Acompanho sempre o que grandes pensadores informais de nossa mobilidade estão escrevendo em seus blogs. Muitos são excelentes escritores e capazes de resumir tudo que acontece no país apenas pensando em suas cidades. O Gledson Silva, do CICLOVENÇÃO URBANA, é um deles. Recentemente, li o seu post entitulado "7 passos para destruir qualquer cidade desordenada", o qual recomendo a leitura detalhada. Eu copiei apenas os títulos dos 7 passos, e vamos ver em que isto parece com o Recife!
Começo resumindo o conceito que ele definiu como sendo a forma mais simples de destruir uma cidade: DESTRUA SEU SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO. Cá entre nós, a comparação de que este sistema é quem transporta "o sangue" de nossa cidade, tem tudo a ver. Ninguém pense que 2 ou 3 milhões de pessoas conseguem ser rápidos usando carros. Estamos carecas de ver o que acontece, e ele está certissimo: "o meio de transporte é o sangue de uma cidade, transportando vida em um organismo delicado"!
Aqui estão portanto os 7 passos que um prefeito deve seguir para destruir o transporte coletivo de qualquer cidade, e consequentemente, matando a cidade junto!
- Ofereça um único meio de acesso à cidade! Aqui não somos Florianopólis, mas estamos assentados em ilhas, ligados por pontes, poucas pontes. São claramente o principal gargalo do tráfego de Recife e pelos quais todos temos de passar, inclusive os ônibus, se forem para o Centro. Claro, sempre estão engarrafadas! E pior, não temos onde por mais pontes!
- Não invista em transportes sobre trilhos, eles não são poluentes. Ih, é o METROREC! Desde que me entendo por gente que se constroi este sistema capenga de metrô! Duas linhas, uma semi-funcional com três trens apenas! Pra que né mesmo? Vamos gastar óleo, poluir a cidade, entupir o tráfego...
- Dificulte o uso de bicicletas na sua cidade. E disfarce tudo fazendo ciclovias que vão do nada a lugar algum, e fazendo grandes inaugurações no meio! Pra que bicicleta, barata, eficiente, indicadissima em Recife, mas que não polui, não suja, não faz ruido!
- Evite sistemas eficazes de integração de ônibus. É porque que eu saiba o SEI tem pelo menos uns 20 anos de projeto, e ainda não foi todo implantado. Pra que mesmo? A gente podia pegar um ônibus só, rodar por um tempo trocando quantas vezes quisesse, agilizando as rotas e a ocupação dos ônibus. Mais isto não é bom para o prefeito!
- Dificulte (e cobre mais caro) o pagamento para usuários desavisados. É mesmo, a gente até tem o tal cartão de passagem, mas só se for assalariado, estudante, idoso ou deficiente. Se for normal e desempregado, nem pensar! E se for turista então? Se vira cabra!
- Mantenha um quadro de horários pobre de ônibus e itinerários. E para nem falar nos 30-40 minutos que a gente espera por um ônibus quando precisa?! E se for no domingo, melhor ir a pé, chega primeiro!
- Por fim, aumentar a tarifa anualmente, com taxas superiores à inflação. Aqui seja bem dito que a tarifa nem aumenta tanto. Mas em compensação o ônibus é quente demais, atrasa demais, sacode demais. Resumindo, você faz que paga e eles fazem que te transportam com qualidade!
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!