6 de agosto de 2010

VIOLÊNCIA URBANA...

Amigos...

Todos nós temos histórias de assaltos, conhecemos as faces que causam o mal, sabemos dos lugares onde ele é mais presente. Todos cobramos do poder medidas contra ele. A grande maioria se protege como pode. Somos todos crias da violência urbana.


E também somos isolados. Podemos ser atacados em uma parada de ônibus lotada e as pessoas fingem que não está acontecendo nada. A solidariedade é pouca, as pessoas podem até olhar para as outras mas não as enxergam, não as reconhecem como semelhantes. O indivíduo alcançou a máxima segregação espacial. Mas afinal, como é possível manter algum contato humano se tudo que pensamos é no isolamento. Nos isolamos nas nossas casas, nos carros, na vida. Criamos barreiras ao nosso redor, mantendo círculos de relacionamentos fechados, sem contatos. Solidarizar com estranhos virou invasão de privacidade. Ainda escutaremos uma vítima durante um assalto pedir a quem se aproximar para ajudar, que se afaste porque o ladrão é dela e ninguém tasca!

E nisto o carro tem uma enorme culpa. Ele ajuda a separar as pessoas em micro-núcleos, limita sua interação com o meio, segrega seus ocupantes mantendo-os isolados atrás de vidros negros, ar condicionado, toneladas de metal. As pessoas usam o carro para evitar a violência, mas ele conduz a violência na medida em que isola as pessoas. Sem a interação, qualquer um vira um estranho. Sem te conhecer, as pessoas acham que podem fazer o que querem sem pensar no próximo, sem respeita-lo. Para agirem com violência em um momento de raiva, frustração ou pressa, é um pulo! E bem pequeno!

Restringir o tráfego de carros para melhorar o tráfego e favorecer sistemas de transporte coletivo funcionais, implantar ciclovias, melhorar calçadas e sinalização, baixam o ritmo alucinante e desenfreado que só favorece o isolamento e a violência urbana. Aproximam você e seu vizinho, do seu colega de ônibus, do ciclista que passa. Vai trazer todos para o plano humano de ser, retirando esta mística do "eu tudo posso no meu carrão" e melhorando o respeito, a interação, a qualidade de vida e a amizade entre os cidadãos. Recife merece algo melhor do que está ai!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Caro Rogério, aí um assunto que me preocupa! O que presencio é o aumento cada vez maior da violência nos centros urbanos.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010