8 de julho de 2010

ANO ELEITORAL IMPORTANTE!

Amigos

Não vou comentar aqui minhas preferências eleitorais, não se preocupem. Cada um que decida a sua vida! Mas, neste ano, estamos votando para Presidente e Governador, e é importante que tenhamos em mente que o TRANSPORTE e a MOBILIDADE são dois problemas importantes que não estão tendo a devida assistência dos gestores do Brasil. Aliás, o último que deu alguma assistência a estes temas foi o Washington Luís, com o "governar é construir estradas", em 1926!

No que tange ao transporte, não é de hoje que percebemos os erros de uma sociedade baseada no carro, no caminhão e na motocicleta. A indústria do petróleo gira em torno deles. O transporte por outras vias está se arrastando. Trens temos poucos para cargas e muitas estradas de ferro viraram sucata. Os rios são pouco usados. O transporte público nas cidades é de baixa qualidade. As bicicletas, tratadas como lazer, sem infraestrutura séria como transporte! As alternativas existem, mas as gestões se renovam em cima do carro e do caminhão, e vá você pensar diferente!

A mobilidade é outra área sem atenção. Nossas calçadas são péssimas. A sinalização das cidades, terrível. Ser idoso ou cadeirante nas cidades do Nordeste é estar preso em casa, porque nada realmente é feito para inserir estas pessoas na vida das cidades. As ruas, calçadas e sinais são todos voltados para a minoria que "importa", a que tem o carro como seu centro de mobilidade. Andar, pedalar ou apenas querer atravessar uma rua em segurança torna-se uma atividade de risco. A educação dos motoristas é focada em como dirigir os carros sem parar o fluxo e não em como se comportar bem nas ruas, priorizando os mais fracos e evitando acidentes. O resumo da ópera todo mundo conhece: trânsito caótico, acidentes, riscos, mortes, mutilações, desperdício! E isto para nem comentar o custo social, para a saúde e previdência.

Então, quando você decidir em quem vai votar, pense em quem, pelo menos está pensando em resolver os problemas que o afligem e não naquele que vai vencer, ou que é mais bonito ou ainda aquele que pertence ao seu circulo de amizade. Pense nos seus problemas e esteja certo que o seu candidato esboçou soluções viáveis para eles. Se todos fizerem isto, o eleito será aquele cuja proposta resumir os anseios de toda sociedade, atendendo as necessidades de todos e as suas na medida do possível. Cada povo tem os políticos que escolhe, e escolher sem pensar foi o que fizemos nos últimos 2 séculos! Veja no que deu!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. A meu ver, o problema maior é encontrar em quem votar! Venho procurando analisar o projeto de alguns candidatos ( quando tem )e, praticamente, eles nos deixam sem opção! Assim fica difícil.

    ResponderExcluir
  2. Se pelo menos algum deles defender alguma medida de mobilidade off-carro, já tem meu voto!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010