Amigos...
O RIO DE JANEIRO continua lindo... e agora vai ter ciclovias INTEGRADAS AO METRÔ! Notícia do G1 sobre as novas licitações em andamento para construção de ciclovias voltadas para o uso da bicicleta como meio de transporte integrado na cidade, deixa claro o que todo mundo já sabe (menos o pessoal da Prefeitura do Recife): as cidades do futuro não poderão abrir mão do uso da bicicleta como meio de transporte. E o RIO, sempre antenado com as novas tendências do planeta, e puxando pela vocação natural de Cidade Maravilhosa, vai mostrando isto de forma bastante incisiva! O Rio tem hoje cerca de 150 quilômetros de ciclovias e espera ter cerca de 320 quilômetros em 2012. E olhe que a cidade não é tão plana quanto Recife. Vai que é por isto que estão implantando tantas ciclovias, porque além de pensar cartesianamente (no plano), eles pensam em 3 dimensões, incluindo o tempo poupado, ou a melhora da qualidade de vida dos seus cidadãos!
Enquanto isto, em Recife, penamos para a prefeitura soltar dinheiro para VARRER, RECUPERAR e FAZER alguma coisa com as ciclovias existentes, TODAS SEM PÉ NEM CABEÇA, começando no nada e levando a lugar nenhum! Integra-las com o METRÔ ou SEi, colocar bicicletários e paraciclos na cidade, melhorar a sinalização e a fiscalização nelas, SONHOS POR ENQUANTO!!! ACORDA PCR!
Assine o CICLOVIAS JÁ e mostre que você também não aguenta mais governos que só pensam em carros! Precisamos de governantes que se lembrem que estimular ciclovias significa mais do que apenas facilitar o transporte das pessoas. Reduz o estresse, melhora a saúde, combate a obesidade, diminui a quantidade de carros nas ruas ajudando a fluir melhor o transporte público, melhora o ar e o humor da cidade. Chega de ficarmos pensando apenas em cicliovias de lazer! Queremos formas de usar a bicicleta no dia a dia, para qualquer canto da cidade! 2012 está ai, e pode ter certeza que o atual prefeito, SEM FAZER NADA ATÉ AGORA, vai ficar CHUPANDO UM DEDO BEM GROSSO! Meu voto vai para quem mostrar que fez e vai fazer mais alguma coisa para ajudar a tantos trabalhadores que usam a bike no dia a dia, arriscando a vida e a integridade, lutando contra uns cabeças de vento da administração pública da cidade!
COMENTEM!!!
31 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DE OLHO NA BIKE
Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!
Enquanto isso, Rogério, aqui em Brasília:
ResponderExcluirhttp://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1616356-10040,00-EPTG+NAO+TERA+MAIS+CICLOVIA.html
É uma das mais importantes vias do DF, que está sendo totalmente reconstruída, ampliada, com a criação de faixas exclusivas para onibus, vias marginais, viadutos, etc. No projeto inicialmente divulgado pelo corrupto Governo do DF, havia a construção de uma ciclovia com quase 16Km, ligando a maior cidade-satélite do DF, Taguatinga, a alguns poucos quilometros do centro de Brasília, passando por outras cidades.
O retrocesso mais estúpido já visto nessa cidade. E olha que não são poucos.
Agora, pergunto-me, se não irão construir agora que estão refazendo a via, será que depois param tudo para inserir uma ciclovia?
Márcio... em muitas situações o ciclista urbano, que usa a bike no dia a dia é uma minoria completamente apagada e sem vontade ou esperança. Em Toronto, Canadá, atropelaram um ciclista e no dia seguinte, 10.000 ciclistas foram pedalando até o centro e PARARAM. Simplesmente, o trânsito não andou, a cidade parou e teve de engolir em seco. Durante as semanas seguintes, todos os motoristas pensaram duas vezes ao ver um ciclista: passavam longe! Se os ciclistas de Brasília, Recife ou qq outra cidade do país ao ver uma notícia destas, fizesse um FLASH MOB na frente da sede do governo, isto por si só já seria notícia. O problema é que a gente ainda tem uma ditadura forte, e o governo do DF ia simplesmente mandar a polícia baixar o cacete e prender todo mundo, e ficaria por isto mesmo. É um assunto para ao MINISTÉRIO PÚBLICO DO DF, que tem a obrigação legal de atuar neste direito difuso, mas que tb se omite. No fim, o que temos que fazer é engordar a nossa causa ciclistica e um dia ter gente bastante para peitar esta politicagem sacana! Vamos acreditar e continuar pedalando!
ResponderExcluirOlá Rogério, O Rio de Janeiro me parece ser algo peculiar nesse avanço cicloviário porque existe um grande público que utiliza a bicicleta de forma mais consciente e exigente. Meu ponto de vista é que não basta termos grande número de usuários, obviamente isso é importante e relevante, mas precisamos de uma consciência com 'qualidade cultural' para exigir direitos. No fundo, vejo que muitos políticos andam por aí fazendo seu papel certinho (enganando o povo e realizando seu papel de ladrãozinho safado e disfarçado). Portanto, eu acredito que quem deve mudar em número e qualidade é o eleitor, sobretudo, se for ciclista. Um abç.
ResponderExcluir