29 de julho de 2009

NÃO TEM LEI, MAS PRECISA TER ORDEM!

Amigos...

Algumas normas para quem pedala deveriam ser escritas e ensinadas obrigatoriamente. Quem comprasse uma bicicleta deveria receber uma cartilha com a forma correta de pedalar nas ruas, e se continuassemos a encontrar gente pedalando na contramão, pedalando na faixa de alta velocidade, atravessando no sinal vermelho entre outros "jeitinhos", o nosso JEITO seria multa e apreensão da bicicleta. Cada ciclista deveria pedalar com a sua identidade e comprovante de endereço. A multa precisaria ser paga para liberar a bicicleta. Isto já iria motivar os ciclistas a não quebrarem as regras básicas.

Mas por outro lado, teríamos que expandir estas regras, incluindo formas de contornar certos problemas que acontecem no dia a dia do ciclista, e que evitaria que cada ciclista criasse suas próprias regras de trânsito. Estas "criações" normalmente não são percebidas pelos motoristas, e se tornam verdadeiras armadilhas para o ciclista, que acreditando estar fazendo a coisa certa, pode vir a ser pego por um motorista ou motociclista mais afoito e envolvido em um acidente grave! É preciso sempre praticar uma pedalagem defensiva. Proteger a si próprio é o primeiro dever do ciclista.

Abaixo uma pequena lista das situações problemáticas que encontramos no nosso dia a dia. É uma lista de exemplos, que pode ser acrescida com os seus comentários.
  1. ENTRAR A ESQUERDA EM CRUZAMENTOS DE GRANDE FLUXO - esta é uma das principais dificuldades do ciclista, mesmo com sinalização luminosa e períodos de travessia de pedestres que podem ser usados por ele como uma forma de contornar o risco que é realizar esta passagem. A boa técnica manda descer da bicicleta, e atravessar no sinal de pedestres empurrando-a. Como não é lei, ninguém faz isto. Uma simples alteração da lei no que tange aos sinais luminosos e de pedestre, seria incluir o ciclista, entendendo ser ele também uma parte frágil e lenta, no rol de quem pode fazer uso do tempo do pedestre para atravessar o cruzamento e entrar a esquerda na transversal, desde que dando a óbvia prioridade ao dono da faixa.
  2. QUANDO ENCONTRAR ÔNIBUS PARADOS NO PONTO - nós sempre andamos pelo mesmo local que os ônibus precisam para exercer a sua função. Precisamos entender que estamos dividindo o espaço e procurar não atrapalhar. É preciso lembrar que o ônibus está transportando muito mais pessoas que a sua bicicleta e portanto, tem prioridade. Estar atento e evitar estar nos pontos quando vêm os ônibus é a solução mais prática. Agradecer ao motorista se ele esperar você passar, é o ideal. NUNCA, repito, NUNCA ultrapassá-lo por fora. Se preciso, pare atrás mas distante dele, e junto ao meio fio, procurando ser visto pelo retrovisor do motorista. Não existe uma forma legal de contornar isto. Mesmo que tivessemos uma faixa compartilhada, estes procedimentos ainda precisariam ser observados. A única alternativa para eliminar o problema seriam mais ciclovias. Ou se você for experto, você mesmo descobre caminhos alternativos onde não passem ônibus. Pensar é muito importante para manter a vida do ciclista!
  3. USANDO AS PONTES E OS VIADUTOS - como são equipamentos urbanos mais estreitos que as vias que os alimentam, algumas pontes e viadutos aqui em Recife têm o defeito de esquecerem que ciclistas também os usam. As vias são tão estreitas que andar seguindo a regra de manter-se a 1 metro do meio-fio e os carros mantendo 1,5 metros de você é impossível. Dois exemplos: a descida da ponte do Derby na Praça do Internacional e a descida da ponte da Capunga no lado da Faculdade Maurício de Nassau. Nestes sentidos ambas só têm uma pista. Aqui esta regra de distâncias NÃO DEVE SER SEGUIDA. Andar pelo lado da faixa, junto ao meio-fio dá ao motorista que vem atrás a falsa sensação de que tem espaço para ele meter o carro dele. Se encontrar outro vindo no sentido oposto, a tendência natural dele será jogar o carro contra você. Peite o tráfego com segurança, sem atrasar demais quem vem atrás, mas garanta seu lado, indo pelo meio da faixa. Igual problema pode ser vivido por quem atravessa a ponte do Carrefour sentido Torre-Parnamirim. Na descida, a via se bifurca com muito tráfego de acesso ao Hiper e ao Shopping Plaza. Descer pelo canto da pista, é certeza de ser imprensado pelos carros na descida. Adote uma postura firme, desça a velocidade moderada, mas vá pelo meio da faixa da esquerda, deixando espaço para qualquer imprevisto. Se tiver muito receio, o sinal que fica em frente ao Carrefour segura um pouco o volume dos carros periódicamente. Espere diminuir e siga em frente pelo meio da faixa. Uma solução legal para isto é difícil. Uma alternativa seria pintar uma ENORME parte da pista PROBLEMÁTICA com os dizeres: TRÂNSITO COMPARTILHADO - DIMINUA A VELOCIDADE e colocar símbolos de carros, ônibus e bicicletas. Pelo menos ajudaria a lembrar a todos que o ponto é crítico!
  4. PASSANDO PELOS ENGARRAFAMENTOS - Acreditem ou não, é o nosso paraíso! Com os carros parados, conseguimos passar sem grandes problemas. Porém observe que nestes momentos, são os motociclistas que passam dificultar nosso fluxo. Como eles também podem se espremer entre os carros, muitos optam por fazê-lo junto ao meio-fio, onde nós estamos passando, devagar e sempre. E além disto, engarrafamento sempre traz muito estresse aos motoristas que ficam mais sensíveis, buscando alternativas para fugir, imprensando o carro em qualquer espaço mínimo que o caiba. Nestes momentos, esteja mais atento, pedale com segurança, e mantenha-se no canto da pista, para que uma eventual liberação do tráfego não o pegue de surpresa. Surgindo algum impedimento na via que o obrigue a contornar um carro parado, por exemplo, procure avisar ao motorista de sua intenção ANTES de executar a manobra. Qualquer movimento simples com o carro pode derrubar você e causar grandes danos. Como em todas as vias onde deveríamos ser claramente definidos como co-usuários e não somos, a lei deveria criar mesmo faixas estreitas pintadas de azul, sinalizando ao motorista que a via é compartilhada. Isto não iria resolver todos os problemas, mas nos daria pelo menos voz e vez na hora de reclamar invasões no espaço que nos é destinado!

Bom, foi isto que surgiu. Ficou um pouco longo mas acho que ficou legal!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Pode crer meu velho... todos os comentários mais que válidos!!!

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  2. É isso aí, cada um fazendo sua parte com Bom Senso e respeito as Leis existentes, todos saem ganhando.

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OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010