22 de novembro de 2009

XINGAR TEM SEU LUGAR...

Amigos...

Quem me conhece sabe que não costumo ser irrascível e sou até mesmo zen no trânsito, mesmo de carro. Mas também sei reconhecer o valor e o poder de um bom xingamento no trânsito.

Quando pedalamos estamos sempre nos sujeitando PSICOLOGICAMENTE ao "poder" do carro. Poder este traduzido em seu peso e na sua velocidade, resumindo na sua energia cinética. Este poder normalmente usado por pessoas habilitadas e decentes, está sempre sob controle, e não nos ameaça mais do que ameaçaria a um pedestre ou a outro carro.

Acontece que o trânsito está sempre cheio de pessoas apressadas, estressadas, pessoas que se fosse submetidas a um teste de direção nestes dias, nunca teriam suas licenças para dirigir. Sim, porque a tal CARTEIRA DE MOTORISTA é uma LICENÇA que o Estado dá ao motorista para deixar claro para toda e qualquer autoridade que o portador estudou as leis e aprendeu a dirigir. E ela exige que cada um siga um conjunto de regras comuns a todos para vivermos juntos nas nossas ruas. Infelizmente, isto não é tão verdade assim.

Ser tranquilo, pedalar com cortesia e educação, é igual a ser um bom motorista. A gente aprende e deve praticar sempre. Porém quando um motorista, de qualquer veículo faz uma BESTEIRA muito grande, e põe em risco a sua vida, é aí que entra em campo o SEU PODER. O PODER DA SUA VOZ! Você foi desrespeitado, levou uma fechada, sua vida foi ameaçada por um doido, GRITE, E GRITE BEM ALTO! XINGUE ATÉ A ÚLTIMA GERAÇÃO DO MOTORISTA, MOTOCICLISTA ou ATÉ DO CICLISTA que colocou a sua vida em risco. Quem sabe sendo xingado em público, em alto e bom som, ele não acorda e deixa de fazer tanta besteira!

Se não funcionar com ele, pelo menos sua adrenalina vai achar uma válvula de escape e sua raiva vai passar rapidinho. Pedalar não combina com raiva!

COMENTEM!!! Mas não me xinguem! :))

4 comentários:

  1. Caro Rogério, mais que oportuno seu post... só para ilustrar o despreparo de alguns "imbecis" ao volante, estava eu em pleno feriado da proclamação da república após descer o alto da sé me dirigindo ao marco zero, quando na subida do viaduto que passa acima do memorial (ao lado de onde ficou o cirque du soleil)me passa um ônibus da empresa rodotur "tirando um fino", mas ponha fino nisso (acho q uns 10cm) que chega eu gelei.

    Logo em seguida um outro ônibus passou mantendo a distância segura, sem me importunar, demonstrando claramente que a intenção do primeiro indivíduo era simplesmente a do revoltado que diz: - Vai arrumar o que fazer ciclista. SAI DA MINHA PISTA!!!

    Na hora fiquei PUTO, mas me limitei apenas a decorar o número do ônibus 1 9 5.

    Passou-se a semana, quando na quinta feira qual não é minha surpresa assistindo ao 2º NE TV: a garupa de uma moto (daquelas "fraquinhas" 50cc) havia sido atropelada por um ônibus que havia derrubado a moto ali na curva do shopping tacaruna...

    Advinhe o número do ônibus

    É LAMENTÁVEL ainda ter profissionais desse quilate nos "transportando" diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Almir... o que me consola é saber que mesmo quando se é 100% correto no trânsito corremos o risco de acontecer um acidente. Imagine se você não é correto, se não respeita as regras, se não dirige com responsabilidade??? Em tempo, creio eu que vale reclamar sempre! Reclamar da empresa, reclamar com a CTTU, anotar placas de ônibus e de taxis malucos. Ontem no passeio do APS, um taxi de Olinda placa KJS5637, simplesmente forçou a passagem através de um grupo de crianças e adolescentes que estavam pedalando com a gente rumo ao Palácio do Governo! E onde estava o carro de apoio da CTTU nesta hora? Se preocupando com os carros lá na frente!... O azar do motorista foi que consegui ligar a câmera de fotografa-lo ainda, saindo do local... por isto sei a placa! Mas não consegui mostra-lo furando a linha de crianças! Se acontecesse uma desgraça ali? Ninguém merece viu!...

    ResponderExcluir
  3. SOU DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO UMA CIDADE COM MAIS OU MENOS 50 MIL HABITANTES..EJÁ COM CONSEGUIMOS TRANSITAR AS RUAS PELOS EXCESSOS DE CARROS.adorei a materiaParaéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosas... Espero que vc consiga um dia, se deixarem ou se vc conseguir fazer com que deixem!

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010