9 de agosto de 2010

EFEITO MANADA...

Manadas e "manada". A difículdade de separar indivíduos garante a segurança.
Fotos: internet & Eurico Franca/Corujaqueira


Amigos...

Recife é uma cidade sui-generis em ciclistas! Tem uma grande concentração de grupos de ciclistas que percorrem a cidade todas as noites e alguns de dia também. Estes grupos, com até 300 ciclistas, desempenham um papel importante: acrescentam segurança para que os participantes possam fazer sua atividade física e melhorem sua qualidade de vida em segurança.


Observem que existe uma analogia forte destes grupos com o reino animal. Na savana africana, manadas de gnus e zebras usam o mesmo esquema para se prevenir do ataque de leões. No mar, as sardinhas evitam vários predadores mantendo o grupo junto. Misturam-se de tal forma em movimento que o predador não consegue isolar um indivíduo para ser atacado. Ele fica confuso, e os participantes, seguros!

Nas ruas, enquanto pedalam na noite cheia de "predadores" urbanos, o grupo grande dá a sensação de estar mais seguros, protegidos pelo "efeito manada". E garantir esta unidade é uma forma de se proteger também. Manter o grupo unido, sem deixar vazios ou divisões. os famosos "buracos", evita que motoristas joguem o carro forçando passagem, evita que qualquer um seja isolado para ser atacado, garante paz e sossego. O grupo te protege e todos precisam estar atentos em manter o grupo.

Os grupos também usam a mesma "pele". Usar as camisetas dos grupos torna seus membros iguais dentro dele e nos ajuda a manter uma identidade quando fora dele. No caso de um acidente fora do grupo, não é um "ciclista qualquer" ali caído. É um membro de uma comunidade, tem uma identidade. E usar as camisetas também ajuda a manter o anonimato. Não dá para os predadores visarem este ou aquele participante porque a noite , com a mesma camisa e em movimento, "todos os gatos são pardos". É permanecer oculto no meio de uma multidão de iguais que dá garantia a todos.

Para o bem ou para o mal, ao usar uma camiseta de grupo, também surgem algumas responsabilidades: pedalar direito, seguindo as regras do grupo e do trânsito; se comportar com educação e cortesia tanto dentro quanto fora do grupo; manter bom relacionamento com as comunidades com que interagimos, etc são algumas destas responsabilidade coletivas. Para que nossa "pele" não prejudique a imagem do grupo, nem daqueles que nos proporcionam tanto prazer.

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Excelente analogia...
    pior que tentamos por aqui, mas alguns nao quiseram andar de "uniforme" rs e desistimos...
    aquele

    ResponderExcluir
  2. Aqui o povo gosta, porque muitos grupos têm patrocinadores que bancam as camisas! De graça, até injeção na testa. Recentemente o Corujaqueira firmou apoio com a Magnetron, daí de Londrina, acho eu! E eles bancaram mais de 300 camisas para os participantes que a trocaram por 2 kg de alimento ou 5 litros de água para os desabrigados das cheias da Mata Sul de PE. Fizeram fila para a troca! hehe.

    ResponderExcluir
  3. Que demais isso cara.
    Solidariedade com pedal, nao tem coisa melhor.
    Ah sou natural de Londrina, mas moro em curitiba.
    Antes era pe-vermelho agora sou coxa branca
    aduhasduahsduasdhausdhausdhaduah
    aquele

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010