22 de julho de 2010

MAIS UMA REVOLUÇÃO...

Amigos...

Londres está passando por uma revolução! A revolução das bicicletas. Acaba de inaugurar a primeira das doze superciclovias expressas interligando o subúrbio ao centro. Seus governantes perceberam o óbvio: ponha estrutura e segurança em ciclovias, e terá uma resposta imediata dos usuários. Não é apenas questão da cultura do povo! É da cultura dos gestores! A cidade será sede dos Jogos Olímpicos de 2012 e não é de hoje que tinha um péssimo tráfego e altos níveis de poluição. E não tinha como melhorar sem a bicicleta. Já experimentou taxar os usuários de carros que fossem ao centro usando chips, mas isto não adiantou muito, os problemas continuam a crescer com o crescimento da cidade. A aposta pelas bicicletas vem de forma bem racional. A cidade não tem espaço para que todos usem o carro. Então o transporte público e as bicicletas é que são as soluções lógicas. E isto numa cidade servida por um dos melhores metrôs do mundo!

Abaixo uma tradução da REVOLUÇÃO DAS BICICLETAS DE LONDRES.
Andar de bicicleta é uma das maneiras mais saudáveis e verdes de se locomover. Apesar de Londres já ter um grande aumento no número de pessoas usando a bicicleta, o potencial para o ciclismo em Londres é enorme. Nossa meta é um aumento de 400% no ciclismo em 2026 em comparação aos níveis de 2001.
Queremos as dez condições para fazer em Londres um grande lugar para pedalar:
  1. Ciclismo reconhecido como o principal modo de transporte entre Londres e os subúrbios.
  2. Ruas e espaços públicos onde todos respeitam o direito de cada um usar as ruas, seguindo as regras e reconhecendo o dever de cuidar dos demais usuários.
  3. A redução de acidentes com ciclistas, com foco especial na redução do risco de colisões entre ciclistas e caminhões.
  4. Um aumento nos bicicletários seguros nas ruas, nos locais de trabalho, nas estações e nas escolas.
  5. Atenção especial da polícia com os ladrões de bicicletas para que as pessoas possam estar confiantes de que vão encontrar a sua onde a trancou.
  6. O pedalar promovido como uma agradável e saudável atividade diária.
  7. O ciclismo incorporado na forma como a nossa cidade é planejada e como ela funciona.
  8. Investimentos maximizados no ciclismo de ambos os setores, público e privado.
  9. Principais parceiros trabalhando juntos para apresentar iniciativas de ciclismo.
  10. Novas rotas e oportunidades para o deslocamento, lazer e cicloturismo local.
Aqui o mapa da REVOLUÇÃO DAS BICICLETAS em PDF! Vejam o vídeo abaixo, mesmo que não falem inglês, porque ele é bem ilustrativo da idéia.



Enquanto isto nossos gestores estão preocupados com VIA MANGUE! E isto para nem falar de tirar os ônibus da Av.Norte, Agamenon e Conselheiro Aguiar com obras e custos faraônicos, apenas para aumentar a fluidez dos carros! Optar por soluções que só favorecem os carros é dar um tiro no próprio pé, porque são de curta duração e não são sustentáveis. É a solução ideal dos políticos que estão sempre de olho no dinheiro público das obras e das empreiteiras.

Se você quer mudar alguma coisa, ajude ao movimento CICLOVIAS JÁ, assinando e colhendo assinaturas! É fácil, pergunte como!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010