6 de maio de 2010

ESPAÇO... FALTA?

Amigos...

Uma desculpa recorrente que os nossos gestores dão para evitar o assunto ciclovias e ciclofaixas em Recife é a falta de espaço. Segundo eles, as vias são muito apertadas, não tem como "perder" este espaço nas avenidas que hoje atendem os carros.

Discordo e explico:
  • Alguns locais têm gargalos, mas a maioria das vias comportaria uma ciclofaixa que tem o dom de acalmar o tráfego que precisa se concentrar em evitar o ciclista. Isto por si só controla a velocidade do fluxo dos carros, e isto ajuda a manter os carros na velocidade ótima entre 40-50km/h, reduzindo engarrafamentos e melhorando a fluidez, segundo dados americanos mostrando que é assim, e para estatísticas, eles são ótimos!
  • Algumas cidades de mesmo porte ou pouco menor, como SOROCABA em São Paulo estão tendo ótimas experiências em implantar redes de ciclovias.

    A ciclovia de Sorocaba. Dá para andar cidade toda. (foto: divulgação)

    Sorocaba implantou 70km e pretende ter cerca de 100km até 2012, com outras obras interessantes como bicicletários. ARACAJU também tem uma boa rede e está implantando mais ciclovias exclusivas, em um plano integrado que cobre toda a cidade.
  • Integrar as bicicletas ao tráfego, em uma cidade como Recife, plana e cheia de pessoas de baixa renda, irá contribuir para aumentar seus usuários, que hoje deslocam-se saturando os transportes públicos. Isto já acarreta melhoras no dia a dia da tráfego pela otimização do fluxo dos ônibus, e melhora a vida das pessoas.
  • Muitas vias têm espaços perdidos. A Mascarenhas de Morais na Imbiribeira é uma delas. Tem alto fluxo de ciclistas mas não tem ciclovia. Mas a faixa central dela é sub-utilizada, com duas calçadas que têm pouquissimo uso em função do alto fluxo de carros e ônibus. Parte deste canteiro central poderia ser uma ciclovia entre Jaboatão e Afogados. Parte do terreno da estação Largo da Paz poderia acomodar um bicicletário e ser parte da ciclovia, permitindo integra-la ao metrô. E a ciclovia poderia ir até o centro da cidade via Avenida Sul, que tem poucos engarrafamentos e já é muito usada hoje pelos ciclistas.
  • A Avenida Norte terá um novo corredor...e uma ciclovia. Mas a ciclovia está "perdida" em ruas fora da Avenida Norte, uma das vias mais usadas pelos ciclistas em Recife. Nem ao menos quem anunciou o novo corredor sabe bem por onde a ciclovia vai passar. Mas, já que os ônibus irão passar "voando" em cima de um viaduto por cima dela, a ciclovia podia ser feita diretamente embaixo dos pilares centrais do viaduto, ao longo de toda a avenida!
Espaço tem! Alternativas existem! Mas existe boa vontade em implanta-las? Existe coragem para enfrentar a batalha pelo espaço do ciclista nas cidades?

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Reproduzo comentário na Ciclotur-BR, de moradora de Sorocaba, Maria Pereira (com a permissão dela!), sobre o tráfego em sua cidade Sorocaba, novo mito a ser seguido pelas cidades que desejem ser cicláveis....

    Em 06/05/2010 14:14, Maria Pereira escreveu:

    Boa tarde a todos,

    tenho o previlégio de morar em Sorocaba, sou tb motorista, a ciclovia não atrapalhou em nada no transito, a ciclovia que cruzam com as ruas são bem sinalizada com faixas. os motorista até tem uma boa educação com os ciclistas, a cidade ficou ainda mais bonita e melhorou muito a vida dos ciclista. E pedrestre que também usam a ciclovia, mas tem espaço para todos.

    abraços,
    Maria/Sorocaba Sp

    ResponderExcluir
  2. São boas as sugestões, Rogério. Você já encaminhou para algum gestor público?

    Que tal tentar um canal com a Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura?

    Secretário
    Amir Schvartz
    FONE: 3355.8123 / 8122 / 8482
    FAX: 3355.8851
    EMAIL: amir@recife.pe.gov.br

    Você vai participar da reunião da Secretaria Estadual das Cidades na próxima quarta, 12, sobre o o Plano Estratégico - Ciclovias Metropolitanas? O site do APS tem mais informações...

    Como você é uma pessoa muito engajada é importante uma atuação mais direta.

    Contamos com você e outros amigos ciclistas!

    ResponderExcluir
  3. SOM, respondo aqui, porque não sei seu email. Participo de toda e qualquer iniciativa sobre o assunto desde que convidado. Estou sabendo da reunião. Meu celular foi errado para quem está organizado, já mandei o correto, e estou aguardando contato.
    Quanto a tentar encaminhar minhas observações aos gestores públicos, acho que ainda não tenho tanto cacife. Mesmo assim, recentemente, minhas fotos das ciclovias da Av.do Forte e da Caxangá foram usadas em ofício do Vereador Alexandre Lacerda a EMLURB, cobrando manutenção das vias. De qq forma, estou disponível se contatado para colaborar neste sentido, e meus conteúdos são abertos, em meus blogs! QQ um que digitar ciclovia e recife no google vai terminar por aqui. E vamos pedalando!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010