2 de agosto de 2010

MEA CULPA...

Amigos...

Somos CIVILIZADOS! Esta é uma premissa para quem está lendo este post. Você acessa a internet, lê sua Veja toda semana, assina o jornal, e vê TV. E com tudo isto, ainda tem quem escorregue na educação doméstica?!

Ora, você sai para pedalar, em um belo domingo de sol, atravessa comunidades e não dá um único bom dia?! Afinal, você não acordou ao lado daquelas pessoas, e elas não são seus desafetos para não merecerem ao menos um bom dia, delicado e cortês, de preferência acompanhado de um sorriso sincero! Isto não dói nada, e você vai ficar mais feliz, acredite, funciona!

Não creio que meus leitores sejam filhos de chocadeira, portanto todos nós tivemos educação doméstica. Nossas mães puxariam nossas orelhas, se fossemos tão grosseiros com as pessoas ao nosso lado! Ou estou errado? Mas será que o mundo louco em que nos colocamos está nos fazendo esquecer nossa civilidade? Seria a carrocracia, a louca corrida pelo ganha-pão, a desenfreada busca pelo alívio entorpecedor que a indústria do entretenimento te coloca que te faz esquecer as regras básicas do bom convívio. Afinal você está de certa forma 'invadindo' as cercanias daquela comunidade, ocupando a manhã de domingo delas com "aquele bando de ciclista maluco" com que somos descritos. Mas ao mesmo tempo estamos crescendo, expandindo a nossa realidade sobre o Recife ao pedalar por lá. Temos de ser melhores do que aqueles que se refugiam em suas "latinhas" móveis, porque queremos reconquistar o espaço que todos nós perdemos para elas! E parte disto é ser educado, ser polido, ser e fazer diferente, para recurperar o ser gentil perdido para o carro, e respeitar o espaço e a privacidade das comunidades por onde passamos.

Portanto, quando sair para pedalar pela cidade se lembre de dar um bom dia, uma boa tarde, de esperar que o pedestre atravesse na faixa, de ter paciência com todos. Precisamos dar o exemplo sempre. Só assim conquistaremos a opinião pública e reaveremos o nosso espaço no trânsito e na comunidade! Seja gentil!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Prezado Rogério, recentemente descobri seu blog e tenho lido frequentemente. Ótimos textos, parabéns.

    Estou pensando em começar a pedalar e gostaria de saber se você me recomenda algum lugar para comprar uma bicicleta aqui em Recife, não quero a mais cara nem a mais barata. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  2. Carolina, Recife tem bons lugares para comprar uma bike. O mais importante é você pensar bem no que você vai fazer com ela. Eu sempre pedalei enquanto morei em Recife. Mas passei 20 anos fora e depois que voltei achei que iria comprar uma bike para fazer um passeio por semana, e nem toda semana. Investi cerca de 650,00 numa bicicleta mais ou menos. Hoje, 2 anos depois, rodo entre 70 e 120km por semana, já fiz viagens, já gastei um bocado trocando peças. As originais eram usáveis. Mas agora é tudo decente, que aguenta o uso mais pesado que venho dando a bicicleta. Espere gastar numa bicicleta que não vai te dar muita dor de cabeça cerca de R$ 1.000 a 1.300! E não estamos falando de coisa cara, mas algo mais seguro, que quebre pouco, que dê pouca manutenção. Se vc gastar menos e usa-la demais, vai terminar gastando mais com troca de peças. Eu comprei a minha na Bike Norte, na Av.Norte, altura da Rua da Harmonia. Na rua da Harmonia tem também a Office Bike. Em Boa Viagem, tem a Rota da Natureza e a Impacto Bike, ambas no Pina, Herculano Bandeira, creio eu! No centro tem algumas. Em Olinda tb tem algumas. O ideal é você se olhar na realidade, ver se vc gosta de pedalar mesmo, se vai querer fazer dos passeios um hábito (ALTAMENTE VICIANTES, ACREDITE!)ou se você vai querer só fazer uns passeios de vez em quando. E se você tiver algum amigo que pedale, ir com ele ver as bikes. Sem experiência qualquer loja é uma armadilha, você termina comprando o que te oferecem porque não conhece, não tem noção do que é necessário mesmo. E para aprender a pedalar bem nas ruas, sugiro os passeios do APS nos domingos de manhã e do CORUJAQUEIRA nas terças a noite, ambos saindo da Jaqueira. São escolas de pedalada de primeira. Se vc precisar de mais informação, sinta-se a vontade para entrar em contato via email: contato.rl@gmail.com

    E vamos pedalando!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010