28 de julho de 2010

PORQUE ELES USAM A CALÇADA?


Amigos...

Uma imagem recorrente a quem anda pelo Recife (ANDAR = USAR AS PERNAS PARA IR DE UM PONTO A OUTRO, ainda lembram disto né?!), é o grande número de ciclistas que utilizam as calçadas no tráfego da cidade.

Claro que eles estão errados de fazer isto, aqui não se trata da apologia "eles não nos dão ciclovias, então usamos a calçada"! Esta apologia é cega de muitas formas. No Japão, ciclista não pode usar as ruas. Ele é OBRIGADO a usar as calçadas, dividindo o espaço público, que lá é muito restrito, com os pedestres. E funciona!

Também observo que quem usa as calçadas para pedalar no Recife o faz sempre de forma relativamente ordeira, pedala devagar, com atenção. E considerando que com tantas pontes, nossos gargalos centenários, não existe a possibilidade de deixar de considerar usar a calçada em algum momento. O certo seria descer da bike e empurra-la pela calçada através da ponte, mas ninguém faz isto! E alguns trajetos não foram considerados para o ciclista mesmo! O que dizer da Ponte do Derby, sentido Derby-Praça do Internacional, com uma faixa que mal passa um carro? Quem é o ciclista doido que deixa de usar a calçada e se expõe ao tráfego do corredor Leste-Oeste e suas dúzias de linhas de ônibus?! E com uma larga calçada ao lado, tentação clara e óbvia!

Observe que quem pedala por lazer normalmente não corre tantos riscos ao pedalar na rua de uma ponte. O risco aumenta exponencialmente para aqueles que vivem em cima da bicicleta, arriscando-se no tráfego o dia todo. E por mais que sejam estes que nos garantam a entrega de nosso gás, nossa água mineral, nosso jornal diário, nossas cartas e correspondências especiais, muitos são simplesmente ignorados e tratados como se fossem um impecilho ao movimento dos seus carros! Carrocracia é isto!

Então quando você vir uma pessoa pedalando pela calçada se lembre que, quase com 100% de certeza, ele vive disto. Seja mais tolerante e aceite que ele não faz isto porque ele deseja ardentemente atropelar os pedestres e burlar a lei, mas porque o poder público continua tratando o ciclista de Recife como um ser abjeto e que não devia estar lá! E as vezes, ele cansa mesmo, compra uma moto e sai matando por ai! Tome na cara, seu prefeito! Dar condições aos ciclistas é tirar dezenas de potenciais malucos em cima de uma moto! Já pensaram nisto?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010