15 de abril de 2010

LINDA, SUJA E MAL CUIDADA!

Mais Fotos de Maria Helena do Nascimento, no Cidadão Repórter
Data das fotos: Sábado, 12.12.2009 // 21:45 horas

Amigos...

Pedalar de madrugada tem uma vantagem adicional que poucos percebem. A cidade vazia e sem gente, permite ser vista pelo que ela é, pelo local que ocupa no espaço geográfico, por suas características visuais e pelo que seu povo faz com ela.

Recife quando vista assim, sem ninguém nas ruas, se mostra uma cidade muito bem aquinhoada por Deus. Uma cidade debruçada entre rios, de águas tranquilas, com o mar ali do lado. Uma cidade com belos palácios e casas simples também.

Pena que em grande extensão é também uma cidade suja e mal cuidada. Quem passa cedinho pelas ruas do comércio da cidade observa a falta de cuidado dos donos das lojas que vão fazendo reformas e enxertos de qualquer forma, sem um cuidado arquitetônico, sem respeitar os projetos originais, nem mesmo pensar em um conjunto arquitetônico de cada rua. Sem manter as ruas limpas e ordenadas, é só pobreza e miséria o que se atrai para lá. Sem o ordenamento do poder público, sempre ausente, mostra aquilo que falta em nossos empresários: falta de cultura, falta de visão.

Gente dormindo nas marquises, nas ruas, no passado era uma coisa rara. Hoje, é quase um condomínio noturno, amplamente tolerado pelas autoridades ditas socialmente responsáveis, fartamente explorado pelos necessitados, desvalidos e abandonados pela sociedade, sem alternativas dignas. Puxadores de carroças de lixo, agora "catadores de material reciclável", como se mudando o nome mudasse a natureza miserável dos desamparados, continuam a proliferar, sem que nossos gestores acordem para uma cidade que está prestes a afundar na própria miséria.

Recife, uma cidade que tem um Centro que parece um subúrbio pobre e miserável de uma cidade melhor. Tenho vergonha de levar alguém para passear por lá. E ainda falamos "em desenvolvimento". Quem passa por ali neste horário, tem certeza de que não passamos de terceiro mundo. Se muito!

COMENTEM!!!

4 comentários:

  1. O centro do Recife é varrido e tem o lixo retirado entre 7 e 9 vezes por dia. SETE E NOVE VEZES POR DIA!!! É pra se questionar se realmente é um descaso do "poder público sempre ausente"... o poder público muitas vezes é míope e/ou ineficiente, mas dizer que é sempre ausente é um mantra repetido sem reflexão. Que tal começar a cobrar o nosso papel de cidadão em melhorar a nossa cidade? Tanto cobrando ao poder público quanto dando o exemplo e cobrando o próximo... lembremos que o poder público é formado por cidadãos como nós com a única diferença que estão "provisoriamente" coordenando a cidade. cidadãos organizados e atuantes, cidade organizada e próspera.

    ResponderExcluir
  2. Som, EU já constatei inúmeras vezes que: latas de lixo ficam cheias até a boca, com frequência no Centro; as ruas são varridas, mas não de forma ostensiva; e sim, nosso povo é maleducado também. Mas o post foi sobre toda a aparência da cidade, e considerou sim mais do que apenas os gestores quando inclui"...mostra aquilo que falta em nossos empresários: falta de cultura, falta de visão." Nossos gestores são ineficentes porque deixam de cobrar dos nossos empresários a manutenção geral de seus prédios, de suas calaçadas, a responsabilidade por seu lixo. A cidade está nojenta, suja e desorganizada, e vai ficar assim até que o aspecto econômico pese - uma boa multa ajudaria!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigos, tudo bem? Muito prazer!
    Parabenizo pelo texto e agradeço a publicação da minha (nossa) foto da menina na Praça da Independência, dormindo na rua ao lado de sacos de lixo.
    Isso é simplesmente triste e vergonhoso!
    maria.helena.nascimento@oi.com.br // mariahelenareporter.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria. Realmente é uma coisa louca essa de crianças dormindo nas ruas da cidade. Não acredito que o Brasil possa ser considerado civilizado enquanto esses eventos acontecerem. Muito obrigado pelo seu comentário, e por sua foto! Continue OLHANDO a cidade, que a gente precisa de pessoas como você, conscientes, responsáveis e críticas.

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010