4 de outubro de 2010

FAZ QUE É FÁCIL... MENTIRA!!!

Este é o meu jogo de chaves...
Eu acho que só usei umas 4 chaves
nestes 2 anos, o resto, carrego feito MULA!

Não recomendo o estojo porque imprenssado na bolsinha de selim,
amassa todo o kit de remendos. Melhor uma caixa rígida.


Amigos...

Se alguém te disser que cuidar de sua própria bicicleta é fácil, não acredite, é mentira!

Começa que você precisa ter as ferramentas certas para não "espanar" os parafusos, e cada fabricante escolhe os parafusos e porcas pela "beleza" delas, padrão que é bom, não existe!  Fazer um kit de ferramentas para todas as bicicletas deve deixar qualquer um confuso. A forma mais simples é você comprar um kit com todas, depois experimenta quais as que servem na sua e se der, joga o resto no fundo da caixa de ferramentas de casa, sei lá para que! Pior que você só precisa de uma ou duas, mas tem de levar as outras 6 porque em geral estão presas no kit vendido! E se fossem só elas...

Depois a grande maioria tem bicicletas "frankenstein", montadas a partis dos critério$$$ do dono. Isto acontece porque os fabricantes fazem quadros de vários tamanhos, mas bicicletas prontas com quadros padronizados. Comprar uma bicicleta quadro 15 ou 20/21, em geral, tem de ser montada em cima de um quadro comprado à parte. E sem falar na quantidade de kits de câmbio e freios que um mesmo fabricante tem: para todo gosto, preço e mediocridade do comprador!  Com designs diferentes, obriga cada "cristão" a ter o SEU manual da bicicleta e o seu jogo de chaves para ajusta-lo. Junte isto com a baixa qualificação dos mecânicos de bicicleta e você tem um prato cheio para ter dor de cabeça!

Creio que em outras praças algumas destas coisas acontecem também, mas quanto mais "primitivo" é o mercado, maior a possibilidade de que todos aconteçam ao mesmo tempo.  Portanto, se alguém disser que é fácil, não acredite. Mas não deixe de tentar ir aprendendo com cada oportunidade, porque nem sempre tem alguém para te dar um socorro básico no meio de um passeio!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Aqui tbm não é diferente...
    Meu kit usei muito pouco, pra ter uma ideia uso mais pra magrela do lucas do que na minha rs
    Se cuide
    Aquele

    ResponderExcluir
  2. Com paciência e cobrança, a coisa vai rolando para o lado certo. Confesso que vou gostar de encontra uma oficina de bike que pareça um hospital, como algumas de carro! Toda limpa, eficiente, peças bem guardadas, tudo organizado, pessoal treinado... algo com um 5S no meio para obrigar o povo a limpar, organizar, jogar o que não presta na reciclagem, etc... Mas acho que isto demora. Mesmo a oficina da loja mais cara de Recife parece uma droga, suja, cheia de óleo, mudando de mecânico toda semana. E sem falar no preço de tirar o couro do cristão!

    Mas vamos pedalando e aprendendo!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010