16 de maio de 2009

MAIS CICLISTAS NA SUA EMPRESA

Fotos Eric Vance/EPA, Bill Branson/NIH

Como incentiva-los e mantê-los felizes

Você decidiu passar a ir ao trabalho de bicicleta. Ótimo. Mas o quanto você será bem sucedido nesta decisão dependerá do que seu escritório oferece.
Com o aumento das condições para ciclistas em Washignton, EUA, alguns negócios têm agido para incentivar os ciclistas. A Toole Design, uma empresa de consultoria em transportes baseada em HYattsville, e o escritório do Banco Mundial em Washington foram reconhecidos pela Liga Americana de Ciclistas como os locais de trabalho mais amigos do ciclista. Quem sabe seus empregadores não resolvem seguir estes exemplos. Continuem lendo!
  1. SEJA ACESSÍVEL. O número de pessoas dispostas a ser arriscar pedalando em locais de alto tráfego é pequeno. As companhias que alcançam o sucesso neste objetivo estão mais proximas de regiões tranquilas, perto de ciclovias ou servidas por ruas de pouco movimento. Alguns empregados que residam mais longe podem têr a opção de pedalar a uma estação do metrô, trancar a bicicleta e usar o trem para deslocar-se, ou ainda, optarem por uma bike dobrável, levando-a junto no trem ou ônibus. Observe que o METROREC ainda não permite que o ciclista leve sua bicicleta nos trens, e que mesmo em cidades que permitem, nunca o fazem nos horários de pico. Portanto, é importante solicitar isto a sua companhia de trens metropolitanos em todas as oportunidades. As bicicletas dobráveis são caras e de difícil obtenção por aqui e a solução de trancar a bicicleta na estação esbarra na falta de bicicletários. Isto limita mas não impede. E sempre abre novos campos para dabate junto as autoridades de transporte.
  2. MANTENHA-OS LIMPOS. Pronto, nossos ciclistas já estão chegando seguros no trabalho. Mas eles têm outro problema logístico: Eles suam! E como suam! Na nossa cidade de temperatura média anual em torno de 30 C, é essencial dispor de chuveiros. Em prédios onde não for possível instalá-los, quem sabe um acordo com uma academia de ginástica ao lado para permitir que os funcionários tomem sua ducha antes do trabalho? Se não for assim, só restam as toalhinhas perfumadas, e isto nem sempre adianta muito!
  3. PROVIDENCIE BICICLETÁRIOS SEGUROS. Postes e outras soluções de rua para amarração das bicicletas são boas para bicicletas baratas e se você não se importar que ela seja roubada ou danificada. Mas bons ciclistas prezam suas bicicletas e se sentiriam melhor com um bicicletário mais seguro e reservado. Alguns prédios americanos já são desenhados com salas de bicicletas, que são extremamente bem sucedidas. Geralmente com chuveiros, armários individuais e ganchos para prender a bicicleta na vertical e usar melhor o espaço. No Ronald Reagan Building [foto acima], prédio administrativo em Washington projetado com uma sala destas, as 100 vagas disponíveis foram rapidamente preenchidas e são usadas diariamente.
  4. CONSTRUA UMA COMUNIDADE. Se as pessoas não se sentirem sózinhas fazendo uso da bicicleta para ir ao trabalho, é muito mais fácil conquistar novos adeptos. Listas de email e sites com detalhes sobre rotas e uso das bicicletas são ótimos instrumentos para promoção da idéia. Coordenar programas como o FRIDAY´S BIKE TO WORK DAY, algo como SEXTA DIA DE PEDALAR PARA O TRABALHO, reforça o senso de comunidade e a camaradagem entre os participantes. Algumas empresas e órgãos públicos até mesmo desenvolvem equipes próprias para participar de desafios e provas ciclisticas.
  5. MOSTRE-NOS O DINHEIRO. A empresa também pode oferecer incentivos em dinheiro para quem usar a bicicleta como veículo de trabalho ou instituir programas de milhagem para crédito em lojas de bicicletas. Algumas empresas ainda oferecem recursos para a compra das bicicletas por parte dos funcionários. E de onde viriam os recursos para tudo isto. Primeiro, créditos de carbono economizados pela empresa, quando comprovado que o uso das bicicletas por seus funcionários reduziu o consumo de energia dentro do seu ciclo de produção. Também da conta Marketing, por fazer seus produtos mais verdes e ambientalmente positivos. O seguro de saúde de sua empresa pode ser renegociado em melhores bases, porque pedalar melhora a saúde em geral dos seus profissionais, acarretando menos problemas de saúde. Depois de programas governamentais de incentivo a preservação dos recursos naturais ou não - estradas, avenidas e ruas que seriam menos usadas. Estes programas não existem ainda? Mas por quanto tempo?
  6. DIA DO "IR TRABALHAR DE BICICLETA". Nosso país é cheio de feriados, mas este não é mais um. É um dia que seria escolhido pelas entidades que promovem o uso da bicicleta como veículo, para promover junto as empresas o uso da bicicleta. Todos os ciclistas poderiam sair mais cedo e em um local previamente escolhido, encontrarem-se para conversar, comer, beber e comprar produtos relacionados com o tema. A gente vive copiando os americanos, podemos copiar mais este dia!

Original escrito por THE HUMAN CAR como "Wheeling in Employees: How to Keep Cyclists Happy at the Office"
Adicionalmente comentado em TREEHUGGER
Tradução livre e adaptação a nossa realidade tupiniquim por Rogério Leite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010