18 de abril de 2009

O QUE NEM SEMPRE SE VÊ...

Amigos...

Quando comprei minha bike, a VIÚVA NEGRA, passei a frequentar as oficinas da cidade. Foi um tempo de adaptação aos cuidados gradativos com a bike, limpando por fora, sem entrar de cara no sistema motriz, algo como lavar a carroceria do carro, mas sem nem olhar para o motor.

Ai comecei a enfrentar filas, algumas oficinas sempre cheias, com prazos longos de devolução da bike revisada. Resolvi que sendo ciclista pensando em um dia virar cicloviajante, precisaria aprender a cuidar da bicicleta sem precisar ter sempre um mecânico por perto. Afinal, quando garoto e até o começo da adolescência, eu nunca tinha levado minhas bicicletas para manutenção assim dia a dia. Só quando era algo mais grave. De resto, eu mesmo desmontava, limpava e remontava. Claro, eram modelos mais simples. Mas eu tb tinha menos conhecimento sobre manutenções em geral!

Foi assim que comprei alguns acessórios imprescindíveis para fazer a limpeza, escova pequena com cabo longo, tipo uma escova de dente para boca de leão(heheh), um borrifador para querosene, um par de luvas de mecânico e muitos trapos que completam o esquema. A cada 10 dias, ou depois de pedaladas que deixam o equipamento muito sujo, eu espero que a lama ou areia seque, removo com o pano macio e seco o que ficou grudado deixando o corpo dela limpo. Nas catracas, eu uso a escova e o borrifador de querosene, removendo o máximo de sujeira e pó preso pelo óleo, aquele grude preto. Escovo tudo com bastante querosene, de forma a carrear toda a sujeira para os trapos. O querosene chega preto no jornal que ponho por baixo. E as catracas ficam limpas, como novas. Escovo também a corrente, por cima e por baixo, sempre com querosene... troco a catraca e limpo a que ficou escondida. Escovo a bandeija das coroas, removendo toda a gosma preta, e tb as peças do câmbio, tanto traseiro quanto dianteiro. Por fim, limpo as rodas e os raios com o mesmo trapo, agora cheio de querosene. Os cromados ficam com um filme de querosene que protege da maresia.

Finalizando, depois de limpar tudo, eu lubrifico a corrente e ponho tb uma gota de óleo em tudo que se mexe - eixos dos câmbios, ponto de contato com os cabos, eixos de suporte das sapatas de freio, etc.

Em tempo, li e reli vários sites na internet sobre como limpar sua bike. Não existe um consenso. Alguns chegam a usar bastante água e detergente comum primeiro no corpo, e só fazem a limpeza do conjunto motriz desmontando e lavando peça por peça... uma coisa realmente IRREAL para quem usa bicicleta diariamente. De vez em quando, realmente mando a bike para dar uma geral em uma boa oficina, mas não sou atleta de competição, não tenho a necessidade de manda-la após cada uso! Assim cheguei ao meu esquema, que tem funcionado muito bem!

É muito recompensador ter a bicicleta toda limpa, mesmo sabendo que no dia seguinte, ela vai tomar chuva, lama e sujeira de novo!

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010