31 de julho de 2010

QUEM QUER FAZ...

Amigos...

Quem não quer, inventa desculpas! Londres quis, quer e fez!


Foto: LONDON CYCLIST Via THREEHUGGERS

Está sendo inaugurado o sistema de aluguel de bicicletas na cidade: 6.000 bicicletas em 400 pontos em toda a Londres. São bicicletas canadenses, robustas, pesando 23 kg cada e de difícil vandalização (sim, lá também têm vândalos!), construídas como "tanques" sobre duas rodas! Claro que Londres é capital, tem um enorme orçamento, etc e etc... Mas a nossa "eterna capital", o Rio, tem um sistema similar bem mais tímido e com bicicletas bem inferiores, facilmente vandalizadas. Olha o vídeozinho do ponto de aluguel AUTOMÁTICO...



E outro, só com a bike... um TANQUE MESMO! Parece pesada mesmo!


Questão de CURTURA... somos curtos de grana e de inteligência mesmo! Pelo menos, quem administra as nossas cidades é! Fazer o que né? Escolher melhor que João da... na próxima!

COMENTEM!!!

30 de julho de 2010

REMENDOS PARA QUE TE QUERO...

Amigos...

Recife é uma cidade interessante em que as pessoas já estão tão acostumadas com a sua natureza que nem estranham mais nada. Eu que passei 20 anos em Salvador, estranho ainda várias coisinhas! Em Salvador, a prefeitura era tão relapsa quanto a daqui na conservação das ruas. Mas ela tinha uma característica: todas as avenidas eram recapeadas periodicamente, enquanto as operações "tapa buraco" eram reservadas para as ruas menores. Eram impensável você pegar uma 'avenida de vale', os grandes eixos de mobilidade de Salvador, e encontrar buracos, porque o asfalto era mantido sempre impecável (pelo menos até 2008, pode ser que agora já tenham mudado!).

Moro na Visconde de Albuquerque, na Madalena, uma das perimetrais usadas para ligar a Zona Sul a Zona Norte sem passar pelo Centro. É uma avenida com 4 faixas que parece mais uma colcha de retalhos. Não sei se é pela natureza de manguezal em que nossos bairros foram construídos, mas é só questão de tempo para o piso afundar aqui e ali, e um novo buraco aparecer! Os japoneses constroem um aeroporto numa ilha artificial e nós não conseguimos fazer uma simples avenida que não viva afundando e esburacando?!

Na continuação dela, já do outro lado do Capibaribe, a via tem uma ondulação gigante na subida do viaduto do Carrefour, sentido Parnamirim-Afogados, que deixa claro que a obra de construção foi muito mal feita. Ou nossos engenheiros são incompetentes, ou as construtoras não funcionam direito, ou ainda, os gestores públicos destas obras são péssimos! Adivinha em quem ponho as fichas deste jogo?! Neste trecho você vai de montanha-russa dentro do carro, moto, e pior, na bike!

Sim, porque os carros pouco notam as ondulações e irregularidades causadas pelos remendos. Mas nós, ciclistas, sentimos cada reentrância do piso. Mudar a cultura da cidade para abraçar a bicicleta é mais do que apenas construir ciclovias e ciclofaixas. É mudar a cabeça do pessoal da Compesa e da Prefeitura, grandes "topeiras" da cidade, furando e tapando buracos em toda sua extensão. É preciso que a cidade toda se convença que nós, recifenses, merecemos uma cidade melhor para viver. Acorda João da...

COMENTEM!!!

29 de julho de 2010

PORQUÊ O TRÂNSITO DE RECIFE É RUIM?



Amigos...

Abaixo o resultado da enquete sobre o porque do trânsito de Recife ser tão ruim. Com a palavra, ciclistas e motoristas usuários das ruas da cidade:


CAUSACAUSA PRINCIPALOUTRAS CAUSAS
Tem carro demais circulando!54%88%
As ruas são mau conservadas!9%55%
Faltam ruas e avenidas!18%33%
Tem muitos estacionamentos nas vias públicas!0%44%
Tem um excesso de motocicletas mau conduzidas!0%0%
Tem muitos ciclistas perturbando o trânsito! 0%0%
A sinalização é ruim ou avariada! 0%22%
Tem muitas lombadas eletrônicas! 2%0%
Baixa qualidade dos motoristas! 18%11%

Na segunda coluna os votos são superpostos, por isto a soma não é 100%. Indica a variação da opinião de quem votou sobre as principais características. Inegável que TER CARROS DEMAIS CIRCULANDO é a principal causa. Mas as ruas poucas, mal conservadas, mal sinalizadas e com muitos estacionamentos, são um retrato da baixa atenção que o prefeito tem dado as nossas vias e que é notado pelos usuários. Já ouvi que 2011 seria o ano em que ele se dedicará a mobilidade! Mas pergunto se teríamos mesmo de esperar 2 anos, vendo a cidade se degradar para poder fazerem algo? Ou isto não passa de mais uma jogada política para garantir que em 2012, ano de eleição para prefeitos e vereadores, a cidade esteja bonitinha e funcional para TENTAR garantir uma boa imagem ao prefeito à reeleição?!

COMENTEM!!!

28 de julho de 2010

PORQUE ELES USAM A CALÇADA?


Amigos...

Uma imagem recorrente a quem anda pelo Recife (ANDAR = USAR AS PERNAS PARA IR DE UM PONTO A OUTRO, ainda lembram disto né?!), é o grande número de ciclistas que utilizam as calçadas no tráfego da cidade.

Claro que eles estão errados de fazer isto, aqui não se trata da apologia "eles não nos dão ciclovias, então usamos a calçada"! Esta apologia é cega de muitas formas. No Japão, ciclista não pode usar as ruas. Ele é OBRIGADO a usar as calçadas, dividindo o espaço público, que lá é muito restrito, com os pedestres. E funciona!

Também observo que quem usa as calçadas para pedalar no Recife o faz sempre de forma relativamente ordeira, pedala devagar, com atenção. E considerando que com tantas pontes, nossos gargalos centenários, não existe a possibilidade de deixar de considerar usar a calçada em algum momento. O certo seria descer da bike e empurra-la pela calçada através da ponte, mas ninguém faz isto! E alguns trajetos não foram considerados para o ciclista mesmo! O que dizer da Ponte do Derby, sentido Derby-Praça do Internacional, com uma faixa que mal passa um carro? Quem é o ciclista doido que deixa de usar a calçada e se expõe ao tráfego do corredor Leste-Oeste e suas dúzias de linhas de ônibus?! E com uma larga calçada ao lado, tentação clara e óbvia!

Observe que quem pedala por lazer normalmente não corre tantos riscos ao pedalar na rua de uma ponte. O risco aumenta exponencialmente para aqueles que vivem em cima da bicicleta, arriscando-se no tráfego o dia todo. E por mais que sejam estes que nos garantam a entrega de nosso gás, nossa água mineral, nosso jornal diário, nossas cartas e correspondências especiais, muitos são simplesmente ignorados e tratados como se fossem um impecilho ao movimento dos seus carros! Carrocracia é isto!

Então quando você vir uma pessoa pedalando pela calçada se lembre que, quase com 100% de certeza, ele vive disto. Seja mais tolerante e aceite que ele não faz isto porque ele deseja ardentemente atropelar os pedestres e burlar a lei, mas porque o poder público continua tratando o ciclista de Recife como um ser abjeto e que não devia estar lá! E as vezes, ele cansa mesmo, compra uma moto e sai matando por ai! Tome na cara, seu prefeito! Dar condições aos ciclistas é tirar dezenas de potenciais malucos em cima de uma moto! Já pensaram nisto?

COMENTEM!!!

27 de julho de 2010

CORRIDA DE OBSTÁCULOS...

Amigos...

Nós que pedalamos pela cidade achamos que somos esquecidos pelo poder público. Somos realmente, mas pelo menos podemos ver e andar sem dificuldade quando descemos da bike. Recife é uma cidade abandonada quando se olham suas calçadas, suas ruas, e todas as dificuldades que os nossos gestores impõem a uma grande massa de desvalidos, cegos, idosos, cadeirantes e gestantes. Nossas calçadas fazem nojo. Uma colcha de retalho, como dito por um especialista que li neste domigo no JC? Não. Uma selva de buracos, desníveis, irregularidades, mais um exemplo desta terra de ninguém que é a veneza brasileira!

