18 de maio de 2009
AQUECIMENTO GLOBAL? O QUE É QUE EU TENHO COM ISTO?
Amigos...
Quem é realmente culpado do aquecimento global? Eu acho que todos. Eu também tenho acesso a um carro. Eu também sou um poluidor. Tento pelo menos ser coerente e só usar o carro quando a distância, o clima ou o número de passageiros justifica. Sabe porque? Porque um carro é apenas um objeto. Ele não me define como pessoa. E ainda mais quando sabemos que:
ESPAÇO OCUPADO // 1 CARRO = 6 BICICLETAS
CUSTO NA FABRICAÇÃO // 1 CARRO = 40 BICICLETAS
MATÉRIAS-PRIMAS NA FABRICAÇÃO // 1 CARRO = 97 BICICLETAS
CONSUMO ENERGIA NA FABRICAÇÃO // 1 CARRO = 627 BICICLETAS
Pense! Você pode até achar que é isto mesmo, que já comprou o carro, vai comprar pão na esquina com ele e pronto. OK! Pelo menos seus filhos terão a quem culpar diretamente, quando as enchentes molharem, quando as secas secarem, quando a poluição poluir sua saúde... pra que viver né!? Canta logo para subir cara!!!
Costumamos ver notícias sobre o aquecimento global TODOS OS DIAS. É uma enchente aqui, uma seca ali, são municípios em estado de emergência, lotes de lixo nas nascentes, toneladas nos depósitos. Mas quase nunca associamos estas notícias com o lixo que não reciclamos, com o excesso de água e energia que consumimos, com as escolhas de transporte que fazemos.
Pense... ainda tem algum tempo... talvez!
Acho que transformações sociais radicais como o uso ostensivo das bikes só surgirão da imposição pela necessidade. Muitos ainda acham que vivemos em um lugar mítico onde as ruas de borracha irão alargar-se indefinidamente pra aceitar todos os carros que pudermos fabricar, onde as matérias primas são infinitas, os recursos energéticos idem.
Acho que um dia, o poder público perceberá que precisará mesmo taxar ostensivamente o USO do carro para ter dinheiro para manter ruas, implantar ciclovias, conservar o meio ambiente. Então, e só então, motivado pela corrupção que tanto dinheiro assim traria, eles vão implantar a taxa altamente impopular e exigir que cada motorista pague para usar o proprio carro.
Só assim, a bicicleta vai virar uma grande vantagem. Só assim o ônibus será uma grande necessidade. Só assim avançaremos!
Imagem do Blog RABISCOS REFLEXIVOS
tá 'tiquetado como:
Cicloativismo,
Transporte Ativo,
vida moderna
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DE OLHO NA BIKE
Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!
Poderíamos iniciar a campanha "vá de bike e economise a academia". Pernas grossas em 30 minutos de casa até o trabalho. Imagina...
ResponderExcluirEu defendo isto. Defendo que cada um tome sua decisão, pelas suas premissas. Eu tenho uma filha, e quero que o mundo exista para ela. Eu tenho um sobrinho, e quero que o mundo ainda sirva para ele quando tiver idade para percebe-lo.
ResponderExcluirE alias, pedalar não só engrossa as pernas, acaba com a celulite, detona todas as gordurinhas das coxas e dá "barato" de endorfina!