
[CLIQUEM NA IMAGEM PARA AUMENTA-LA!]
COMENTEM!!!
Paris dá mais espaço para as bicicletasEm posts futuros detalharei o que conseguir traduzir do plano, mostrando as ações que podem vir a ser implementadas e generalizadas!
O prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, neste 26 maio, apresentou um novo "plano ciclístico" para o período 2010-2014. "Andar de bicicleta é uma verdadeira arte de viver a cidade de maneira diferente", disse o prefeito, que visa transformar Paris em uma metrópole de bicicleta, conectado aos municípios limítrofes.
Paris entra em uma nova fase em matéria de circulação. Novas orientações para o desenvolvimento do pedalismo detalha ações que serão tomadas neste sentido até 2014. Inclui aumentar os caminhos cicláveis em 30%, criar 1.000 vagas de estacionamento para bicicletas por ano e generalização da vias de duplo sentido dentro de todas as Zonas 30 (áreas da cidade em que os veículos só podem se movimentar a até 30km/h).
Ele será apresentado ao Conselho de Paris 7 e 8 de Junho.
Perzeus Forte, o Justiceiro.
Tradução: http://pscycle.wordpress.com/2010/05/27/perzeus-forte-o-justiceiro/
Um ciclista, cansado da agressividade dos motoristas de Manhattan, decidiu fazer justiça com as próprias mãos, pulando no capô de uma limusine e quebrando seu pára-brisa.
O bike messenger enlouquecido, Perzeus Forte, 20 anos, ainda quebrou a janela do carro, rasgou a camiseta do motorista Darr Mohammed, 49 anos, e o acertou no rosto durante o ataque, que aconteceu por volta da 1 da tarde.
"Ele me acertou e simplesmente seguiu em frente” Perzeus Forte disse “Estou cansado disso”.
O ataque de Forte começou quando a limusine de Mohammed o fechou, acertou sua bicicleta e seguiu em frente. A limusine seguiu um trecho, mas parou num farol vermelho algumas ruas à frente.
Foi aí que Forte enlouqueceu. Levantou sua bicicleta e pedalou 100 metros feito louco até alcançar o carro. Ele pulou no capô enquanto gritava “Eu vou te matar! Eu vou te matar, seu filho da puta!”, de acordo com testemunhas.
“Ele pedalava como se estivesse possuído. Eu não conseguia acreditar no ódio que ele estava sentindo” disse Mohammed, que estava à caminho de um trabalho. “Juro por Deus que eu achava que ia morrer. Ele ia me matar!”.
Forte quebrou o pára-brisas com as mãos enquanto repetia “Vou te matar! Sai do carro!” – testemunhas disseram.
Então o ciclista desceu do capô, agarrou a janela aberta semi-aberta do lado do motorista e começou a chacoalhá-la até que quebrasse. Testemunhas disseram que Forte socou Mohammed no olho esquerdo e rasgou sua camiseta.
"Eu nunca ia sair do meu carro. Ele teria arrancado minha cabeça. Isso nunca havia acontecido comigo, tenho uma família em casa!”.
Amigos do ciclista se juntaram e o acalmaram antes que causasse mais danos. Ele voltou suas atenções para suas mãos ensangüentadas, começou a tirar os pedaços de vidro que haviam ficado presos nelas e aguardou a polícia chegar.
Mohammed não quis prestar queixas, mas Forte foi preso sob acusação de agressão e assédio e deve se apresentar ao tribunal em uma data posterior.
"Isso vai me custar cerca de mil dólares", disse Mohammed. "Mas estou feliz por estar vivo."
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Um novo filme do movimento CICLO CHIC pela Streetfilms
...
Bicycle races are coming your way
So forget all your duties oh yeah
Fat bottomed girls they'll be riding today
So look out for those beauties oh yeah
On your marks get set go
Bicycle race bicycle race bicycle race
Bicycle bicycle bicycle
I want to ride my bicycle bicycle
Bicycle bicycle bicycle
Bicycle race...
...Música do QUEEN. Letra daqui!
Corridas de bicicleta estão chegando à sua maneira
Então esqueça todas as suas funções oh yeah
Garotas gostosas vão estar andando hoje
Portanto, olhe para essas belezas oh yeah
Em suas marcas, pronto, vão!
