20 de abril de 2010

ESTAMOS CHEGANDO LÁ!

Amigos...

Estamos chegando ao dia em que Recife irá parar por completo. O dia do apocalipse motorizado. Ontem a cidade parou para quem precisa usar carros, ônibus e motos. Não sou a favor destes esquemas do MST, acho mesmo que uma boa cadeia nesta cambada resolvia tudo. A polícia não solta os cachorros em cima para não ser chamada de violenta, e ai vira um caos, com todo mundo pedindo que a polícia dê em cima! A mídia adora mesmo é o conflito. Se bate é violento, se não bate é banana. Agora me diga se o povo do MST sai apenas na razão, na conversa?!

Mas voltemos ao nosso problema de ontem. Eu provavelmente não ia cair nele. É um problema para quem precisa usar motor, quem precisa de ruas largas e avenidas para poder ir de A a B. Pedalista que se preza conhece todos os buracos, todas as vielas, todas as alternativas, até porque vive usando-as para pedalar com mais segurança. Queria estar ali por cima, vendo a movimentação dos pedestres e dos ciclistas, só mapeando sua mobilidade irrestrita. Ontem foi o nosso dia. Foi "Dia de Índio" para gente também. :))

Já são mais de 800 mil veículos circulando no Estado e todos os dias 280 mil disputam as 2.300 vagas na cidade. É uma briga de foice! É uma conta que não bate. O artigo do JC que saiu domingo com estes dados [Fonte: Jornal do Commercio, Coluna TRÂNSITO, "Não há mais onde estacionar", publicado em 18.04.2010], sugere a criação de mais vagas em edifícios garagem, com incentivos municipais para sua construção, e cobra uma ênfase do investimento em transporte coletivo. Só senti falta de uma recomendação para o uso integrado da bicicleta, bicicletários nos terminais de ônibus, metrô e ônibus com bicicletas. Pisada de bola!

O problema que precisa ser enfrentado é que a cidade não comporta tantos carros, não foi dimensionada para isto. Quem devia transportar as pessoas, rápido e muito confortável, deveria ser o sistema de transporte público e as bicicletas. Não adianta a cidade construir 3, 30, 300 edifícios garagem em todos os pontos, porque as pessoas ainda têm de usar as vias e ruas para chegar neles. O tráfego da cidade só vai melhorar quando tiramos uma grande quantidade de carros das ruas, quando o transporte individual perder a prioridade que os órgãos oficiais dão a ele, a importância que o carro tem na frente do resto. E não vai ser construindo edifícios garagem que isto vai acontecer. Nem mesmo com novas pontes, viadutos e avenidas. Tudo isto desafoga por um curtísimo período de tempo. Logo, entope de novo!

Mas, pensando bem, para a gente talvez seja bom que entupa logo tudo de uma vez.
MST, volta aqui!!!! :)))

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Rogério... eu também acho ridículo o MST. E nem pelo trânsito que fizeram (que ajuda aos cicloativistas mostrarem aos pobres usuários de carro) não acho legal a presença deles por aqui!!!

    Sexta (23-abr) vai rolar uma "Operação Tolerância Zero"... dá uma olhada no link http://bit.ly/aHO3uD

    Acho que seria uma boa a gente ir lá conferir e andar no meio do trânsito com nossas bicicletinhas!!! =))

    ResponderExcluir
  2. Bom dia para passear de bike! hehehe... os policiais exigindo todos os documentos em dia e sendo intolerante com todos os problemas de trânsito! DEVIA SER ASSIM TODO DIA! Recife ia ser o paraíso. Ou se enquadra ou a gente te enquadra! ahahahah

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010