Antes as pessoas cuidavam de suas calçadas, procuravam fazê-las homogênea, regular, um local onde se colocavam as cadeiras para conversar com os vizinhos. Hoje, é cada um por si. Na cidade da individualidade moderna, onde ninguém tem tempo para ver ou ouvir ninguém, que dirá conversar, as calçadas são apenas o reflexo da sociedade cada vez mais ávida pela velocidade e pela fantasia mediocre de uma carrocracia de classe média financiada em mil pagamentos!

E o que dizer de nossas avenidas e ruas. Buracos fazem aniversário, alagamentos comemoram décadas de descaso a cada chuva mais forte. Faixas pintadas nas ruas? Só se for de propaganda. Tirar o pó da construção das torres que entope os bueiros, nem pensar! Arranjar uma rampa para quem precisa usar uma cadeira de rodas, nunca! E nós ciclistas achamos ruim a gestão do tráfego e da cidade?! Nós ainda podemos descer da bike e empurrar! E quem não vê o caminho? E quem não tem as pernas e depende das rodas para se locomover? Te vira nego, problema teu!! E pior, além desta minoria, nós temos os nossos idosos que estão rapidamente se transformando em maioria. Parece até que quem define esta manutenção não tem mãe, não tem pai, ou não vai ficar ele mesmo idoso um dia! Deve ser filho de chocadeira! Ou pretende envelhecer milionário e ter um escravo para levá-lo de cá para lá! Quem sabe com nossos impostos...

E de tudo isso sobra só a descrença nestas pessoas que se dizem gestores. Não confiaria nem um carrinho de pipocas para eles administrarem (que me desculpem os pipoqueiros!).

COMENTEM!!!

26 de julho de 2010

MOBILIDADE... DESAFIO A "MÁFIA" DO CARRO!

Amigos...

Recife tem vários problemas de mobilidade que volta e meia abordo aqui. O transporte público poderia melhorar em muito se tivessemos menos carros. Os pedestres sofrem com calçadas péssimas, sinalização ruim e dedicada ao carro. A bicicleta, tão usada pelas classes menos favorecidas como meio de transporte, não tem nenhuma atenção. Os idosos e os deficientes são estorvos que o poder público finge que não existem.

Enquanto isto vivemos fábulas. Vejamos algumas delas:
  • o viaduto da Av. Norte, para servir aos ônibus: porque não fazem a via exclusiva direto na Avenida?
  • o corredor Norte-Sul, para integrar Abreu e Lima a Jaboatão, através de mais viadutos na Av. Agamenon Magalhães: idem, a avenida tem 4 pistas de cada lado, não poderia ser sacrificada uma delas só para os ônibus?
  • a Via Mangue, para atender a zona sul: na verdade uma alternativa que vai se construída para os carros que vão sair da Domingos Ferreira onde vão fazer o corredor Norte-Sul SEM viaduto?! Interessante, na Zona Sul não vão adotar a mesma solução da Zona Norte?!
Porque são fábulas? Porque são vendidas como soluções para o transporte público mas, na verdade, são obras públicas desnecessária voltadas para manter o status dos carros na cidade. Observe que todas elas apesar de serem vias que têm alguma coisa a ver com o transporte por ônibus, liberam mais espaço nas vias por onde passam para... OS CARROS! Todas elas correm em locais cheios de avenidas, saturadas com o tráfego misto de ônibus e carros. Não seria mais barato e melhor para a cidade simplesmente construir os corredores e estações nestas vias diretamente, sacrificando o tráfego de automóveis?! Ora, mas o "poderoso carro", DON CARROLEONE, não ia querer ficar em casa na "marra" e ser usado só em último caso!

O que falta em Recife para melhorar a mobilidade é termos um prefeito que tenha coragem de tomar medidas inicialmente impopulares para impor o bem-estar público que um bom sistema de mobilidade traria para a cidade, em detrimento do desgaste que sua imagem sofreria no processo, como fez o ENRIQUE PENALOSA em Bogotá! Peito e raça, propor o desafio, peitar de forma corajosa as forças ocultas que vão contra as necessidades de grande parte da população e fazer o que tem de ser feito. Para isto, eles são eleitos. Mas acho que eles só têm bunda!

COMENTEM!!!

25 de julho de 2010

COMEÇAM CEDO...


Via SuburbanAssalt.org Foto: Greg Gregraisman.


Amigos...

Quando temos os nossos filhos, adquirimos uma importante obrigação que é educa-los direito. Muitos, hoje em dia, delegam esta tarefa as escolas, aos avós (felizes os que podem contar com eles!) e aos "amiguinhos", presos que somos de uma rotina destruidora de trabalho-vida pessoal-dinheiro-consumo. Sobra pouco tempo para aquele momento de atenção especial que precisa ser diário, aos nossos filhos. Sobra ainda menos tempo para ficarmos atentos a todos os exemplos que precisamos dar a eles em nossas atividades diárias.

Na grande maioria das vezes estamos estressados com o nosso trabalho, estamos cansados do tráfego, não nos alimentamos direito e a atividade física se resume ao levantamento de controle remoto! E eles, que nada sabem, que têm um cérebro em branco ao seu lado, observando tudo, copiando seus maneirismos, sua forma de agir, pensar, atuar, está desenvolvendo a forma dele de viver baseada naquilo que vê, sente, ouve em casa.

Lutar por um transporte mais rápido e mais eficiente e com mais qualidade, ou pela implantação de ciclovias, programas de reciclagem, mais cultura e menos selvageria televisiva, não é uma motivação egoísta por um mundo melhor apenas para você. É um mundo melhor e mais tempo para seus filhos, um aprendizado de qualidade para formar um indivíduo socialmente responsável, por uma sociedade melhor e mais humana para todos.

Em sociedades mais humanas, menos ligadas ao consumo imediato como forma de resolver seus vazios existenciais, os pais têm mais tempo para os filhos, para compartilhar do preparo ao consumo de uma refeição, para pedalar ou andar com eles, mostrando que o ser humano não o ser consumo. Que ele, suas amizades e relacionamentos não são pautados pelo carro maior e mais potente, pela casa mais cheia de quinquilharias, pelos "brinquedos" de alta tecnologia em profusão. São pautados pelo respeito a cada um, pelo amor e amizade, por uma comunhão de desejos, vontades, alegrias e tristezas. Por uma integração corpo-mundo-espírito.

E eles começam muito cedo mostrando isto. Como você está se relacionando com seus filhos?

COMENTEM!!!

24 de julho de 2010

ALIVIANTES

Amigos...

O problema é mesmo cultural!


COMENTEM!!!

23 de julho de 2010

UM MILHÃO DE BIKES...

Amigos...

Estima-se que 3 milhões de pessoas (1 milhão com bicicletas!) atendeu a um fechamento de quase 60 quilômetros de uma autoestrada na Alemanha no fim de semana passado. O evento, apropriadamente intitulado "Still Life", foi uma celebração da região do Ruhr como sendo a escolhida como "Capital Europeia da Cultura" pela União Européia. Cerca de 22 mil mesas foram montadas para qualificar o evento como o "maior piquenique do mundo". Deve ter sido incrível, ver um trecho tão longo de uma autoestrada cheia de pedestres e ciclistas. Olha o vídeo!


via ECOVELO.


COMENTEM!!!

7 PASSOS PARA DESTRUIR RECIFE...

Amigos...

Acompanho sempre o que grandes pensadores informais de nossa mobilidade estão escrevendo em seus blogs. Muitos são excelentes escritores e capazes de resumir tudo que acontece no país apenas pensando em suas cidades. O Gledson Silva, do CICLOVENÇÃO URBANA, é um deles. Recentemente, li o seu post entitulado "7 passos para destruir qualquer cidade desordenada", o qual recomendo a leitura detalhada. Eu copiei apenas os títulos dos 7 passos, e vamos ver em que isto parece com o Recife!

