21 de julho de 2010

PORQUE O RISO?

Amigos...

Tem momentos que não entendo a natureza humana. Porque se ri de uma pessoa que está empurrando uma bicicleta com pneu furado, de capacete e luvas? Qual a graça nisto? O que motivaria alguém a rir de algo tão aborrecido como um pneu furado?! Ou seria de estar usando o capacete numa cidade em que muitos pedalam sem? Ou será porque estava vestido normalmente, só acrescentando o capacete e as luvas e isto me faz diferente?

A grande maioria da população deixou de respeitar os outros, tudo e todos são motivos para chacota, riso, deboche! A vida dos outros é uma seara a ser explorada, devassada, intrometida. É um dos pontos fracos do nordestino. Que temos uma educação social fraquissima todos sabemos. Somos capazes de tolerar gente jogando lixo nas ruas, urinar em locais públicos, e não respeitar idade, deficiência, fragilidade. E desrespeitar o ciclista então?! As pessoas acham que pedalar é coisa de pobre e ponto! Daí derivam todos os comportamentos, de um motorista irresponsável até a falta de investimentos em cicloinfraestrutura.

O pior é que estão errados. Dentre a grande quantidade de ciclistas que temos, estamos cheios de médicos, engenheiros, advogados, POLÍTICOS, administradores, juízes, professores, e muita gente da classe média e alta. E mesmo sem grandes bicicletas, porque investir em terra cheia de ladrões é besteira, são em grande parte formadores de opinião. São pessoas que mesmo usando carrões para o trabalho, sonham e muito ao ver um ciclista passar. Sonham com o dia em que a cidade terá uma vasta rede de ciclovias, em que todas as empresas, shoppings e mercados terão bicicletários, em que a bicicleta que ele tanto gosta de usar no lazer possa vir a ser usada para o trabalho, para levar os filhos na escola, para ir ao cinema, ao teatro, a praia! Isto sim deveria ser motivo de alegria.

Sonham... com o dia em que o povo de Recife deixar de ser tão provinciano e passe a considerar as pessoas pelo que elas são e não pelo que elas aparentam NÃO ter quando estão em cima de uma bicicleta, pobres mesmo sem ser! Até lá, tem vários vôos para a Europa, para Paris, Barcelona, Amsterdam, Copenhagen. E enquanto a pobreza moral e educacional perdurar, se não dá para pedalar tranquilo por aqui, quem sabe se nas férias por lá não dá para tirar o atraso?!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Caro Rogério, concordo com suas palavras em grande parte, embora preciso ressaltar que essas desqualificações não estão a cargo de uma região em nosso país. Já percebi "in loco" coisas piores quando estive pelo sul, sudeste e centro-oeste também. Encontramos gente desse tipo em todas as partes do mundo, infelizmente, em maior ou menor quantidade. A grande chave para novas mudanças é : Educação e Escola.

    ResponderExcluir
  2. Ih, foi mal nessa hein... Seu texto deixa implícito que pode-se chacotar os pobres, por serem pobres simplesmente talvez.

    Se liga, é a última vida. ;)

    ResponderExcluir
  3. RR... Se vc percebeu isto, desculpe, não foi esta a intenção. E não era o pobre que estava sendo chacotado, mas aquele que optando pela bicicleta é associado ao pobre e portanto, que alguns neanderthais "civilizados" transformam em alvo de chacotas. Não concordo com nenhum tipo de discriminação, muito menos a quem precisa. E concordo com o DJ, a solução é reinventar o respeito e a tolerãncia, pela educação e a escola.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010