20 de maio de 2009

ORA!? ATÉ O PARAÍSO TEM PROBLEMAS?!!?

Amigos...

Quem pedala em Recife encontra diversos problemas. São muitos buracos, muita gente na contramão, ciclistas, corredores, carroceiros, como vimos na entrevista com Eurico em março último. Sonhamos em como seria legal morar numa cidade amiga dos ciclistas, com suas amplas ciclovias, com sinais dedicados, respeito e dignidade por parte de todos. Uma cidade como Copenhagen, na Dinamarca. Exemplo de uma comunidade realmente consciente com os problemas do nosso planeta e também do dia a dia dos seus moradores.

Mas até lá eles têm problemas. Deu no Copenhagenize.com uma nota sobre um engarrafamento em uma ciclovia. Resolvido pelas pessoas que vinham atrás simplesmente esperando que a bicicleta que vinha fazendo entregas desse passagem aos demais. Coisas de povo civilizado. Respeito pelos outros.

Mesmo nos grupos de ciclistas que pedalam na cidade, nos falta respeito. Respeito pelas regras normais de conduta da bicicleta. Algumas como andar sempre dois a dois, manter a velocidade constante dentro do grupo ou obedecer a regra de permanecer atrás da comissão de frente são típicos dos passeios em grupos. Mas outras, como não ultrapassar sem avisar, andar sempre pela direita, não ultrapassar sinais vermelhos, não pedalar pela contramão, respeitar o pedestre ou evitar ficar "dançando" com a bicicleta na via são normas simples que demonstram que o ciclista respeita os demais participantes do trânsito.

Como os motoristas irão um dia nos respeitar se nós não os respeitamos? Como podemos exigir que eles cumpram aquilo que o Código de Trânsito preconiza para nos ajudar se nós mesmos não o seguimos! Só porque somos uma das duas partes mais frágeis do trânsito, junto com os pedestres, isto não nos dá o direito de sermos arrogantes ou nos fazer de vítima. Respeite para ser respeitado. Acho que alguém já disse isto de outra forma! COMENTEM!

Um comentário:

  1. Amigo Rogério mesmo nos grandes grupos de passeio como por exemplo o seu querido Corujaqueira, os guias avançam sinal e ficam em cima da faixa dos pedestres; eu concordo com vc que deveria haver um respeito mínimo as regras de trânsito como respeitar o sinal vermelho, a faixa de pedestre, andar do lado direito sempre coisa que em alguns trechos como nas cinco pontas o pessoal dos grupos puxam depois do Cabanga Iate Clube para a faixa da esquerda que qualquer pessoa que tenha uma noção mínima do CTB sabe que o veículo mais lento tem que andar na faixa da direita, e até mesmo em relação aos ciclistas mirins que andam com esses grupos não são educados adequadamente

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010