21 de maio de 2009

MALAS, BOLSAS E OUTROS PORTA-TRECOS!


Amigos...

A bicicleta é um veículo essencial. Não pelo que vocês estão pensando, saúde e outros benefícios. Mas porque é estruturalmente "pelado". Não existe um banco do passageiro aonde você possa jogar seu celular e carteira. Não temos um porta-malas para carregar um pneu step e ferramentas. Sem falar que não teríamos pernas para puxar um se ele existisse!

Como ciclistas, dependemos de bolsas e alforges para carregar os trecos essenciais e não tão essenciais. Alguns apelam para as cestinhas na frente do guidon. Outros para bicicletas de carga, com uma bandeja na frente com maior capacidade de carga. Mas a maioria apela mesmo para bolsas, mochilas, pochetes e outros artefatos presos ao corpo e a magrela!

Essencialmente, precisamos pensar no que vamos carregar, qual o volume e peso que será transportado, e finalmente, qual grau de segurança patrimonial deve existir na bolsa/alforge.
E tal como um peregrino que parte em uma jornada longa, se aquilo que vamos transportar é essencial ou não para sua vida. Cada um carrega na vida as cargas que consegue suportar. Assim também como ciclista, é preciso um certo despreendimento, descobrir como se virar sem aquele shampoo anti-caspa ou creme hidratante! :))

O assunto torna-se complexo quando você passa a usar a bicicleta para tudo, passeios, pequenas viagens, grandes viagens e também para o trabalho. Não se pode dispor de um equipamento único. E temos de pensar se aquilo que vamos carregar é frágil ou não, se pode se molhar ou não, e finalmente, se você pode ou não passar sem aquilo, já que por menor que seja, vai sempre acrescentar algum peso nas suas pernas.

As melhores opções são dedicadas. Você escolhe um alforge maior para uma pequena viagem de bike. Uma mochila pequena quebra o galho no dia a dia, indo para o trabalho. Uma pochete, para um passeio em um dia de sol. Saber escolher o implemento certo, ajuda você a pedalar mais e melhor, sem exigir mais de você do que o necessário, deixando tempo e energia para que você possa apreciar o doce prazer de pedalar.



COMENTEM!

2 comentários:

  1. Rogério! Cheguei agora do Coruja, conversamos (tbm minha irmã Bruna) sobre a viabilidade ir de bike trabalhar...
    Vim conhecer seu blog e estou achando Fantástico!
    A qualidade do conteúdo, as reflexões, os links para os produtos, a amplitude que mostra como a bicicleta pode ser um meio de transporte REAL nas nossas vidas...!
    PARABÉNS MESMO!!
    Vou ler mais (do que está escrito e que ainda há de vir!) e tentar fazer minha parte nessa "missão".
    Um abraço, com orgulho de criaturas como você,

    Juliana Alencar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos comentários Juliana. Espero que vc continue aproveitando bem o blog.
    Vc já descobriu a tabela de passeios ciclisticos dos grupos de Recife, http://pedalandoeolhando.blogspot.com/p/recife-pedalando.html
    Ou então já viu fotos dos passeios do APS, Corujaqueira e meus mesmo em Recife, http://pedalandoeolhando.blogspot.com/p/diarios.html
    Eu também mantenho outros 2 blogs: o PEDALANDO EM RECIFE, http://pedalandorecife.blogspot.com/ , com cicloinfraestrutura da cidade; e o GALLUS BIKETOUR, com minhas aventuras pessoais, explorando Recife e Cercanias, http://gallusbiketour.blogspot.com/ .

    Vc também pode acompanhar os posts e o andamento dos blogs no Twitter: @Pedalar_Olhando onde aviso sobre novos posts, comento assuntos importantes para os ciclistas da cidade. Participe!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010