Recife tem vários problemas de mobilidade que volta e meia abordo aqui. O transporte público poderia melhorar em muito se tivessemos menos carros. Os pedestres sofrem com calçadas péssimas, sinalização ruim e dedicada ao carro. A bicicleta, tão usada pelas classes menos favorecidas como meio de transporte, não tem nenhuma atenção. Os idosos e os deficientes são estorvos que o poder público finge que não existem.
Enquanto isto vivemos fábulas. Vejamos algumas delas:
- o viaduto da Av. Norte, para servir aos ônibus: porque não fazem a via exclusiva direto na Avenida?
- o corredor Norte-Sul, para integrar Abreu e Lima a Jaboatão, através de mais viadutos na Av. Agamenon Magalhães: idem, a avenida tem 4 pistas de cada lado, não poderia ser sacrificada uma delas só para os ônibus?
- a Via Mangue, para atender a zona sul: na verdade uma alternativa que vai se construída para os carros que vão sair da Domingos Ferreira onde vão fazer o corredor Norte-Sul SEM viaduto?! Interessante, na Zona Sul não vão adotar a mesma solução da Zona Norte?!
O que falta em Recife para melhorar a mobilidade é termos um prefeito que tenha coragem de tomar medidas inicialmente impopulares para impor o bem-estar público que um bom sistema de mobilidade traria para a cidade, em detrimento do desgaste que sua imagem sofreria no processo, como fez o ENRIQUE PENALOSA em Bogotá! Peito e raça, propor o desafio, peitar de forma corajosa as forças ocultas que vão contra as necessidades de grande parte da população e fazer o que tem de ser feito. Para isto, eles são eleitos. Mas acho que eles só têm bunda!
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!