18 de agosto de 2010

ENCALACRAMENTO NO FUTURO BREVE

 
Não precisa ser muito inteligente para perceber qual seria a solução para os engarrafamentos!
42 bicicletas estacionam no lugar de apenas 1 carro!
E 6 bicicletas cabem no espaço de apenas um carro circulando nas ruas.
Quer acabar com os engarrafamentos, use a bike!


Amigos...

Por conta de sua posição geográfica, Recife pode ser visto como um triângulo ou um semi-círculo. Tem um Norte, rumo Olinda; um Sul, rumo Jaboatão, e um Oeste, rumo Camaragibe. Para o leste só tem tubarão, a gente não vai pensar neles aqui!

O Centro é um ponto para o qual converge a grande maioria de uma forma ou de outra. E para isto, fazemos uso de alguns eixos, seja lá a forma na qual usemos para nos ajudar na locomoção. Para o Sul, temos a Imbiribeira e as avenidas de Boa Viagem. Para o Norte, o Complexo de Salgadinho, rumo PE15/BR101. Para o Oeste, a Caxangá. Estas seriam as naturais rotas ligando o centro aos extremos do Recife. Alguns anos atrás, lembraram que podiam fazer perimetrais, ligações entre pontos intermediários dos eixos principais. Cortariam caminho "por dentro" para evitar que todos tivessem que ir para o centro para mudar de direção. E assim surgiram várias conexões que só favoreciam o tráfego de carros com transporte individual. E já que facilitou, vamos comprar carro!

Mas o tempo passa, o tempo voa, e naturalmente, o IPI reduzido funciona numa boa! Aumentou tanto o número de veículos na cidade que só sobrou espaço para as motos! E mesmo ela, com grande número de novas nas ruas, começam a ter problemas de mobilidade.

Resumindo a conversa, do jeito que a coisa vai, estaremos todos olhando um para a cara dos outros preso em algum engarrafamento monstro qualquer dia destes. Ou criamos uma nova geração de superavenidas, "voando" por cima da cidade, enfeiando-a ainda mais, ou adotamos de vez o binômio transporte público eficiente e bicicletas integradas como modelo de mobilidade urbana.

Enquanto os lerdos da CTTU e da Grande Recife decidem onde vamos nos encalacrar amanhã, cabe a gente fazer alguma coisa para cobrar do Governador e dos Prefeitos, que façam algo para evitar isto! Participe então do abaixo-assinado CICLOVIAS JÁ e se ajude a evitar seu encalacramento automotivo. Mesmo você nunca tendo subido numa bicicleta na vida, vai ser capaz de entender que quanto mais gente pedalando, menos gente dirigindo, melhor o tráfego vai ficar. É isto ou pular no mar e ser "jantado", porque as alternativas mantendo tantos carros na via pública já acabaram faz tempo!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Até tento ir Às lojas do centro de BIKE mas onde guardá-las? A prefeitura deveria cobrar dos estaqbelecimentos, bicicletário com quantidade mínima para atender seus clientes, assim como, agora, para colocar placas das lojas, tem que ter um recuo minimo de tantos metros com tantas vagas para CARRO. Repito: pq n cobra-se bicicletário?

    ResponderExcluir
  2. Outra: cadê o rodízio de carro????
    Já tá na hora ou vai esperar PARAR de vez?

    ResponderExcluir
  3. Flávio. A verdade é que só existem 3 tipos de ciclistas: os muito pobres, os muito conscientes e os que pedalam por lazer. Os primeiros são muitos não costumam pedir nada, aceitam a "sina" deles como se fosse um fato consumado da vida! Os segundos são muito poucos, gritam e pedem, mas não conseguem se fazer ouvidos no meio de tantos pedidos. E os terceiros são muitos mais até que os demais, mas não usam a bicicleta no dia a dia, não sentem a necessidade dos bicicletários. Enfim, infelizmente, enquanto os 3 grupos não precisarem realmente, ou não aparecer um demagogo qualquer destes que resolva trabalhar pelos primeiros, buscando apoio nos segundos, e esperando a adesão dos terceiros, para implantar algumas ciclovias e alimentar o movimento, vamos estar esmolando e gritando, pedalando e olhando as coisas acontecerem sem as bicicletas passando! Obrigado pela visita, continue nos acompanhando, que esperamos um dia anunciar um planto cicloviário em IMPLANTAÇÃO no Recife! Antes de morrer, espero!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010