8 de abril de 2009

DEU NO TREEHUGGER

Amigos...

Para os que não acreditam que um dia teremos de abrir mão dos carros, pelo menos em grande parte de nossas vidas, observem o que está acontecendo pelo mundo...
Just as we're getting excited about China's drive towards electric vehicles, Beijing has announced it will extend the car restrictions that began ahead of the Olympics, reducing the city's fast growing private car population by a fifth every day.

Officials have said the restrictions have already kept emissions down by 375 tons daily, or 10%. And a new measure to extend a ban on high-polluting cars and trucks from the center to cover the whole city will save a similar amount, it estimated, meaning a total reduction of about 750 tons of emissions, or 20 percent. This isn't a permanent fix for Beijing's traffic woes, but it's one of the best hopes for cleaner air in the short term.
ORIGINAL: http://www.treehugger.com/files/2009/04/beijing-extends-car-ban.php
Para os que não entendem inglês... uma tradução livre...
Bastou ficarmos excitados com o direcionamento da China para os veículos elétricos, Beijing [Pequin!] anunciou que extenderá as restrições ao uso dos carros que começou nas Olimpíadas, reduzindo o RÁPIDO CRESCIMENTO da polulação automotiva a metade de cada dia. Os oficiais afirmaram que as restrições já reduziram as emissões em 375 toneladas diárias, ou seja, cerca de 10%. E uma nova medida vai extender o banimento dos carros altamente poluentes e os caminhões do centro para cobrir toda a cidade economizando quantidade similar, representando uma redução de cerca de 750 toneladas de emissões, ou seja 20%. Esta medida não resolve permanentemente o problema de tráfico de Pequin, mas traz uma esperença de ar limpo em curto prazo. [TRADUÇÃO BEM LIVRE, MESMO!]...
Mas do que isto, o APOCALIPSE MOTORIZADO, blog de Sampa, dedicado ao cicloativismo, tem mostrado que enquanto a riqueza produz melhores condições de saúde, o mesmo não ocorre com a mobilidade humana. Quanto mais ricos, maior o número de veículos ocupando o espaço da cidade, e mais tráfego, menos estacionamentos, custos mais altos, e menos mobilidade. É uma coisa lógica que qualquer pessoa mediana consegue entender, ruas e avenidas não são elásticas. E nem se pode pretender que o poder público saia pondo abaixo bairros e mais bairros para criar novas avenidas mais largas. A solução, que vai ser posta em prática qualquer dia destes, é o poder público ESTADUAL criar uma TAXA PARA USO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES [TUVA !!!]. Algo como o sistema que JÁ EXISTE EM LONDRES, que obriga a quem passa rumo ao centro a pagar um pedágio, CARO, CONTÍNUO e AUTOMATICAMENTE. Em futuro próximo, o centro do Recife, e alguns bairros e locais mais complicados de tráfego serão cercados eletrônicamente, com sensores. E os carros todos receberão o chip para identifica-los, um transponder. Passando lá, no final do mês chega a conta para pagar. Não pagar, não registra o carro. Em um futuro ainda mais distante [espero que nem tanto assim!] toda a cidade estará cercada de sensores, e vc comece pagando na porta da sua casa até o seu destino. O dinheiro poderia financiar o Metrô, os Metrôs de superfície, as ciclovias da cidade, todos os bicicletários necessários, e ainda ajudar a empresas que quisessem promover a construção de chuveiros públicos, transporte de massa, etc.

Leia também matéria na ABRIL.COM.

Acredite, por pior que isto lhe pareça hoje, o aquecimento do planeta e nossa saúde vai lhe agradecer DEMAIS! Boas Pedaladas!!

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DE OLHO NA BIKE



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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010