24 de agosto de 2010

RESPEITO É BOM...

Amigos...

A tônica do debate entre os ciclistas e os motoristas e motociclistas é sempre pautada por uma pretensão injustificada destes ao espaço público das ruas e avenidas. A grande maioria desconhece a lei, e muitos ignoram o que é uma lei, ou acham lei é algo ideal, que não tem obrigatoriedade, que pode ser burlada pelo mais esperto, que vale tudo nas ruas!

Vamos começar deixando claro alguns pontos "esquecidos". Pedalando & Olhando mostra o caminho das pedras!
  • CARTEIRA DE MOTORISTA: NÃO É CERTIFICADO DE DONO DA RUA! É um documento PRECÁRIO que pode ser caçado pelo poder público a qualquer tempo, e que dá uma permissão para o motorista dirigir um tipo de veículo no espaço público SEGUINDO AS NORMAS DE TRÂNSITO e as regras de CIVILIDADE, EDUCAÇÃO, CORTESIA. Respeito é bom e todo mundo gosta!
  • IPVA: NÃO É IMPOSTO PARA USAR A RUA! É um imposto que o dono do carro paga porque é PROPRIETÁRIO DO CARRO. E porque paga não significa que pode fazer o que quiser nas ruas. Precisa respeitar para ser respeitado, porque o direito de qualquer um acaba onde começa o dos outros.
  • ESPAÇO PÚBLICO: NÃO É A 'CASA DA MÃE JOANA'! Ser público significa que o espaço tem de ser COMPARTILHADO e não USADO E ABUSADO, que outras pessoas também têm o direito de usá-lo e por isto precisa ser mantido limpo, em ordem e com respeito entre todos. Nem todo lugar pode ser estacionamento, porque muito mais gente não tem carro e também precisam do usar o espaço, seja andando, pedalando ou usando o transporte público!
  • VALOR DO CARRO: NÃO É SINAL DE PODER! Ter um carro mais caro não dá mais direito a se mover nas ruas e fazer o que quiser, sem se preocupar com os demais. Porque a rua é pública e isto não faz das pessoas que andam nelas alvos para o divertimento de ninguém, nem para exóticas terapias anti-stress.

E por ai vai. Quanto mais educação, mais dinheiro e mais poder, maior o efeito de seus exemplos, bons ou maus, tem sobre os demais. Quanto mais houver desrespeito e intolerância sobre as regras que TODOS devemos seguir, chamadas LEIS, maior a violência, agressividade, riscos de acidentes, mortes. Quer paz no trânsito, então procure dar bons exemplos  e cobrar o mesmo do seu semelhante!

Ou então troque seu carrão por uma bicicleta e venha se divertir como a gente?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010