24 de abril de 2009

CICLOVIAS OU RESPEITO? DO QUE PRECISAMOS?

Amigos...

A resposta não é que precisemos das ciclovias. Muitos países têm ciclofaixas e ciclovias, mas não é necessário que tenhamos estes "mobiliários urbanos" para podermos circular com tranquilidade em nossas bicicletas. Segregar um grupo, confinando-o a parte do espaço público nunca é uma boa opção. Precisamos sim é de respeito, respeito pelos seres humanos que pedalam ao seu lado, pelas pessoas e indivíduos que são e representam.

Tenho visto inúmeras mostras de respeito e desrespeito com os ciclistas nestes 8 meses de minha nova fase de ciclista. Pedalo por toda a cidade, e vejo que não existem regras, nem mesmo estatísticas que possam dizer que esta ou aquela categoria de motoristas é a que mais agride o ciclista. Já vi muitos ônibus dando passagem sem reclamar, e vários jogando por cima ao passar; taxistas, motoristas de domingo, mulheres, idosos, executivos... todos a mesma coisa. Gente da cidade, gente do interior todos agindo de acordo com os próprios princípios de respeito. Não somos uma classe especial.

Nós, ciclistas, somos apenas mais um grupo submetido aos problemas da vida moderna. Stress ambiental, crises, problemas pessoais, etc... isto é o que nos joga uns contra os outros. Isto é o que faz você não prestar atenção aquele ciclista saindo de uma rua e joga seu carro por cima. Não sou inocente, sei que tem quem faça isto por maldade mesmo. Mas são muito menos do que pensamos. A maioria são de pessoas presas as suas vidas cheias de problemas, como pagar contas, resolver aquele problema com a ex-esposa ou o chefe. São as ansiedades da vida "moderna"...

Aproveite e veja o outro lado. O lado do motorista cheio de problemas, correndo para resolver um problema na escola do filho ou apenas por que gosta de correr mesmo, afinal gastou tanto dinheiro incrementando aquele gol bola... pra que mesmo? Para poder correr, encher as estradas com velocidade, correndo e fugindo por alguns instantes da vida que leva, dos problemas que tem, do vazio que surge em sua alma quando para... quem leva a vida mais triste?

Por isto, quando estiver pedalando, tenha pena e piedade destas almas vazias e destroçadas, distribua e retribua com sorrisos e agradecimentos, ironias se for algo mais grave, mas nunca com agressão. Isto só vai reforçar uma imagem positiva de todos os ciclistas, criando um ambiente positivo de interação e preocupação destas almas perdidas e vazias conosco, entes mais frágeis do tráfego! Acreditemos no melhor, sem nos descuidar do resto.

E com certeza, isto é mais barato e mais eficiente que construir quilometros de ciclovias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010