Começo resumindo o conceito que ele definiu como sendo a forma mais simples de destruir uma cidade: DESTRUA SEU SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO. Cá entre nós, a comparação de que este sistema é quem transporta "o sangue" de nossa cidade, tem tudo a ver. Ninguém pense que 2 ou 3 milhões de pessoas conseguem ser rápidos usando carros. Estamos carecas de ver o que acontece, e ele está certissimo: "o meio de transporte é o sangue de uma cidade, transportando vida em um organismo delicado"!

Aqui estão portanto os 7 passos que um prefeito deve seguir para destruir o transporte coletivo de qualquer cidade, e consequentemente, matando a cidade junto!
  1. Ofereça um único meio de acesso à cidade! Aqui não somos Florianopólis, mas estamos assentados em ilhas, ligados por pontes, poucas pontes. São claramente o principal gargalo do tráfego de Recife e pelos quais todos temos de passar, inclusive os ônibus, se forem para o Centro. Claro, sempre estão engarrafadas! E pior, não temos onde por mais pontes!
  2. Não invista em transportes sobre trilhos, eles não são poluentes. Ih, é o METROREC! Desde que me entendo por gente que se constroi este sistema capenga de metrô! Duas linhas, uma semi-funcional com três trens apenas! Pra que né mesmo? Vamos gastar óleo, poluir a cidade, entupir o tráfego...
  3. Dificulte o uso de bicicletas na sua cidade. E disfarce tudo fazendo ciclovias que vão do nada a lugar algum, e fazendo grandes inaugurações no meio! Pra que bicicleta, barata, eficiente, indicadissima em Recife, mas que não polui, não suja, não faz ruido!
  4. Evite sistemas eficazes de integração de ônibus. É porque que eu saiba o SEI tem pelo menos uns 20 anos de projeto, e ainda não foi todo implantado. Pra que mesmo? A gente podia pegar um ônibus só, rodar por um tempo trocando quantas vezes quisesse, agilizando as rotas e a ocupação dos ônibus. Mais isto não é bom para o prefeito!
  5. Dificulte (e cobre mais caro) o pagamento para usuários desavisados. É mesmo, a gente até tem o tal cartão de passagem, mas só se for assalariado, estudante, idoso ou deficiente. Se for normal e desempregado, nem pensar! E se for turista então? Se vira cabra!
  6. Mantenha um quadro de horários pobre de ônibus e itinerários. E para nem falar nos 30-40 minutos que a gente espera por um ônibus quando precisa?! E se for no domingo, melhor ir a pé, chega primeiro!
  7. Por fim, aumentar a tarifa anualmente, com taxas superiores à inflação. Aqui seja bem dito que a tarifa nem aumenta tanto. Mas em compensação o ônibus é quente demais, atrasa demais, sacode demais. Resumindo, você faz que paga e eles fazem que te transportam com qualidade!
É isto... quem sabe se você for de outra cidade e ler o meu post e o post original do Gledson se empolga e cria um post falando dos mau-feitos que os seus prefeitos têm feito para destruir a sua cidade! Seja criativo, COPIA LOGO!

COMENTEM!!!

22 de julho de 2010

MAIS UMA REVOLUÇÃO...

Amigos...

Londres está passando por uma revolução! A revolução das bicicletas. Acaba de inaugurar a primeira das doze superciclovias expressas interligando o subúrbio ao centro. Seus governantes perceberam o óbvio: ponha estrutura e segurança em ciclovias, e terá uma resposta imediata dos usuários. Não é apenas questão da cultura do povo! É da cultura dos gestores! A cidade será sede dos Jogos Olímpicos de 2012 e não é de hoje que tinha um péssimo tráfego e altos níveis de poluição. E não tinha como melhorar sem a bicicleta. Já experimentou taxar os usuários de carros que fossem ao centro usando chips, mas isto não adiantou muito, os problemas continuam a crescer com o crescimento da cidade. A aposta pelas bicicletas vem de forma bem racional. A cidade não tem espaço para que todos usem o carro. Então o transporte público e as bicicletas é que são as soluções lógicas. E isto numa cidade servida por um dos melhores metrôs do mundo!

Abaixo uma tradução da REVOLUÇÃO DAS BICICLETAS DE LONDRES.
Andar de bicicleta é uma das maneiras mais saudáveis e verdes de se locomover. Apesar de Londres já ter um grande aumento no número de pessoas usando a bicicleta, o potencial para o ciclismo em Londres é enorme. Nossa meta é um aumento de 400% no ciclismo em 2026 em comparação aos níveis de 2001.
Queremos as dez condições para fazer em Londres um grande lugar para pedalar:
  1. Ciclismo reconhecido como o principal modo de transporte entre Londres e os subúrbios.
  2. Ruas e espaços públicos onde todos respeitam o direito de cada um usar as ruas, seguindo as regras e reconhecendo o dever de cuidar dos demais usuários.
  3. A redução de acidentes com ciclistas, com foco especial na redução do risco de colisões entre ciclistas e caminhões.
  4. Um aumento nos bicicletários seguros nas ruas, nos locais de trabalho, nas estações e nas escolas.
  5. Atenção especial da polícia com os ladrões de bicicletas para que as pessoas possam estar confiantes de que vão encontrar a sua onde a trancou.
  6. O pedalar promovido como uma agradável e saudável atividade diária.
  7. O ciclismo incorporado na forma como a nossa cidade é planejada e como ela funciona.
  8. Investimentos maximizados no ciclismo de ambos os setores, público e privado.
  9. Principais parceiros trabalhando juntos para apresentar iniciativas de ciclismo.
  10. Novas rotas e oportunidades para o deslocamento, lazer e cicloturismo local.
Aqui o mapa da REVOLUÇÃO DAS BICICLETAS em PDF! Vejam o vídeo abaixo, mesmo que não falem inglês, porque ele é bem ilustrativo da idéia.



Enquanto isto nossos gestores estão preocupados com VIA MANGUE! E isto para nem falar de tirar os ônibus da Av.Norte, Agamenon e Conselheiro Aguiar com obras e custos faraônicos, apenas para aumentar a fluidez dos carros! Optar por soluções que só favorecem os carros é dar um tiro no próprio pé, porque são de curta duração e não são sustentáveis. É a solução ideal dos políticos que estão sempre de olho no dinheiro público das obras e das empreiteiras.

Se você quer mudar alguma coisa, ajude ao movimento CICLOVIAS JÁ, assinando e colhendo assinaturas! É fácil, pergunte como!

COMENTEM!!!

21 de julho de 2010

PORQUE O RISO?

Amigos...

Tem momentos que não entendo a natureza humana. Porque se ri de uma pessoa que está empurrando uma bicicleta com pneu furado, de capacete e luvas? Qual a graça nisto? O que motivaria alguém a rir de algo tão aborrecido como um pneu furado?! Ou seria de estar usando o capacete numa cidade em que muitos pedalam sem? Ou será porque estava vestido normalmente, só acrescentando o capacete e as luvas e isto me faz diferente?

A grande maioria da população deixou de respeitar os outros, tudo e todos são motivos para chacota, riso, deboche! A vida dos outros é uma seara a ser explorada, devassada, intrometida. É um dos pontos fracos do nordestino. Que temos uma educação social fraquissima todos sabemos. Somos capazes de tolerar gente jogando lixo nas ruas, urinar em locais públicos, e não respeitar idade, deficiência, fragilidade. E desrespeitar o ciclista então?! As pessoas acham que pedalar é coisa de pobre e ponto! Daí derivam todos os comportamentos, de um motorista irresponsável até a falta de investimentos em cicloinfraestrutura.

O pior é que estão errados. Dentre a grande quantidade de ciclistas que temos, estamos cheios de médicos, engenheiros, advogados, POLÍTICOS, administradores, juízes, professores, e muita gente da classe média e alta. E mesmo sem grandes bicicletas, porque investir em terra cheia de ladrões é besteira, são em grande parte formadores de opinião. São pessoas que mesmo usando carrões para o trabalho, sonham e muito ao ver um ciclista passar. Sonham com o dia em que a cidade terá uma vasta rede de ciclovias, em que todas as empresas, shoppings e mercados terão bicicletários, em que a bicicleta que ele tanto gosta de usar no lazer possa vir a ser usada para o trabalho, para levar os filhos na escola, para ir ao cinema, ao teatro, a praia! Isto sim deveria ser motivo de alegria.

