6 de julho de 2010

RUAS ASFALTADAS OU RUAS REMENDADAS?

Amigos

Quem anda de carro em Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão, já deve estar tão "massageado" que nem nota mais a baixíssima qualidade da cobertura de aslfato ou cimento das ruas e avenidas destas cidades. Quem anda de bike sabe porque de tantas ondulações e imperfeições!

Nas nossas cidades temos alguns problemas básicos: qualidade do pavimento e aterramento de áreas alagadiças. Como asfalto não é um produto comum no estado, mas cimento é, opta-se pelas avenidas com placas de concreto. Placas pesadas, que com o tempo e com o aterramento de alagadiços, cedem ou empenam, criando irregularidades entre elas. Isto também acontece nas vias asfaltadas. E não são poucas as ondulações criadas pela base que cede.

Junte a esta instabilidade do solo e baixa qualidade do pavimento, uma política de mobilidade voltada para o carro, um lote de concessionárias a furar as vias já mal feitas para consertar linhas de água e esgoto, telefonia, e pronto! É a receita perfeita para o "tapete" de remendos que temos hoje! As ruas de nossas cidades parecem ser feitas de "tecidos" diferentes a cada metro rodado. Quem pedala sabe do que estou falando. Bicicleta de corrida aqui é uma roubada, sofre horrores! Recife e cercanias são cidades da bicicleta de MONTANHA, mesmo não tendo uma só montanha que respeite este nome! Amortecedores pelo menos na roda da frente, é o mínimo para não sofrer tantas pancadas ao pedalar!

As nossas concessionárias de serviços públicos são rápidas na cobrança das contas, mas lentas na hora de fechar os buracos e consertar seus mau feitos. Pior, depois de feito os SEUS serviços, fica o buraco para outro departamento da prefeitura tapar e recuperar o pavimento. E nunca fica nem ao menos parecido com o original! As companhias de telefonia, TV a cabo e eletricidade passam seus cabos por postes, mas volta e meia, "mergulham" chão a dentro, e saem deixando seus mau feitos nas vias!

Como sempre digo, os nossos gestores só poderiam gerir se conhecessem ou sentissem na pele os problemas. Só com eles andando de bike pela cidade é que poderão vir a perceber o resultado deixado pela intervenção de suas empresas e serviços. Eles bem que podiam começar logo!

E quem acha que não é possível ter algo melhor, vá passear em João Pessoa. Lá o asfalto presta!

ACORDA RECIFE!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010