22 de abril de 2010

CHUVAS... SE VC AINDA ACREDITAR NELAS!!!

Amigos...

A gente diz que no Nordeste temos duas estações: o inverno e o verão. Teoricamente deveria ser assim. Na prática, a gente tem o verão seco e o verão chuvoso. As temperaturas caem pouco no "inverno". Em algumas cidades como Salvador, até cai um pouco mais. Em outras como Recife e Natal, não cai é nada! O clima fica mais fresco, as noites muito mais agradáveis, mas inverno mesmo, não temos!

Então porque pensar em itens ciclisticos para o inverno por aqui? Nem sei, falta de assunto para hoje, creio eu! Mas vamos comentando! Adquiri um casaco corta-vento leve para pedalar mas nunca usei. Primeiro porque quando está chovendo grosso não tenho ânimo de SAIR para pedalar. Depois porque quando estou na rua e começa a chover, eu não levei o casaco. Casaco aliás que costumo suar só de coloca-lo. A chuva, quando cai, coisa rara, é morna. A temperatura e o vento nunca são realmente muito frios, pelo menos para mim e creio que para a maioria dos homens. As mulheres são mais sensíveis, mas mesmo elas devem suar quando se coloca uma jaqueta sobre a camiseta e começam a pedalar. No máximo uma blusa de mangas compridas, o que já supre a proteção necessária para andar na chuva.

Os paralamas são outra coisa. Como toda cidade plana e quase no nível do mar, Recife tem uma grande dificuldade de escoar suas águas pluviais. Águas estas que costumam se misturar com tudo de lixo, urina de ratos e outros animais, e que podem transmitir doenças variadas. Os paralamas têm a possibilidade de diminuir a exposição a estes riscos. Então é legal ter um. O interessante é que quase ninguém que pedala em grupos tem paralamas. As mountain-bkes vendidas na cidade, em sua grande maioria, não vem com eles. e muitas nem têm como adapta-los, exceto os paralamas suspensos no selim, que pouco ou nada adiantam. É um problema a ser pensado.

Pense, mas não queime seus miolos. A água suja jogada em sua pele é um risco se a pele estiver cortada ou desprotegida, e se depois do passeio, vc não a higienizar corretamente. Tome um bom banho de escova, com sabonete antibacteriano passado duas vezes e isto por si só vai mantê-lo saudável. Outra alternativa é o uso de brateles e de calças de pedalar, que protegem sua pele do contato direto. O risco maior é mesmo de gotas desta água virem parar no seu rosto, atiradas pela roda dianteira (ninguém pensa nisto, né não?). Na pedalada, com chuva batendo no rosto, a água da rua pode se misturar com a chuva e vc pode engolir sem querer algo dela. Portanto, se tem de colocar algum, ponha o paralama da frent e pedale de boca fechada.

Outra coisa são os ferimentos. Se por qualquer motivo vc se arranhar, ou ferir, não deixe a ferida exposta de forma alguma. Leve sempre alguns curativos grandes que sirvam e qq lugar e use-os. E assim que retornar do passeio, desinfecção completa e novo curativo. Não descuide, que uma infecção braba com o contato com águas sujas é uma realidade! Proteja-se ou nos avise para a gente tirar o terno preto no armário e ir ao seu enterro!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. E outra coisa, evitem pedalar sobre águas provenientes de esgotos e/ou próximas ao meio-fio, principalmente sob chuvas! E por falar em estações, aqui temos quatro: Verão, Calor, Mormaço e Quentura...hahahah

    ResponderExcluir
  2. é por ai DJ... :)) Quando não tá quente e chove, a chuva esquenta. Quando está quente e chove, a chuva esfria.... ou seja, se ficar esquenta, se correr esquenta, e se chover esquenta mais ainda!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010