Sonham... com o dia em que o povo de Recife deixar de ser tão provinciano e passe a considerar as pessoas pelo que elas são e não pelo que elas aparentam NÃO ter quando estão em cima de uma bicicleta, pobres mesmo sem ser! Até lá, tem vários vôos para a Europa, para Paris, Barcelona, Amsterdam, Copenhagen. E enquanto a pobreza moral e educacional perdurar, se não dá para pedalar tranquilo por aqui, quem sabe se nas férias por lá não dá para tirar o atraso?!

COMENTEM!!!

20 de julho de 2010

TEM PIOR!

Amigos...

Tem quem ache o trânsito de Recife ruim. Desculpe, péssimo, catastrófico, etc. Estive em Maceió e dirigi muito por lá. Uma das coisas que percebi é que os motoristas parecem ter comprado as ruas junto com os carros. Muita espontaneidade ao sair com os carros, sem setas, sem sinalizar nada. Permitir a passagem de pedestres ou dos carros que já estavam em movimento, só se for bater mesmo. É comum a saída de repente, sempre assustando quem dirige direito! Fazer o que?!

Os ciclistas parecem sofrer mais ainda. A cidade, pelo que eu vi, só tem uma ciclovia, na orla. Atende a quase toda a extensão da orla da praia da Jatiúca as vizinhanças da Braskem, mas não é integrada, não tem sinalização, não tem prioridade alguma. Quem mais usa são as pessoas que trabalham com a bicicleta, geralmente barrafortes ou cargueiras. Muitos ciclistas em bikes mais caras, seguem pela avenida mesmo. O vento é muito forte. Olhem as fotos abaixo:


Presenciei uma batida na orla no domingo de manhã cedo. A condutora estava bêbada. Bateu em um poste. Três outros carros pararam. Um deles, ao descer, colocou a garrafa de vodka quase vazia em cima do carro. O outro, desceu com o copo na mão, nitidamente embriagado. Tudo terminou em um bar de praia. Ninguém saiu ferido, mas os dois bêbados sairam em seguida com os carros a toda pela orla. Vigilância? Polícia? Batidas? Nada! As pistas são ótimas, um convite para correr! E sem fiscalização, estão todos com a faca e o queijo!

Só isto justifica a "escultura" que está na estrada para a Praia do Francês, junto ao posto rodoviário! Olhem as fotos abaixo:


Pedestre? Ih, nem pense que alguém vai parar. Aqui te avisam para onde olhar e você que se vire!


Enfim, MACEIÓ é um lugar lindo, de praias belissimas, mas continua sendo uma carrocracia composta de motoristas mediocres, agressivos e sem sensibilidade para os que não usam o carro. Se um dia você resolver pedalar por lá, fique ciente que é ainda mais arriscado do que pedalar em Recife! E você achava que aqui era ruim?!?!

COMENTEM!!!

19 de julho de 2010

ENQUETES / RESUMO DA ÓPERA...

Amigos...

Não foram muitas respostas, se tivesse de fazer uma análise estatística teria de apelar para inferências de pequenas amostras. Mas dá para pensar!

80% das pessoas que responderam a pergunta "AÇÃO MAIS IMPORTANTE do Estado para os Ciclistas" acham que é a implantação de uma malha de ciclovias e ciclofaixas cobrindo a cidade. O número é bem expressivo, não dá para discutir! Já quando quis saber o que preferiam mais, entre "só ciclovias, tráfego compartilhado ou as duas coisas, dependendo do caso", o resultado sem uma clara prepoderância mostra que ainda existem dentre nós aqueles que acreditam em compartilhar as vias, e aqueles que querem se isolar do tráfego totalmente. E uma grande maioria, ponderada, prefere que a solução seja mista, dependendo da rua ou avenida em que vai ser implantada. Isto abre uma conclusão lógica: ruas de alto tráfego, separar os ciclistas em uma ciclovia protegida, alimentada por ciclofaixas em ruas menos movimentadas, compartilhando a rua. Ciclovias são mais protegidas mas de implantação mais dificil e custo mais alto. Ciclofaixas compartilhadas são mais expostas, mas de implantação mais fácil e custo mais baixo. Um solução que deixe o ciclista mais protegido sem onerar toda a sociedade com altíssimos investimentos, precisaria de um equilibrio entre os dois tipos de via.

Em outra vertente, a "construção de bicicletários no Metrô e em outras estações de integração", mostrou que não existe a cultura da integração com a bicicleta. O uso eventual não justificaria a implantação? Sim, provavelmente iria criar uma cultura de integração se existissem os bicicletários. E mesmo que nem todos usassem todos os dias, eu acredito que estariam sempre cheios!

Estou montando outras enquetes. Fiquem atentos e respondam!

COMENTEM!!!

RESULTADO FINAL

AÇÃO MAIS IMPORTANTE do Estado para os ciclistas?
Malha de ciclovias e ciclofaixas - 80%
Bicicletários e paraciclos nas empresas - 10%
Punir infrações envolvendo ciclistas - 0%
Campanhas de inclusão dos ciclistas - 10%
Bicicletários públicos no Metrô e no SEI - 0%

BICICLETÁRIO no Metrô e nas Estações Integradas, você usaria.....?
Todos os dias / Sempre - 25%
Quando fizesse sol! - 12%
Eventualmente, mas não sempre - 50%
Nunca, não uso ônibus! - 12%

VOCÊ PREFERE?
Ciclofaixas compartilhando o tráfego - 22%
Só ciclovias isoladas do trânsito - 33%
Ambas, dependendo do caso. - 44%
Prefiro pedalar na rua. - 0%

18 de julho de 2010

ALIVIANTES...

AMIGO!

Se sua mulher não gosta de pedalar, mostre este vídeo para ela! Nunca mais ela irá deixar de te acompanhar em LLLLLOOOOOONNNNGGGGASSSS pedaladas! heheheh



POR OUTRO LADO... Se ela GOSTA MMMMMUUUUUIIIIITTTTOOOO de pedalar, quem sabe você não anda fazendo falta em casa?!!? Abre o olho! Quem não dá assistência, abre concorrência!

COMENTEM!!!

17 de julho de 2010

NOVAS ESTAMPAS... ONZE!!!

Amigos...

Agora com o novo tema, RECICLAGEM! Novas ilustrações para estampar a sua camiseta!
VENDAS, EM BREVE! AGUARDEM!






COMENTEM!!!

ENERGIZANTES...

Amigos...

Quando bater a preguiça, o desânimo, a falta de coragem de fazer qualquer coisa, se lembre deste vídeo! Quando você pensar que não é possível, que você não aguenta mais, que os obstáculos são intransponíveis, lembre deste vídeo. Se este pai pôde oferecer a este filho tudo que ele fez, você também pode!



COMENTEM!!!

16 de julho de 2010

PEQUENO RECESSO...

Amigos...

Estou fora do Estado e sem computador! No máximo vou mandar uns torpedos para o meu Twitter se encontrar algo por lá que justifique a despesa! Senão, estarei de volta no domingo, com novidades, como sempre! Bom feriado!

Para vocês não sentirem muita falta selecionei e programei posts com vídeos do YouTube, nas seções ALIVIANTES e ENERGIZANTES! Para manter o espirito elevado e a motivação nas alturas! Aproveitem!!!

ROGÉRIO LEITE
PEDALANDO & OLHANDO

ALIVIANTES...

Amigos..

Este começou com uma simples cervejinha para "matar a sede"...como alguns colegas daqui! Oie no que deu! Oh manguassa!



Ainda veremos campanhas na TV: ALCOOL E BICICLETA NÃO SE MISTURAM! E ciclista sendo submetido ao bafômetro!!! hehehehe

COMENTEM...

15 de julho de 2010

ALIVIANTES...

Amigos...

Se sua bike quebrar...apele para os amigos!

Mas o brasileiro é criativo!

COMENTEM!

14 de julho de 2010

O MUNDO A SEUS PEDAIS...



Amigos...

Se tem uma experiência que é altamente libertadora, esta é o pedalar. A vida deixa seus problemas para trás enquanto você está pedalando. Diriam alguns que é uma fuga. Pode ser. Mas também é uma forma de relaxar, de abrir um tempo em sua cabeça para o novo, permitindo que todos os velhos problemas diários sejam colocados em uma perspectiva diferente. Outras maneiras existem, mas a bicicleta por exigir atenção constante, mais até do que ao dirigir um carro, realmente transporta sua mente para outro plano e relativiza todos os seus problemas no ato de pedalar.

