7 de agosto de 2010

QUE MUNDO VOCÊ VAI DEIXAR...


Este post é uma homenagem póstuma a meu pai, Nelson Leite, falecido tem mais de 25 anos, e a quem só quase entendi depois de ter sido pai! E apesar de não ter uma foto destas com ele, foi ele quem me ensinou a pedalar a minha primeira bike!



Amigos...

Que mundo você vai deixar para os seus filhos? Os que são pais hoje em dia, com 30 ou 40 anos, conheceram um mundo sem internet, sem correrias desenfreadas, sem a luta esganiçada pela "vida moderna". Conheceram um mundo em que o lixo sumia de suas casas, e todo mundo sabia que ia para o lixão e não se importava, tinha tanto espaço no mundo. Era um planeta em que as crianças podiam ainda brincar nas ruas sem medo de serem atropeladas, de serem sequestradas ou atacadas por um tarado. As pessoas iam ao trabalho todos os dias, a grande maioria de ônibus porque carro era um luxo que nem todos podiam pagar. Domingo era dia de descanso para uns, de religião para outros, mas com certeza, não era dia de ir no comércio fazer compras ou frequentar shoppings. Domingo era dia de família ao redor da mesa para o almoço semanal, da conversa sendo posta em dia. De um mundo mais devagar, menos estressado, menos caótico. Quem trabalhava a semana toda, tinha no sábado de manhã o seu dia de compras. O domingo era da pelada, do parque, era da praia com a família, era da rede ver passar a tarde com você dentro balançando e cochilando. Era de ensinar coisas ao filhos: a pedalar, a jogar bola, a tocar violão. E nossas semanas tinham apenas 5 dias. 5 dias de aula, 5 dias de trabalho, em horário normal. Hora extra a noite, algo muito raro. Uma grande maioria podia tomar o café da manhã juntos, muitos almoçavam juntos e com certeza, quase todos jantavam juntos. O senso de família acontecendo todos os dias. Drogas, brigas, violências e mortes eram algo estranho, causavam muita comoção. Era uma época boa para ter e cuidar dos filhos. Para ter com eles conversas na varanda, vendo a noite passar. Era para eles conversarem com os amigos, sentados no muro, trocando de assunto a cada 5 segundos. Era para se curtir o momento, a vida, os amigos.

Que mundo você vai deixar para os seus filhos? É sua responsabilidade deixa-lo pelo menos da mesma forma que você o recebeu, por eles e pelos filhos dos filhos deles.

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. É Verdade Rogério, que saudades desse tempo em que os nossos pais ficavam descansados quando nós brincávamos na rua. Esse tempo infelizmente não volta mais e é um pouco assim por todo o mundo dito civilizado!!!!
    Hoje que sou menos jovem é uma preocupação com os meus netos...
    Ainda há dias comentava com a minha mulher, que quando vivi em Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, com 10 ou 11 anos, de bicicleta corria a cidade toda, hoje é impensável certamente, lá como noutros locais.
    Um abraço
    Filipe

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010