30 de julho de 2010

REMENDOS PARA QUE TE QUERO...

Amigos...

Recife é uma cidade interessante em que as pessoas já estão tão acostumadas com a sua natureza que nem estranham mais nada. Eu que passei 20 anos em Salvador, estranho ainda várias coisinhas! Em Salvador, a prefeitura era tão relapsa quanto a daqui na conservação das ruas. Mas ela tinha uma característica: todas as avenidas eram recapeadas periodicamente, enquanto as operações "tapa buraco" eram reservadas para as ruas menores. Eram impensável você pegar uma 'avenida de vale', os grandes eixos de mobilidade de Salvador, e encontrar buracos, porque o asfalto era mantido sempre impecável (pelo menos até 2008, pode ser que agora já tenham mudado!).

Moro na Visconde de Albuquerque, na Madalena, uma das perimetrais usadas para ligar a Zona Sul a Zona Norte sem passar pelo Centro. É uma avenida com 4 faixas que parece mais uma colcha de retalhos. Não sei se é pela natureza de manguezal em que nossos bairros foram construídos, mas é só questão de tempo para o piso afundar aqui e ali, e um novo buraco aparecer! Os japoneses constroem um aeroporto numa ilha artificial e nós não conseguimos fazer uma simples avenida que não viva afundando e esburacando?!

Na continuação dela, já do outro lado do Capibaribe, a via tem uma ondulação gigante na subida do viaduto do Carrefour, sentido Parnamirim-Afogados, que deixa claro que a obra de construção foi muito mal feita. Ou nossos engenheiros são incompetentes, ou as construtoras não funcionam direito, ou ainda, os gestores públicos destas obras são péssimos! Adivinha em quem ponho as fichas deste jogo?! Neste trecho você vai de montanha-russa dentro do carro, moto, e pior, na bike!

Sim, porque os carros pouco notam as ondulações e irregularidades causadas pelos remendos. Mas nós, ciclistas, sentimos cada reentrância do piso. Mudar a cultura da cidade para abraçar a bicicleta é mais do que apenas construir ciclovias e ciclofaixas. É mudar a cabeça do pessoal da Compesa e da Prefeitura, grandes "topeiras" da cidade, furando e tapando buracos em toda sua extensão. É preciso que a cidade toda se convença que nós, recifenses, merecemos uma cidade melhor para viver. Acorda João da...

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Olá Rogério,

    Acho que o problema de apenas se conseguir fazer auto-estradas dentro das cidades e das estradas estarem degradadas deve ser um problema da lusofonia...
    Aqui em Lisboa é uma tristeza... ou seja uma vergonha!
    Apenas fazem novo, não mantêm o que já foi construído, depois quando está irrecuperável fazem novo!

    ResponderExcluir
  2. Pode ser Pedro. Não me recordo de haver visto um buraco que fosse em vias públicas da Itália e da Espanha. Não sei se o asfalto usado é de melhor qualidade, se é melhor aplicado ou se eles põem alguma coisa além de asfalto e pedregulhos dentro. Só sei que buraco e irregularidades não são visto! As avenidas parecem tapetes!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010