A experiência fica mais interessante quando você faz o cicloturismo. Não pense que isto significa que você irá SEMPRE a terras distantes, ou dar "voltas" pelo mundo a fora! Cicloturismo é uma atividade de conhecimento e cultura. Quando saimos em um domingo pedalando por bairros distantes de nosso dia a dia, estamos fazendo cicloturismo. Grupos de ciclistas, embalados pela segurança do "efeito manada", são capazes de conhecer lugares em que um ciclista solitário não teria coragem de entrar. E o conhecimento destas realidades aumenta a integração de cada um a sua realidade própria. Saímos da concha e do conforto de nossos lares para ver que o mundo, o nosso mundo, ali pertinho, precisa de muito trabalho, muita coerência. É uma revelação em muitos sentidos.

O cicloturismo é a experiência daqueles que vão mais longe em busca desta revelação, do conhecimento, da cultura, sem hora para chegar. Em muitos países, é uma indústria poderosa que agrega milhares de empregos e movimenta milhões em equipamentos, vestuário, infraestrutura e serviços. Com certeza mais e mais cicloturistas estarão entre nós a cada ano que passar, ávidos por expandir suas realidades no mundo caótico de hoje. Um mundo que estará sempre submetido aos seus pedais!

COMENTEM!!!

13 de julho de 2010

RASPAS E RESTOS...

Amigos...

Eu recebi um folheto da campanha EU PEDALO, EU RECICLO, promovido pela Caloi, do Instituto Via Viva e da Avape. Uma campanha para coleta e reciclagem dos pneus de bike usados e que não podem ser mais reutilizados, finos demais, rasgados, etc. Campanha elogiável com apoio da Centauro. E como não tenho o que fazer, vou logo no site deles e descubro que parece que a reciclagem só lá no "sul maravilha"! Por aqui não! Por enquanto! Pena! Já perguntei a eles, aguardo resposta.

Mas isto despertou uma outra questão?! O que fazer com peças usadas de bicicletas - que ainda servem, bem dito - ou peças inutilizadas, como pneus velhos, correntes partidas, velhas câmaras de ar, cabos, sistemas antigos de câmbio, etc? Com toda certeza, você tem um "cemitério" de peças antigas e foras de uso em casa, e não tem a menor idéia de como se livrar delas. Muitas a gente guarda para "aquele dia" em que eu vou precisar delas, e que nunca chega! A grande maioria a gente guarda porque não sabe o que fazer com elas mesmo!


Detalhe de escultura exposta na FENEARTE 2010, com partes de bicicletas reutilizadas como material

Se você não é um talentoso artista plástico para usar as peças em laboriosas esculturas metálicas, o que lhe resta é o descarte e a doação das peças. Quem pedala nos grupos sabe que existe quem não tenha recursos para equipar uma bike perfeita. Alguns nem freio tem, e qualquer peça que funcione e não tenha mais uso para você, com certeza, servirá a eles. Quando você doa, ajuda um ciclista que realmente precisa pedalar a faze-lo com mais conforto e segurança! Seja generoso!

Já se sua opção é o descarte, seja bem criterioso:
  • peças de metal podem ser simplesmente levadas a um ferro velho que compra por quilo de material.
  • Peças de borracha, câmaras e pneus, precisam ser descartados adequadamente. Procure um revendedor de pneus e pergunte se ele se importaria de incluir os seus pneus e câmaras usadas nas remessas deles para reciclagem. Como não pesa nada, com um bom papo, ele encaminha seu descarte.
  • Peças de plástico podem ser descartadas em pontos de coleta de recicláveis domésticos. Existem em supermercados e alguns pontos públicos de coleta como a Academia da Cidade, no final da Beira Rio.
Descartar, doar ou reaproveitar os materiais e peças que você não precisa mais é um ato de responsabilidade ambiental que tem tudo a ver com o uso da bicicleta. Como diria Cazuza, "Raspas e restos me interessam"!!! NOS INTERESSAM! Participe!

COMENTEM!!!

12 de julho de 2010

DEDO NA FERIDA!



Via Pedaleiro onde tem um pequeno texto explicativo que achei desnecessário clonar, pode ser lido lá pelos interessados. Traduzo apenas as frases finais do vídeo!
A MELHOR PROTEÇÃO QUE UM CICLISTA TEM É A NOSSA ATENÇÃO!
ISTO É ALGO QUE TODOS PODEM FAZER!

Vídeo da COALIZÃO PELA SEGURANÇA DOS CICLISTAS DA CIDADE DE NOVA IORQUE.

Como sempre repito: TEM QUEM FAÇA, TEM QUE FIQUE ENRROLANDO! Isto não depende de grandes investimentos, depende de interesse dos gestores do tráfego e de quem manda em Recife. Existem até verbas do Ministério das Cidades (eu vi cartazes de campanha de proteção ao ciclista em JOÃO PESSOA, patrocinada pelo Ministério!). Não é falta de dinheiro, é falta de vergonha!

COMENTEM

O PLANETA E NOSSOS FILHOS...

Amigos...

Sempre que penso no trabalho que dá a gente se organizar para qualquer causa pública como a adoção das bicicletas, a reciclagem do lixo ou a preservação das nossas florestas e matas, estabeleço uma relação com o futuro que deixarei para minha filhota.

Muitos que frequentam este blog ainda não tem filhos e estas considerações podem parecer vazias sobre um mundo em constante mutação e principalmente se são jovens. Muitos porém já tem vivência para perceber que o mundo que temos hoje é bem diferente de quando chegamos nele. E com toda a certeza, será ainda bem mais diferente no futuro. Só não sei se será diferente para melhor ou pior.

Sou de uma geração da TV em preto e branco com 2 ou 3 canais, e que só transmitia depois do almoço, imaginem vocês o que percebo de um mundo com centenas de canais 24h. Para conversar com alguém na Europa, a ligação custava uma fortuna e uma carta era mais usada e frequente. Existiam 5 ou 6 cinemas em Recife e apenas dois jornais diários. Os ônibus elétricos serviam a cidade, trambolhos ineficientes, susbtituídos pelos ônibus a diesel - a meu ver, mais ineficentes ainda! Mas engarrafamento era uma coisa rara em Recife. A grande maioria não tinha carro. E a vida era mais simples.

O que vemos hoje é o surgimento de gente sem a mínima noção de comunidade. E isto é reflexo do mundo em que vivemos. Um mundo que está consumindo todos os seus recursos e gerando uma grande quantidade de lixo e sujeira, como CO2. O mundo precisa saber que o limite de 350 partes por milhão de CO2 já foi ultrapassado. E que isto vai só tende a piorar no mundo em que vivemos hoje. E claro, também naquele em que nossos filhos viverão. Eles estarão vivendo em um mundo mais quente, mais seco, mas com inundações mais frequentes, com destruição, fome, calor e frio extremos. Mas estas previsões tão ruins podem ser revertidas pela nossa participação. Para que nossos filhos e netos não precisem sofrer tanto!

Veja a animação abaixo e entenda do que estamos falando!

Saiba mais sobre o dia da Terra aqui.

COMENTEM!!!

11 de julho de 2010

CICLOVIAS JÁ

Amigos...

Amanhã, segunda feira 12 de julho, espero receber os impressos para organizarmos o abaixo- assinado CICLOVIAS JÁ. Ele segue pedindo ao Sr.Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, que crie uma lei que obrigue todas as obras de infraestrutura e mobilidade do estado ou que contarem com verbas do estado, levem em consideração a bicicleta como solução de mobilidade. O texto foi discutido com ciclistas e organizadores dos grupos de ciclismo de Recife, e que participam do Grupo de Trabalho das Ciclovias Metropolitanas. O impresso será distribuído aos voluntários que sairão a caça de 10.000 assinaturas. Esperamos dispor destas assinaturas o mais breve possível. Já tenho alguns inscritos para coletar assinaturas. Quem quiser participar, mande email para mim: contato.rl@gmail.com

Sobre este assunto, postei algumas enquetes no P&O. Quero saber de você que frequenta o blog, sobre quais as mais importantes intervenções do estado para termos uma Recife. Quem puder, responda! Publico resultados em breve!