Corrida de bicicleta bicicleta de corrida de bicicleta de corrida
Bicicleta bicicleta bicicleta
Eu quero montar minha bicicleta bicicleta
Bicicleta bicicleta bicicleta
Corrida de bicicleta...
Na saída de empresa...================
- Tá, boa noite para vcs!
- Ei, vai de bike de novo? perguntou Paulo.
- Claro. E tu, de carro novamente?
- Lógico, só sendo doido para pedalar nesta cidade!
- É mesmo? Tu ainda pensa assim?
- Claro, pior ainda tu, que tem carro e insiste nesta loucura!
- Tenho mais carro não! Vendi dois meses atrás!
- Vai comprar outro?
- Para que? O outro estava criando ferrugem na garagem!
- Viu, tu e esta sua mania de pedalar. Coisa de doido!
Como ninguém é de ferro, o saco encheu, respondi:
- Louco, eu? Louco é você de insistir em gastar um carro sem necessidade!
- Claro que tenho necessidade! Minha casa é longe para vir de bike!
- É mesmo? Tu mora em uma região bem servida de ônibus! Leva menos de 10 minutos para chegar ao trabalho neles, mas prefere ficar enlatado dentro de um carro, gastando gasolina, preso em engarrafamentos, lutando para conseguir um lugar para deixar o carro, e vive estressado, só para ter um ar condicionado e uma ilusão de comodidade!? Eu moro a 30 minutos de carro do trabalho, e gasto 15 vindo de bike, sem correr. Quem é louco?
No dia seguinte...================
- E ai, já viu meu carro novo? Porretão! Motor 2.0, 16 válvulas, cheio de conforto, porretasso!
- Vi você entrando na garagem do prédio com aquela 'lancha' preta. Deve ter custado uma baba!
- E num foi! Mas aproveitei uma oportunidade, fim de estoque. Um mano me deu a dica, e só tinha este. Belezura!
- É, mesmo. Tu vai usar para viajar com ele ou só para decorar o jardim?
- Viajar? Decorar o Jardim? Quequeisso!? Vou usar para vir trabalhar!
- Esqueceu que a prefeitura cortou as vagas aqui no Marco Zero, Centro e Santa Rita. Você vai penar para arranjar uma vaga para estacionar em qualquer lugar mais perto que o Derby ou no Complexo Salgadinho! Vai deixar ele onde?
- Em casa, humpff!
No Fim de Semana...============
- Atrasado cara! Estavamos desistindo e indo embora!
- Estacionar cara! Tá cada vez mais difícil achar uma vaga por aqui perto. Tá tudo lotado.
- É mesmo? Tá bom!
- Oxe, e vc não penou também?
- Que nada, cara, tem tempo que não tenho este problema! Vim de ônibus!
- Ônibus, cara! È ruim demais. Tá sempre cheio, tá sempre sujo, fedorento, quente.
- Depende! Tem hora que é ruim mesmo. Mas na maior parte do tempo, não tá assim não. Primeiro tem muita linha nas canaletas integradas nos corredores norte-sul e leste-oeste, e elas são mais rápidas que os carros no trânsito. Depois tem corredores com tantos ônibus que o tempo de espera é minimo e os ônibus passam uma atrás do outro. Eu moro perto de um corredor destes. Depois, nunca andei em ônibus fedorento. Sujo, já, afinal todo mundo pisa, mas eu não vou deitar nele mesmo!
- Sei não cara!
- Pois só sei que cheguei foi muito mais cedo que você mesmo morando mais longe, não estou suado, não estou cansado, nem estressado. Não pago IPVA, Seguro, Gasolina, Manutenção, Estacionamento, Lavagem. Não me estresso procurando vagas, nem com o trafego. Para que ter carro?
- Tá. Deixa estar. Vamos ao chopp então!
