15 de julho de 2009

INTEGRAÇÃO MODAL...QUE P...É ESSA?

Amigos...

O nome parece coisa de cientista maluco, mas INTEGRAÇÃO MODAL é simplesmente INTEGRAR MAIS DE UMA MANEIRA de deslocar-se na cidade. Os diversos MODOS de deslocar-se são os já conhecidos automóvel, ônibus, bicicleta, metrô, trens urbanos e em algumas cidades transportes marítimos e fluviais. Quando alguém usa o carro para ir da ilha de Itapararica à Salvador, usando o Ferry-Boat que faz a ligação, está praticando a integração modal. Quando alguém pega um ônibus que segue até a estação do Metrô de Santana, zona norte de São Paulo, usa o metrô para ir até a estação São Judas na zona sul, e outro ônibus para ir até o Morumbi, está também praticando a integração modal.
Vagão de Metrô exclusivo para usuários com bicicletas, carrinhos de bebê e cadeirantes. Foto: Copenhagenize.com

Em algumas cidades, esta integração existe, é realmente posta em prática, funciona e serve a milhares de pessoas, como pode ser visto na foto acima, com a integração metrô-bicicleta em Copenhagen, uma realidade a anos. Em Recife, pouco ou nada disto é posto em prática oficialmente. O ônibus passar na estação do metrô, acontece. Mas o bilhete não é único, ônibus+metrô. Duas passagens são pagas, em momentos diferentes, obrigando o usuário a, eventualmente, enfrentar uma fila no meio do trajeto para o trabalho.

E mais. Recife é uma cidade em muita gente de baixa renda usa a bicicleta para deslocar-se, e onde o metrô não aceita transporta-las. Qualquer usuário poderia sair de casa pedalando, embarcar com a bike em Timbi, descer no Centro do Recife e ir pedalando até Santo Amaro, com facilidade, conforto, rapidez e tranquilidade. Ao invés, precisa pegar eventualmente, 2 ônibus ou fazer o que muitos fazem: ir a pé nos dois trajetos fora do metrô, tendo de acordar mais cedo e chegar em casa mais tarde para isto. Algumas cidades como São Paulo e Rio já possibilitam esta integração, mas de maneira tímida, permitindo bicicletas apenas depois das 20h. A pessoa trabalha o dia todo e, apesar de não poluir o meio ambiente, está sendo "premiado" tendo de esperar até as 20h para poder voltar com a bcicleta para casa. É a nossa versão para "estímulo ao uso da bicicleta"! E isto é apenas uma decisão administrativa, uma mão de tinta para por uns avisos no vagão e um pouco de boa vontade para implantar!!

O sistema de ônibus da CTTU também não é diferente. Cidades como Houston, Paris, Los Angeles, hoje já contam com ônibus urbanos adaptados para o transporte de bicicletas. A sociedade assim o exige, porque quem usa a bicicleta são formadores de opinião, capazes de influenciar substancialmente os órgãos de controle do sistema de transporte, e assim exigir que estas idéias prosperem. Numa cidade com problemas de poluição ambiental e 100% voltada para o uso dos automóveis como Los Angeles, isto é um enorme alívio.


Sherman Phillips coloca sua bicicleta em um dos ônibus híbridos do sistema metropolitando de Houston.
Foto: Kevin Fuji, Houston Chronicle.

Alguns ônibus franceses incorporam um espaço para bicicletas no seu interior.

Ciclista prende sua bicicleta na frente de ônibus em Los Angeles.

Portanto, esta é mais uma OBRIGAÇÃO para você que está lendo este post, que tem capacidade de julgamento e capacidade de moldar a opinião das pessoas com quem você se relaciona: ajude a implantar um sistema de integração modal em nossa cidade pobre e cheia de carências. Divulgue a idéia. Comente com seus amigos. Pense!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Excelente texto. As mudanças no setor de transportes do Brasil passam, antes de tudo, por uma evolução do sistema educacional. No momento que tivermos uma população esclarecida olharemos com outros olhos para esses tipos de soluções. Hoje, infelizmente, nas nossas cidades o que existe é a noção de que quem usa a bicicleta para se deslocar na cidade é a população de baixa renda. Isso precisa mudar e a própria população tem grande responsabilidade nisso. Cabe também aos nossos governantes maiores investimentos no trasporte público, pois no momento em que este for de qualidade e conseguir atender às necessidades da população, será inevitável que todos passem a prioriza-lo na escolha do seu modo de deslocamento.

    Só não devemos parar de trabalhar e lutar nunca, para que um dia tenhamos um país mais digno e com melhor qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e acesso a educação de qualidade para todos.

    Bruno Morais
    João Pessoa - PB.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010