COMENTEM!!!

10 de julho de 2010

ALIVIANTES

Amigos...

Como sou dado a perceber sinais "místicos" sobre o crescimento do interesse mundial sobre as bicicletas. Um destes, para mim, é a explosão de modelos de bikes dobráveis, que tentam contornar os problemas de guarda e transporte intermodal da bicicleta (poder integra-la com os ônibus e metrô!). E tem de tudo. Esta abaixo é das mais normais, e de estranho só o nome mesmo, THE CONTORCIONIST!
"A CONTORCIONISTA"

Assistam o vídeo e entendam porque do nome!

COMENTEM!!!

O FELIZ RETORNO ÀS BICICLETAS 2 - Como fazer?!

Amigos...

Continuo analisando a matéria do Treehugger sobre as bicicletas. Não faço toda a inserção porque é longa, e neste segundo post vou pegar no assunto COMO ESTÃO FAZENDO por ai para incentivar as bicicletas no mundo e os resultados obtidos. Já comentei os resultados que esta inserção está tendo em post anterior.
Entre as diversas iniciativas adotadas pelo mundo afora, temos:
  • Por exemplo, em 2009, o governo italiano começou um programa de incentivo forte para incentivar a compra de bicicletas ou bicicletas elétricas, a fim de melhorar a qualidade do ar urbano e reduzir o número de carros na estrada. Os pagamentos directos poderá cobrir até 30 por cento do custo da bicicleta.
  • O Ripon College em Wisconsin e da Universidade de New England, em Maine, ambas nos EUA, foram ainda mais longe. Ao invés de construir infraestrutura nova para automóveis, eles acham que é mais barato dar bicicletas a cada calouro se eles concordarem em deixar seus carros em casa. Substituindo os carros com bicicletas no campus reduzem a poluição atmosférica e congestionamento de tráfego, criando um senso de comunidade.
  • Países Baixos, Dinamarca e Alemanha adotam medidas extensas de direitos de passagem para os ciclistas que são complementados por estacionamentos amplos, a integração com o transporte público, educação no trânsito e formação abrangente de ambos os ciclistas e motoristas. Estes países tornam a condução de carros mais cara, assim como inconveniente nos centros das cidades através de uma série de impostos e restrições sobre a propriedade do carro, uso do estacionamento, etc. É esta coordenação multifacetada que reforça mutuamente este conjunto de políticas e que melhor explica o sucesso destes três países na promoção da bicicleta. E é a falta dessas políticas, que explica o status marginal do ciclismo no Reino Unido e E.U.A. (mas eles já acordaram para o problema e estão tentando implementar políticas no sentido de resolver isto!)
  • A Universidade de St. Xavier em Chicago lançou um programa de partilha de bicicletas no outono de 2008, em que os alunos utilizam os seus cartões de identificação para alugar bicicletas. A Universidade Emory, em Atlanta, Georgia, introduziu um sistema gratuito de partilha de bicicletas, também baseado em cartões de identificação.
Acima de tudo, a chave para perceber o potencial da bicicleta é criar sistemas de transporte de bicicleta. Isto significa fornecer pistas para bicicletas e corredores de rua designados para bicicletas, concebidos para servir tanto aos que a usam para o trabalho como para as pessoas que o fazem por lazer, além de facilidades para estacionamento de bicicletas e chuveiros disponíveis nos locais de trabalho. Esta simples bicicleta é um Plano B vencedor na economia!
Estes são alguns exemplos de como está sendo estimulado o uso da bicicleta pelo mundo. Nós que moramos no Brasil, em Recife, e que já conseguimos enxergar isto, que usamos a bicicleta no nosso dia a dia, sabemos que ela é a solução para o caos que se avizinha resultado do excesso de carros. Só precisamos fazer nossos gestores perceberem isto e comprar esta idéia!

COMENTEM!!!

9 de julho de 2010

AVENTURA NA VEIA... FINAL!


Amigos...
Andamento do projeto PERNAMBUCO NA HORIZONTAL E VERTICAL do Isaac Heleno, de Recife a Petrolina, ida e volta em 7 dias!

DATATRECHOkmsSAÍDACHEGADA
03/07RECIFE-ARCOVERDE2584:20H19:00H
04/07ARCOVERDE-BELÉM S.FRANCISCO2234:00H?
05/07BELÉM S.FRANCISCO-PETROLINA2354:00H19:00H
06/07PETROLINA-JUAZEIRO-STA.CRUZ160??
07/07STA.CRUZ-OURICURI-SERRA TALHADA2614:00H21:15H
07/07SERRA TALHADA-ARCOVERDE216?20:00H
08/07ARCOVERDE-RECIFE216??

ATUALIZADO DIA 9/7, 20:50H! Acabo de falar com Isaac pelo celular. Ele me informou que bateram no carro dele, o carro do apoio, e que isto o obrigou a encerrar o projeto entre Sanharó e Belo Jardim, aproximadamente 190km antes do seu destino final, em Recife. Ao todo segundo os cálculos do grupo cerca de 1.426km pedalando pelo sertão de Pernambuco. [REGISTRO FINAL]. Em breve postarei fotos e outros detalhes!

ATUALIZADO DIA 8/7, 20:30H! Isaac acaba de me confirmar a chegada em Arcoverde, onde passa a noite e segue para Recife. A chegada está prevista para 21h no TRE DO PARQUE AMORIM. Quem quiser aparecer pode ficar de olho aqui. Ele ficou de mandar me avisar pelo apoio quando estiver mais perto. E antes de sair posto a hora mais provável aqui!!!

ATUALIZADO DIA 7/7, 22:22H! Isaac conseguiu fazer seu pior trecho. Foram 261 km entre as cidades de Santa Cruz, divisa de Pernambuco e Piauí, e Serra Talhada. Segundo informações, é um trecho com mais descidas. Mesmo assim, foi o mais longo pedalado.

ATUALIZADO DIA 6/7, 19H! Aconteceu uma alteração no cronograma inicial. Saindo de Petrolina, Isaac e apoio foram até Juazeiro para conhecer. De lá, retornaram a Petrolina e seguiram até Santa Cruz, perfazendo 160 km aproximadamente. Amanhã, dia 7/7, ele vai de Santa Cruz a Serra Talhada, em um percurso de 261 km. Será um dia pesado, mas ele quer começar cedo. Ele pretende estar de volta a Recife na sexta, 21 horas!

COMENTEM!!!

ALIVIANTES II

Este bicho sabe das coisas!!! hhehehehe

COMENTEM!!!

ALIVIANTES

Amigos...

Temos uma relação meio de amor e ódio com os holandeses. Por um lado, a preservação e a valorização dos espaços criados por eles, prédios, pontes, construções, enfim, de tudo que Maurício de Nassau fez e deixou em Recife. Por outro, eram os invasores e foram "expulsos" na "gloriosa" Batalha dos Guararapes (as aspas se referem ao fato de que Portugal pagou as terras que "tomou" de volta, e a tal gloriosa não passou de escaramuças entre os nativos!). A gente bem que podia ter deixado eles mais um pouquinho e quem sabe Recife seria igual a Amsterdam... vejam o vídeo e entendam o que é realmente um "legado" holandês (e isto não tem NAAADDDAAA a ver com o fato de eu torcer pela Holanda na final da Copa de 2010!).



Uma cidade sem barulho, sem poluição, e cheia de bikes! Quero uma também!!!

COMENTEM!!!

O FELIZ RETORNO ÀS BICICLETAS - Porque fazer?!

Amigos...

Matéria do Treehugger sobre as bicicletas merece ser reproduzida aqui por conter informações importantes. Não faço toda a inserção porque é longa, fiz somente um extrato de partes do texto que mostram as vantagens da bicicleta como veículo. Mas os que desejarem podem ler toda a versão traduzida pelo google aqui . Não está perfeita a tradução, mas pode ser lida sem grandes problemas!
A bicicleta tem muitos pontos positivos como uma forma de transporte pessoal. Ela alivia o congestionamento, diminui a poluição do ar, reduz a obesidade, aumenta o condicionamento físico, não emite destruidores do clima como o dióxido de carbono, e tem um preço ao alcance de milhões de pessoas que não podem comprar um carro. Bicicletas aumentam a mobilidade, reduzem o congestionamento e a necessidade de superfície pavimentada. Seis bicicletas geralmente podem caber no espaço viário utilizado por um carro. Para estacionar, a vantagem é ainda maior, com 20 bicicletas ocupando o espaço necessário para estacionar um carro.

