26 de agosto de 2010

RECICLAGEM E BICICLETA...

Amigos...

Recentemente havia pensado que seria possível a construção de quadros de bike com PET reciclado. Para os que não conhecem, o PET é a matéria-prima muito usada em garrafas e que tem aparecido como vilã da poluição ambiental. O volume consumido de garrafas é altíssimo, e apesar de ser um material reciclável, os brasileiros jogam grande parte no lixo comum.  Bem, reciclagem é um tema que sempre me interessou, talvez pela minha formação em Engenharia de Materiais (Plásticos!) e minha experiência com Polietileno(PEAD) e Polipropileno (PP), seus usos, e claro, seus abusos.  De qualquer forma, um par de meses atrás comecei a pensar na possibilidade de me dedicar a conseguir meu doutorado em Engenharia de Materiais, estudando exatamente o efeito de contaminantes do processo de reciclagem do PET, com o objetivo de obter um material estrutural para uso em ... quadros de bicicleta!  O PET quando é coletado no lixo e levado a reciclagem arrasta vários contaminantes, inclusive as tampas em PEAD, rótulos em PP, restos de todo o tipo de materiais que vão juntos, como tampas de caneta, embalagens de desodorante e shampoo, e por ai vai.   O material quando não está contaminado é usado em pequenas peças rígidas como interruptores de luz, mas não encontrei nada sobre peças grandes.  Estava em curso um levantamento bibliográfico sobre o assunto, equilibrado nos intervalos dos meus estudos para o MPU. Quem sabe rolaria uma possibilidade na UFPE ou na UFCG.

Hoje porém fiquei triste e ao mesmo tempo feliz. Triste porque acabo de descobrir que alguém já pensou e fez os quadros de PET reciclado. Feliz, porque a idéia deu supercerto. Bom quando você descobre que uma idéia sua deu certo, mesmo quando não é com você!  Olhem o vídeo a seguir e vejam que beleza!


Fonte BOM DIA BRASIL, site da Globo.


Espero que ele seja bem sucedido em tornar o produto comercial, porque mais que um simples aproveitamento de materiais, um projeto destes se destina a limpar parte da sujeira que os plásticos fazem. Quem tiver mais notícias, mande para mim que quero acompanhar o assunto!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Eu assisti esse video de manha e fiquei curioso pelo preço, entrei no site do juan muzzi mas nao encontrei nada.
    Estava pensando em trocar meu quadro e achei fantastico esse quadro rs
    Iria ser massa.
    Nos falamos
    aquele

    ResponderExcluir
  2. Que beleza ... ja comecei a juntar as pets la em casa ... assim quem sabe se eu levar pro uruguaio a materia prima, ele nao me da um desconto no quadro!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010