11 de abril de 2010

E O PAU COMENDO!

Amigos...

Existem muitas formas de conseguir qualquer coisa, inclusive valer nossos direitos. A via do confronto é uma. A via da negociação é outra. Eu nunca fui muito de brigar, sempre fui habilidoso com o papo, resolvia minhas discussões na conversa. E com minha "massa muscular", não faltam argumentos, mesmo que nunca tenha precisado usá-la! A gente pedir uma força não é vergonha. É uma questão de educação. Gentileza é muito confundido com fraqueza, educação doméstica com fragilidade. A gente tem direito, nunca deve abdicar de cobra-los, mas partir para a ignorância do zero é uma falta de educação sem par! E não é justamente isto que combatemos, o uso da força em vez da educação? O uso das 2 toneladas do carro contra nossa fragilidade ciclística? O uso da velocidade grande dele para nos empurrar para fora da via?

Passei 20 anos na Bahia e hoje descubro que a cidade em que cresci e me fiz gente é uma cidade de mal-educados crônicos. Hoje em apenas 8 km de pedal peguei 5 infrações graves de motoristas, furando sinais, entrando na contramão ou em cruzamentos proibidos. Já me acostumei com a enorme quantidade de gente que não pede um simples por favor ao tentar passar, não agradece os outros por uma gentileza, não tem um pingo de educação BÁSICA, DOMÉSTICA, DE CASA! Será que nestes 20 anos deixamos de ter mãe? Ou as mães daqui esqueceram de puxar as orelhas do povo e ficou todo mundo bruto, rústico, mal-educado! Ou então é tudo filho de chocadeira!

Parece que em algum lugar puxaram a tomada da vergonha, da falta de educação, do descaramento. Tudo hoje é para ser agressivo. Não se faz mais alguma coisa sem ter de considerar a agressividade. Carros tem design "agressivo". Empresa precisam ser mais "agressivas" no mercado.

Depois não sabem como tem tanta violência e brutalidade nas ruas. Como ter paz se tudo que fazemos estimula a matança! A paz começa em cada um. Cada um precisa refletir sobre o que faz, sobre as opções e "lutas" que participa, enxergando até que ponto está indo e até que ponto deixa de ser humano e passa a ser bicho, matando para não morrer.

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Ihhh rapaz, vc ainda tem massa muscular pra intimidar, e eu que nem isso tenho...é ruim hein! Ficar dependendo da educação alheia é coisa para países com centenas de anos investidos em educação! Temos que continuar insistindo na evolução dos últimos "Homem de Neanderthal" brasileiros sobreviventes!

    ResponderExcluir
  2. DJ, serve quando preciso, e creio que o tamanho do conjunto bike quadro 21 comigo em cima, inibe um pouco - "EU NÃO QUERO AMASSAR MEU CARRINHO QUERIDO BATENDO NAQUELE 'ARMÁRIO' CICLISTICO!"..E não porque eu sou humano e preciso ser respeitado como todos! Mas eu tb não dou mole. Quando só tem uma faixa: ando no meio, não dou espaço para um carro "achar" que pode passar emparelhado. Quando uma ponte ramifica na saída, sigo pelo meio da faixa, indicando meu sentido OSTENSIVAMENTE, etc... como motorista, ciclista ou pedestre, eu pratico direção defensiva. Só nos defendendo a todo momento, podemos esperar chegar em casa vivos!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010