Poucos métodos de redução de emissões de carbono são tão eficazes como a substituição de um carro por uma bicicleta em viagens curtas. A bicicleta é uma maravilha de eficiência de engenharia, onde um investimento de 22 quilos de metal e borracha aumenta a eficiência da mobilidade individual por um fator de três. Na minha bike, eu estimo que eu consigo fazer 11 km por batata consumida. Um automóvel que exige pelo menos uma tonelada de material para o transporte de uma pessoa, é extremamente ineficiente em comparação.

A bicicleta não é apenas um meio flexível de transporte, é ideal para restaurar o equilíbrio entre a ingestão calórica e gasto energético. O exercício regular do tipo fornecidos pelo ato de usar a bicicleta para ir ao trabalho reduz a doença cardiovascular, osteoporose e artrite, e fortalece o sistema imunológico.

Farei outros extratos com as medidas adotadas por cidades ao redor do mundo para estimular o uso da bicicleta. Aguardem!

COMENTEM!!!

8 de julho de 2010

ALIVIANTES

"OBESIDADE É SUÍCIDIO"

via PEDALEIRO (copiado descaradamente!) que já tirou daqui!

Se vocÊ não quer usar um SELIM destes, corra para sua bike e comece a se programar para fazer o PERNAMBUCO NA HORIZONTAL E VERTICAL 2011, pedalando 1.540km em sete dias! Isaac Heleno conseguiu, você também pode, BARRIGUDO!

COMENTEM!!!

ANO ELEITORAL IMPORTANTE!

Amigos

Não vou comentar aqui minhas preferências eleitorais, não se preocupem. Cada um que decida a sua vida! Mas, neste ano, estamos votando para Presidente e Governador, e é importante que tenhamos em mente que o TRANSPORTE e a MOBILIDADE são dois problemas importantes que não estão tendo a devida assistência dos gestores do Brasil. Aliás, o último que deu alguma assistência a estes temas foi o Washington Luís, com o "governar é construir estradas", em 1926!

No que tange ao transporte, não é de hoje que percebemos os erros de uma sociedade baseada no carro, no caminhão e na motocicleta. A indústria do petróleo gira em torno deles. O transporte por outras vias está se arrastando. Trens temos poucos para cargas e muitas estradas de ferro viraram sucata. Os rios são pouco usados. O transporte público nas cidades é de baixa qualidade. As bicicletas, tratadas como lazer, sem infraestrutura séria como transporte! As alternativas existem, mas as gestões se renovam em cima do carro e do caminhão, e vá você pensar diferente!

A mobilidade é outra área sem atenção. Nossas calçadas são péssimas. A sinalização das cidades, terrível. Ser idoso ou cadeirante nas cidades do Nordeste é estar preso em casa, porque nada realmente é feito para inserir estas pessoas na vida das cidades. As ruas, calçadas e sinais são todos voltados para a minoria que "importa", a que tem o carro como seu centro de mobilidade. Andar, pedalar ou apenas querer atravessar uma rua em segurança torna-se uma atividade de risco. A educação dos motoristas é focada em como dirigir os carros sem parar o fluxo e não em como se comportar bem nas ruas, priorizando os mais fracos e evitando acidentes. O resumo da ópera todo mundo conhece: trânsito caótico, acidentes, riscos, mortes, mutilações, desperdício! E isto para nem comentar o custo social, para a saúde e previdência.

Então, quando você decidir em quem vai votar, pense em quem, pelo menos está pensando em resolver os problemas que o afligem e não naquele que vai vencer, ou que é mais bonito ou ainda aquele que pertence ao seu circulo de amizade. Pense nos seus problemas e esteja certo que o seu candidato esboçou soluções viáveis para eles. Se todos fizerem isto, o eleito será aquele cuja proposta resumir os anseios de toda sociedade, atendendo as necessidades de todos e as suas na medida do possível. Cada povo tem os políticos que escolhe, e escolher sem pensar foi o que fizemos nos últimos 2 séculos! Veja no que deu!

COMENTEM!!!

7 de julho de 2010

ARTE SENTE A VIDA...

Amigos...

A FENEARTE é sempre um grande momento para os artesãos e artistas de todo o país. A edição de 2010 não está sendo diferente. Alguns sabem que me aventuro numas "artes", de forma tímida agora por absoluta falta de tempo. Já fotografei até profissionalmente, estilo National Geographic mesmo, cobrindo as festas de largo em Salvador. Depois graças a ilustração que fazia como apoio ao design, comecei a pintar e descobri um novo mundo. Arte é uma forma de botar para fora aquilo que não consigo por em palavras. Ando rondando a escultura a algum tempo, mas ainda me falta espaço, tempo, e técnica! Por isto, de vez em quando, perâmbulo por espaços onde artistas de todos os tipos mostram seu trabalho. Por isto, a FENEARTE.

Em posts recentes, explorei o fato de que a bicicleta começa a "fazer sombra", a aparecer na mídia e na mente do nosso povo em todo lugar, em todos os momentos. E os artistas costumam estar muito ligados naquilo que a sociedade sente, antes mesmo que ela se manifeste. Talvez, sejam os arautos dos sentimentos da sociedade, anunciando aos quatro ventos aquilo que ainda está no subconsciente coletivo e ainda não dito abertamente. Não é formal, não é registrado, mas pode ser percebido.

Abaixo alguns exemplos daquilo que são flashes do subconsciente social! São duas esculturas elaboradas a partir da reciclagem de materiais e que foram selecionadas para o salão de Reciclados da feira. As duas são muito elegantes, mas a feita de óculos é especial. O artista fez uma peça limpa, singela, elegante. Um claro exemplo da simplicidade da bicicleta montada de forma sutil apenas com o essencial, assim como a própria bicicleta, sem excessos.






Não peguei o nome dos artistas, mas vou corrigir isto em breve!

Resumindo, vale a pena visitar a feira até DOMINGO que vem, último dia! E vou continuar atento aos sinais de que as bicicletas estão "prontas para dominar" o trânsito do Recife!

COMENTEM!!!

6 de julho de 2010

PARA REFLETIR



É um vídeo longo (21 minutos), mas importante que todos vejam!

COMENTEM!!!

RUAS ASFALTADAS OU RUAS REMENDADAS?

Amigos

Quem anda de carro em Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão, já deve estar tão "massageado" que nem nota mais a baixíssima qualidade da cobertura de aslfato ou cimento das ruas e avenidas destas cidades. Quem anda de bike sabe porque de tantas ondulações e imperfeições!

Nas nossas cidades temos alguns problemas básicos: qualidade do pavimento e aterramento de áreas alagadiças. Como asfalto não é um produto comum no estado, mas cimento é, opta-se pelas avenidas com placas de concreto. Placas pesadas, que com o tempo e com o aterramento de alagadiços, cedem ou empenam, criando irregularidades entre elas. Isto também acontece nas vias asfaltadas. E não são poucas as ondulações criadas pela base que cede.

Junte a esta instabilidade do solo e baixa qualidade do pavimento, uma política de mobilidade voltada para o carro, um lote de concessionárias a furar as vias já mal feitas para consertar linhas de água e esgoto, telefonia, e pronto! É a receita perfeita para o "tapete" de remendos que temos hoje! As ruas de nossas cidades parecem ser feitas de "tecidos" diferentes a cada metro rodado. Quem pedala sabe do que estou falando. Bicicleta de corrida aqui é uma roubada, sofre horrores! Recife e cercanias são cidades da bicicleta de MONTANHA, mesmo não tendo uma só montanha que respeite este nome! Amortecedores pelo menos na roda da frente, é o mínimo para não sofrer tantas pancadas ao pedalar!

