6 de novembro de 2009

A PACIÊNCIA DO MUNDO...

Os japoneses em seus jardins usam as pedras para aludir a eternidade e a longevidade. Muitos meditam observando estas pedras, imaginando-as a crescer, como se vivas estivessem. É considerado um sinal de grande paciência e capacidade mental. Foto deste site.

Amigos...

O mundo de hoje não é para pessoas fracas. Privilegia sempre o mais forte e o mais rápido, e aquele que apenas quer "ver as pedras crescerem" não é considerado, ou é considerado ligeiramente doido, ou ainda pior, totalmente insano! Cultivar a arte da paciência, a capacidade de estar ali naquele momento mesmo em que você está, sem projetar sua mente e seus esforços para o futuro ou se deixar incomodar pelos atos e fatos do passado, é o que permite que a vida seja gozada em sua plenitude a cada momento. Mas hoje, tudo precisa ser feito de forma rápida, do acordar ao dormir, do comer ao prazer. Ou tudo precisa ser forte, intenso, esgotante, explosivo. E depois o povo não entende os consumidores de drogas pesadas: o mundo quer e cobra o máximo dela, a explosão de energia, o topo do topo do máximo topo.

No trabalho, cada vez mais lucro, cada vez melhor performance. Não basta a empresa ter 30% de lucratividade em um ano. Tem de, pelo menos, repetir isto no ano seguinte, ou melhorar! A cada ano, mais. A cada ano, sugando mais e mais vida de seus colaboradores em busca da correria do mais, melhor, mais forte, mais rápido. É crescer ou morrer. Viver apenas, não existe mais.

Não é de espantar que no trânsito vejamos esta "luta livre" que estressa até o mais calmo. Não é de espantar que alguém bata em um ciclista e fuja. Ele "venceu" uma disputa mental dele com um "obstáculo" das vias. Não é de espantar que um motoboy atropele um pedestre, outro "obstáculo" a vencer na luta diária dele. Todos têm metas, objetivos, futuros que precisam ser alcançados. Sempre maiores, definitivos, extenuantes.

E pedalar é o oposto disto. É uma forma de meditação no meio do caos urbano. O deslocamento é suave, os obstáculos transpostos sem dificuldades, a respiração levando energia a seu corpo. Pedalar é prazer solitário que só quem já pratica sabe como é gostoso. Pedalar é viver sem querer chegar. É ir, sem destino, aonde se tem de ir sem pressa. Pedalar é...

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Quando comecei a pedalar, eu realmente me tornei uma pessoa melhor, tanto no transito quanto na vida em si. deixamos de ser egoístas conosco e aprendemos ou será que reaprendemos a ver a vida de uma outra forma, pois começamos a apreciar as coisa com mais calma, da mesma forma quando eramos crianças!! onde tudo passava bem mais devagar e sem pressa.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Fabrício. E eu passei realmente a entender o estresse dos motoristas em seus popós de metal, quentes apesar do ar condicionado. O calor nem vem do ambiente, vem da pressão alta do cabra que fica encalacrado no tráfego, sem poder passar! E vc ali do lado pedalando livre, puro desaforo, uma provocação!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010