![]() | Este é mais um exemplo de que mudar hábitos culturais começa com o exemplo sendo dado por quem deve dar exemplos. Nossos políticos não são lá muito "exemplares", dirão alguns. E é verdade, ou não precisaríamos estar lutando por um projeto como o FICHA LIMPA. Vocês podem imaginar Lula, Dilma, Serra ou Marina pedalando? Jarbas ou Eduardo? Não. Não consigo. E olha que tenho uma imaginação bem fértil! E é este um ponto importante para nós que estamos nos alinhando para escolher nosso presidente e nosso governador este ano. Quais as metas sobre mobilidade que estes candidatos trazem? Quais os programas que pretendem seguir para melhorar o trânsito nas nossas cidades? E para os ciclistas? O foco no emprego e na melhoria das condições da população que o atual governo se empenhou, trouxe problemas na infraestrutura de quase todas as grandes cidades. Problemas causados pela riqueza, coisa ruim né?! IPI Zero garante emprego, mas aumenta carros nas ruas, aumenta consumo de combustíveis, etc. São problemas com que toda a população hoje se depara, ricos e pobres. Lixo em excesso, barulho, poluição, tráfego caótico, acidentes, etc. Crescer muito rápido cria problemas novos e exige gente com novas idéias, novas formas de agir, novas formas de viver! Como vocês veem isto? Quais preocupações vocês NÃO veem nos nossos candidatos? |
Sorocaba, no estado de São Paulo, com área de 449,122 km² e população estimada em 2007 de 610.120 habitantes. É o terceiro município mais populoso do interior paulista, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2,4 mil dólares para a população urbana (602 mil pessoas) e 917 dólares para a rural (7,2 mil pessoas) e a oitava cidade brasileira com maior potencial de consumo.E do site SOROCABA.SP.GOV.BR uma descrição do Plano Cicloviário, resumida!
A Prefeitura de Sorocaba desenvolve um Plano Cicloviário entre suas ações prioritárias, dentro dos ideais de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”. É um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte. O Plano Cicloviário implica na construção de ciclovias em avenidas e interligações de pistas novas com as já existentes, para propiciar aos usuários deslocamentos mais longos. Todas ciclovias possuem padrão com pintura vermelha, sinalização viária com placas e pintura de e, ao longo dos percursos, calçadas para caminhadas, sistema de iluminação e paisagismo, com gramado, arbustos e arborização. A meta do plano é viabilizar 85 quilômetros de ciclovias interligados, o que permitiria a circulação entre todas as regiões da cidade. No momento, estão sendo implantados paraciclos, que são pontos de estacionamentos para bicicletas em locais com grande circulação de pessoas, como o Terminal Santo Antônio, praças, parques e nas unidades da “Casa do Cidadão”. O projeto prevê a criação de bicicletários, pontos estratégicos com serviços de apoio aos usuários, e dispositivos para facilitar a integração do sistema cicloviário com os demais meios de transportes e os parques municipais.Alguém ainda duvida que é necessário ter BOA vontade política para ter uma cidade melhor? Porque não basta fazer ciclovias e ciclofaixas, mas é preciso que elas sejam uma alternativa de mobilidade e uma forma de atender a populção mais carente e usuária natural destes equipamentos. Vamos trabalhar para isto mas não esqueçam:
Além das ciclovias, a Prefeitura de Sorocaba colocou em prática na cidade o “Pedala Sorocaba”, que atrai centenas de ciclistas em passeios, sorteios, ações recreativas e culturais, sempre tendo como foco principal a importância do uso da bicicleta. Além dessas atividades, há também o Fórum Pedala. A reunião é quinzenal e é aberta à população interessada em debater os assuntos ligados ao ciclismo em Sorocaba, seja ele voltado ao lazer ou à mobilidade urbana.
Recebi este selo hoje do BIKELANDO e aproveito o espaço aqui para agradecer à Michele, administradora do blog.
O Prêmio Dardos é um reconhecimento dos valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à web.
As regras do prêmio são:As minhas indicações são:
- Exibir a imagem do selo no blog.
- Exibir o link do blog que você recebeu a indicação.
- Escolher 10, 15 ou 30 blogs para dar indicação, e avisá-los.
- CICLOVENÇÃO URBANA
- COTIDIANICES
- PEDALEIRO
- CICLISTA URBANO CWT
- BIKE SEM LIMITES
- MOBILIDADE EM PAUTA
- MULHER DE CICLOS
- O DOIS
- SUSTENTABILIDADE URBANA
- BLOG DO FRANZ
São alguns dos blogs que acompanho no Brasil e que me ajudam a manter o PEDALANDO & OLHANDO como o SEU ESPAÇO DE CICLOCULTURA!