As nossas concessionárias de serviços públicos são rápidas na cobrança das contas, mas lentas na hora de fechar os buracos e consertar seus mau feitos. Pior, depois de feito os SEUS serviços, fica o buraco para outro departamento da prefeitura tapar e recuperar o pavimento. E nunca fica nem ao menos parecido com o original! As companhias de telefonia, TV a cabo e eletricidade passam seus cabos por postes, mas volta e meia, "mergulham" chão a dentro, e saem deixando seus mau feitos nas vias!

Como sempre digo, os nossos gestores só poderiam gerir se conhecessem ou sentissem na pele os problemas. Só com eles andando de bike pela cidade é que poderão vir a perceber o resultado deixado pela intervenção de suas empresas e serviços. Eles bem que podiam começar logo!

E quem acha que não é possível ter algo melhor, vá passear em João Pessoa. Lá o asfalto presta!

ACORDA RECIFE!

COMENTEM!!!

5 de julho de 2010

MEIO CAMINHO ANDADO...OPS, PEDALADO!

Amigos...

Estamos acompanhando a aventura de ISAAC HELENO pedalando de Recife a Petrolina, ida e volta. São mais de 1.500km em 7 dias de aventura. Ele saiu sábado dia 3/7 às 4h da manhã e chegou a Petrolina agora mesmo, dia 5/7 às 19h, depois de duas paradas para dormir, em Arcoverde e Belém do São Francisco. Ele está tendo problemas técnicos com o pessoal de apoio, mas pelo telefone me disse que está bem, com tudo em cima e se conseguir resolver os problemas com eles, parte de madrugada para Ouricuri, iniciando a parte VERTICAL da PERNAMBUCO NA HORIZONTAL E VERTICAL, nome que ele deu ao projeto!

Quem puder, mande um SMS para o celular dele dando apoio (81) 9966-9114, ou manifeste-se no TWITTER dele @isaacheleno.

VAI ISAAC! A GENTE TE ESPERA NO DOMINGO!!!

COMENTEM!!!

O CARRO É MAL?

Amigos...

De vez em quando me pego usando mais o carro do que a bike. Sou realista, uso o meio de transporte mais conveniente para o que vou fazer, para a distância a ser percorrida, para quem vai comigo. Impensável convencer minha mãe que nunca pedalou nos seus 75 anos de vida , a deixar de usar o carro dela quando ela precisa, forçando uma opção pela bicicleta. Ademais ela já comuta demais, usa ônibus para quase tudo! Ou imagine que você tem 3 filhos e precisa leva-los para a escola e está chovendo. Convence-los a aguardar, perdendo horas de aula, até que a chuva passe para poder ir de bicicleta, também não é viável. Escolher o veículo segundo o uso que você vai fazer dele é o gerenciamento racional dos seus recursos e deve ser praticado por todos.

Claro que esta opção pelo racional na tomada de decisão sobre a sua mobilidade é uma coisa possível e necessária. Acontece que como todo conjunto de ações e reações possíveis, a escolha pode ser favorecida pela existência de infraestruturas específicas. Com toda certeza, você vai escolher ir de bicicleta sabendo que vai ter ciclovias funcionais e bicicletários com segurança. Já desisti várias vezes de ir de bike para lugares relativamente acessíveis porque não teria onde guardar a bike com segurança e confiando que ela estaria intacta quando eu retornasse. A mesma coisa acontece com os ônibus e o metrô: se são confortáveis, limpos, rápidos e seguros, deslocam a sua escolha por eles! Você vai deixar o carro em casa e ir de ônibus ou de bicicleta porque é mais eficiente!

Resumindo, o carro não é mal ou bom, o uso que você faz dele é que pode ter estes adjetivos. Mas não podemos esperar que as pessoas passem a usar a bicicleta para ir ao trabalho ou optem pelo ônibus com mais frequência sem que a infraestrutura que auxilia estes meios seja modificada para lhes dar prioridade, segurança, conforto e tranquilidade. Enquanto o transporte por carro for o segmento que mais é favorecido pelos gestores do trânsito com a construção de binários, viadutos e pontes, não vai haver nem paz nem trânsito decente em Recife. Nossos gestores precisam entender que só forçando o cidadão a abrir mão do seu carro no transporte individual através de medidas que inibam este uso, e melhorando as condições para usuários de ônibus e bicicletas, é que a cidade vai poder voltar a fluir novamente. É isto, ou você podem se preparar para o engarrafamento do século. Eu já tenho minha bike mesmo! E vc?

COMENTEM!!!

3 de julho de 2010

COMEÇOU O PEHV!?

Amigos...

Começou! Isaac partiu para o PERNAMBUCO NA HORIZONTAL E VERTICAL (PEHV), hoje 4:20 da manhã, depois de um atraso por conta de ter esquecido as duas caramanholas cheias de repositores hidrolíticos, tendo de pedalar de novo até em casa, antes de começar a pedalar rumo a Petrolina. Mesmo com este pequeno atraso, partiu, levando mais duas bikes na carreta e com luzinha amarela e tudo em cima do carro de apoio! Eu e Marcílio estavámos lá conferindo a partida. Marcílio ainda prestou ajuda nos ajustes finais da bike. E eu ainda fui com ele até sua casa e depois até o ponto de encontro com o carro de apoio na Abdias de Carvalho. Estou acompanhando a aventura, e ele deverá manter a gente informado via twitter (@isaacheleno) e pelo celular.

Olhem as fotos abaixo!


COMENTEM!!

2 de julho de 2010

ESTAMOS FAZENDO NÚMERO?

Amigos...

Recentemente, o jornal A NOTÍCIA, de Joinville, caiu na asneira de fazer uma enquete perguntando aos seus leitores se eles estavam abastecendo seus carros com álcool ou gasolina. E ai, das cerca de 58 respostas enviadas, a grande maioria foi de pessoas que diziam algo como "abasteço com arroz e feijão, e vou pedalando, vou de bicicleta!". Com as devidas variações nos pratos escolhidos, eram sempre relativos ao usos das bicicletas. Leia as respostas dos participantes aqui

Em outra vertente, observamos o crescimento dos quilômetros de ciclovias em diversas cidades do Brasil. Sorocaba e Aracaju na ponta, puxam a implantação de planos cicloviários em toda a sua extensão geográfica e políticas cicloviárias de incentivo e inclusão das bicicletas como alternativa viável e integrada de transporte para todos. O Rio de Janeiro também tem evoluído nesta direção.

Também tem crescido o número de eventos como as BICICLETADAS realizada em diversas cidades do país, aumentando o número de pessoas de todas as classes que passam a ver a bicicleta como uma opção de mobilidade.

Resumindo tudo isto, estamos mesmo fazendo número, mostrando nossa cara. Em Recife, apesar de não haver nenhum movimento real por parte dos nossos gestores do tráfego urbano, os vários grupos de ciclistas enchem as ruas com sua alegria e tranquilidade, rodando para todos os lados todas as semanas. Aqui é preciso primeiro que o povo vá as ruas e mostre que precisa para que o poder público corra atrás! E se é assim, então, eles terão mais e mais trabalho a cada dia! Porque nós não vamos desistir ou calar.

Aguarde em breve o ABAIXO-ASSINADO CICLOVIAS JÁ que irá circular pela cidade pela mãos de ciclistas volunários [mande um email para mim se quiser ser um coletor de assinaturas!]. O nosso objetivo é atingir 10.000 assinaturas a serem enviadas ao Governador do Estado pedindo ações urgentes para incentivar e proteger os ciclistas e pedalistas urbanos. Fique ligado!

COMENTEM!!!

1 de julho de 2010

JÁ NÃO ERA SEM TEMPO!

Amigos...

Acabo de ler esta matéria no Terra. Apesar de ser um avanço que já não era sem tempo de ser tomado, o projeto original da Deputada Solange Amaral do Rio de Janeiro foi alterado. A alteração foi de que atropelamento "é sempre crime doloso (com culpa)" para "poderá ser crime doloso". Ou seja, ainda deixa espaço para ser contestado, enrrolado, etc na justiça! Grande desserviço o sr. Deputado Colbert Martins (PMDB-BA) presta ao país, deixando espaço para motoristas irresponsáveis agirem! Mesmo assim, ainda torna as regras do CTB mais rígidas contra comportamentos sem-noção de motoristas! Os pedestres, ciclistas e necessitados em geral de algum respeito, agradecem, mas continuam de olho e cobrando mais!

COMENTEM!!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010