25 de agosto de 2010

O BRASILEIRO E A LEI

Amigos...

Porque o brasileiro é tão resistente a seguir as leis? Porque não respeitamos a lei como base da sociedade? A grande maioria da população simplesmente ignora as leis que deveriam pautar a vida de todos, regular as nossas relações e ajudar no crescimento do país.

A lei é algo quase sempre abstrato.  Existem leis para prever e resolver conflitos na grande maioria das situações. Mas elas não estão absorvidas completamente por todos. Pouca gente sabe que um simples sinal de trânsito é uma lei, e que uma placa de estacionamento proibido também é uma lei.  O primeiro define o exercício do poder de polícia da administração pública para ordenar quem e quando cada um deve passar na via, e o segundo, que em alguns lugares, não se pode estacionar. A grande maioria trata ambos como impecilhos a realização de suas tarefas diárias e não como algo destinado a ajuda-lo com elas. A lei existe para que cada um NÃO crie suas próprias regras e tudo isto vire uma bagunça!

Pouca gente sabe que uma carteira nacional de habilitação é uma lei. Ela garante que o motorista passou em um teste sobre conhecimentos das regras do trânsito e por isto está HABILITADO a dirigir um veículo automotor na cidade.  Hoje parece mais ADESTRAMENTO em resolver provas, porque é grande o número diário de violações das regras ensinadas, como se nenhuma fosse realmente aprendida.

Toda obra pública exige um conjunto de leis. Não se pode asfaltar, fazer ou alterar uma via, ou implantar uma ciclovia sem uma lei. A lei define a necessidade, onde e quanto deve custar a obra, de onde vem o dinheiro, e quem é o responsável pela execução e fiscalização.  Todas as mutretas que acontecem são desrespeito a estas leis.

Vivemos no país do "se todo mundo faz, porque eu não posso fazer".  E quem não faz ou reclama ainda é chamado de otário, visto como um fracasso. É a cultura do levar vantagem em tudo! E ainda reclamamos da situação que estamos, da violência em que vivemos, da falta de cortesia, educação, satisfação de vida. Quem reclama, também burla a lei, também estaciona em fila dupla, também fura sinal, empurra o carro para cima de ciclista, para na faixa de pedestres, etc.  Que país é este que vive da enganação, do logro, da malandragem?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010