pelo Blog.

    leozinhosdd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Almir... como disse, hoje é provilégio das empresas grandes.
    Leonardo... talvez melhore para vc saber que a probabilidade de morrer atropelado na bike é igual a sem ela e tb igual a morrer de acidente de automóvel!? Dados dos paises avançados, mas aplicável por aqui. Tem mais, quanto mais ciclistas menos acidentes com ciclistas (não é contrasenso, são dados de pesquisa - em breve mostro!)... Sugiro que vc compre uma bike qualquer, entre 500 e 600 reais, razoável, e comece participando das saídas dos diversos grupos (em www.corujaqueira.com.br vc tem uma lista semanal atualizada dos passeios).. depois que vc pegar a canja, o uso como veículo é uma coisa natural!!! E se não gostar, repassa a bicicleta para frente! Duvidas, poste aqui!

    ResponderExcluir
  6. Leo trabalha aqui comigo Rogério...

    tô quase convencendo ele a comprar a bike...

    ele me vê assim gordim com 125 kg pedalando e fica encabulado :D

    PEDALA LÉO!!!

    ResponderExcluir
  7. E onde eu acho um lugar legal para comprar uma bike aqui em Recife. Já me falaram da Bike Norte que fica na av. Norte.... alguma outra sugestão?

    ResponderExcluir
  8. Leo... postei um email bem longo com algumas idéias sobre o assunto para vc.
    Almir... é trancar a boca para reduzir o peso. Basta lembrar disto na hora de subir ladeira!

    ResponderExcluir
  9. Na minha empresa tenho balnearios e bem grandes! mas só eu é que vou de bicicleta para o trabalho... :)

    ResponderExcluir
  10. Por enquanto, Rui! Por enquanto!... Como em todo o lugar do mundo, a necessidade dos fabricantes de automóvel está sufocando a "galinha de ovos de ouro" deles. Quanto mais vendem e mais querem que vc compre, menos espaço sobra, mais pesado fica o trânsito, mais estímulo surge para usar a bicicleta. A menos que inventem o carro voador, vai faltar espaço para tantos carros! E logo logo, teremos companhia no pedal!!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010